X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Servidores do INSS decidem nesta terça-feira se param

Categoria aprovou greve, mas decidiu convocar reunião com o governo nesta terça. Se a proposta não for aceita, haverá paralisação


Imagem ilustrativa da imagem Servidores do INSS decidem nesta terça-feira se param
Sede do INSS: servidores decidem nesta terça se haverá paralisação no ES |  Foto: Pedro França / Agência Senado

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo aprovaram greve em uma assembleia da categoria no último sábado (13). Mas, no dia anterior, na sexta-feira (12), foi convocada uma reunião com o governo federal, que acontece nesta terça-feira (16), e a depender do resultado, os trabalhadores aderem a paralisação.

A reunião será em Brasília, entre a Federação Nacional dos Sindicatos de trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e o Ministério da Gestão e Inovação, às 10 horas.

Leia mais sobre Economia

Segundo o secretário de administração do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado (Sindprev-ES) Willian Martins, será aguardado o resultado da reunião. “Vamos ver o que o governo vem a propor para nós”, disse.

A Fenasps divulgou que em plenária nacional virtual, realizada no último sábado (12), com mais de 120 representantes de 14 sindicatos estaduais e oposições, foi aprovada deflagração de greve geral por tempo indeterminado a partir desta terça (16).

A federação nacional, da qual o Sindprev-ES faz parte, aponta 14 itens na pauta emergencial que resultou na decisão pela greve, incluindo recomposição das perdas salariais, reestruturação das carreiras, cumprimento do acordo de greve de 2022, e jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei.

Além disso, no dia 31 se encerra o prazo para o INSS se adequar a Instrução Normativa 24, que transforma os atuais programas de Gestão, em Programas de Gestão e Desempenho, o que significa possibilidade de desconto de salário no caso de metas não serem atingidas.

O representante do sindicato disse na última quinta-feira (11) que outros sindicatos nacionais que representam a categoria decidiram antecipar o início da greve em outros estados — alguns iniciaram quarta-feira passada —, mas que as agências do INSS no Estado estão funcionando normalmente.

O INSS informou em nota que o atendimento no Estado seguia normal ontem.

O instituto ressaltou que “mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (aplicativo) e desktop. Além da Central de atendimento 135, que funciona de segunda à sábado, de 7 às 22 horas. Os cidadãos que necessitarem de algum serviço do INSS podem utilizar esses meios”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: