Servidores aposentados do Espírito Santo podem ter benefício suspenso
Cerca de 2.600 podem ficar sem aposentadoria a partir de fevereiro, caso não façam, até o dia 31, recadastramento da prova de vida
Cerca de 2.600 servidores aposentados e pensionistas do Estado podem ficar sem o benefício a partir de 1º de fevereiro, caso não realizem o recadastramento de prova de vida até o próximo dia 31.
Segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), esses aposentados e pensionistas, pertencentes ao terceiro e último período do recadastramento de 2025 – aniversariantes de setembro a dezembro – que ainda não realizaram a prova de vida, devem regularizar a situação presencialmente em qualquer agência do Banestes.
O recadastramento, por meio de prova de vida, é ato obrigatório do aposentado e pensionista para comprovar que está vivo, para garantir a continuidade do pagamento do benefício previdenciário, e deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário. O recadastramento possibilita mais segurança na gestão da previdência estadual, evitando pagamentos indevidos.
A relação nominal dos beneficiários que não estão em dia com a prova de vida do instituto pode ser consultada por meio do site www.ipajm.es.gov.br.
Para esse grupo específico, de quem não se recadastrou no ano passado, não é possível fazer, neste ano, o procedimento referente a 2025 pelo aplicativo Gov.br.
“Os beneficiários pendentes da prova de vida de 2025 que forem regularizar a situação agora, em 2026, devem procurar imediatamente uma das agências do Banestes. Para esse público não há a possibilidade de fazer a prova de vida pelo aplicativo Gov.br, somente presencialmente no Banestes”, reforçou o coordenador do Recadastramento, Gabriel Duque Zonta.
Para fazer a prova de vida, o beneficiário, ao comparecer a uma agência do Banestes — distribuídas por todo o Estado —, deve portar documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista, e CPF.
Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da prova de vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.
Já quem reside fora do Estado ou esteja impossibilitado de se dirigir ao Banestes, a exemplo de acamados, entre outros casos, é necessário proceder com a comprovação de vida utilizando outro formulário, também disponível no site do instituto.
Duzentos perdem prazo e ficam sem o benefício
Cerca de 200 aposentados e pensionistas perderam o prazo em meses anteriores, aniversariantes de janeiro a agosto referentes ao ano passado, segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), e já tiveram a suspensão do pagamento.
Neste caso, eles também devem fazer a prova de vida nas agências do Banestes, seguindo os mesmos trâmites, para se regularizar e ter o pagamento desbloqueado.
Conforme o IPAJM, o objetivo é cumprir exigências previstas na legislação.
O prazo para recadastramento dos aposentados e pensionistas é definido de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, sendo feito anualmente pelo instituto.
Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril tiveram prazo para recadastramento até o dia 30 de abril, tendo a suspensão do benefício no dia 1º de junho.
Nascidos em maio, junho, julho e agosto tiveram o prazo até 31 de agosto, com bloqueio do pagamento no dia 1º de outubro.
Todas as informações sobre o recadastramento de 2025, realizado por meio da prova de vida, estão disponíveis no site www.ipajm.es.gov.br.
Saiba mais
Prazo final para prova de vida
O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) alerta aos aposentados e pensionistas pertencentes ao terceiro e último período do Recadastramento de 2025 — aniversariantes de setembro a dezembro — que ainda não realizaram a prova de vida que regularizarem a situação até o próximo dia 31 de janeiro em uma agência do Banestes.
O recadastramento será somente para confirmação de vida do segurado e não envolverá atualização de dados cadastrais.
Os aposentados e pensionistas podem conferir onde fica a agência do Banestes mais próxima por meio do site wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes.
Em caso de dúvidas, o atendimento telefônico é feito pelos números (27) 3201-3180 ou (27) 3202-8131.
Quem precisa fazer?
São mais de 2.600 aposentados e pensionistas do Estado. O edital de convocação dos faltantes foi publicado no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira.
A relação nominal dos beneficiários que não estão em dia com a prova de vida do instituto pode ser consultada no site da autarquia — www.ipajm.es.gov.br
Documentação
Para fazer a prova de vida, o beneficiário deve portar documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista, e CPF. Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da prova de vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.
E se não fizer neste prazo?
O não cumprimento do recadastramento implicará na suspensão do pagamento do benefício a partir de 1º de fevereiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários