Serra será a primeira cidade do ES com um milhão de habitantes
Estudo com base no crescimento de 2010 a 2022 e na previsão de novas empresas e imóveis prevê a marca alcançada até 2050
Escute essa reportagem
O Espírito Santo deve aumentar sua população nas próximas décadas e chegar à marca de 4,4 milhões de habitantes até 2030. E o município que deverá liderar esse crescimento, segundo especialistas, será a Serra.
Ela deve ser a primeira cidade do Estado a alcançar a marca de 1 milhão de habitantes, conforme estudos e análise de empresários do setor da construção civil.
O Espírito Santo tem pouco mais de 3,8 milhões de habitantes, e a perspectiva de crescimento é fruto de estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra aumento da população em 9% entre 2010 e 2022, sendo o 12º estado com maior crescimento do País e a maior taxa do Sudeste.
Com 520.653 habitantes, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves, a Serra teve o maior ganho percentual populacional no Estado de 2010 a 2022. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Claudio Denicoli, a tendência é de que ela alcance a marca de 1 milhão de habitantes até 2050:
“Já temos uma série de projetos de loteamento na cidade e intenção de construtoras de empreender aqui. Haverá uma nova expansão imobiliária no município.”
Diretor da Torres Engenharia, Marcelo Torres diz que a Serra representa o terceiro maior número de lançamentos do Estado. “Já planejamos os próximos 10 anos de avanço da empresa para atender à demanda que surgirá na região”.
Mas o crescimento não se limita à Serra: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Linhares e Aracruz foram citados por especialistas entre os que têm maior potencial de crescimento populacional e imobiliário.
O Norte do Estado é destacado devido a, nos últimos anos, ter recebido uma série de indústrias e investimentos, como o aeroporto de Linhares e o Porto da Imetame, em Aracruz, que ampliam oferta de emprego e atrairão moradores.
Já Vila Velha é vista como o grande foco das construtoras. “O município tem se mantido como o maior canteiro de obras do Estado. Só no segundo semestre de 2023, a cidade teve 48,9% do total das novas unidades lançadas no Estado, e isso é uma tendência para este ano também”, diz a diretora da Kemp Engenharia, Rubia Zanelato.
Em Vitória, a tendência é de crescimento para a região Oeste da Capital, em regiões como Santo Antônio e São Pedro, por exemplo. A Prefeitura de Vitória, inclusive, destacou que desde 2021, foram aprovadas 96 novas edificações.
SAIBA MAIS
Tendência de crescimento
- O Espírito Santo teve crescimento de 9% na população de 2010 a 2022, subindo de 3,5 milhões de habitantes para 3,8 milhões, segundo o IBGE, sendo o 12ºestado com maior crescimento populacional do País.
- A expectativa é que esse crescimento siga ocorrendo, e que até 2030 o Estado atinja a marca de 4,4 milhões de habitantes.
Fatores
Segundo especialistas, o desenvolvimento econômico é um dos principais fatores desse aumento populacional, aliado à alta qualidade de vida na região.
Outro fator destacado é o Estado ter maior expectativa de vida para pessoas acima dos 60 anos. Enquanto a média brasileira para pessoas dessa faixa etária é de viver mais 23 anos, no Estado os idosos na faixa dos 60 tendem a viver mais 24,8 anos.
RANKING DOS MUNICÍPIOS
1 - Serra
Primeira a atingir marca no Estado
- Município com maior número de habitantes no Estado atualmente, a Serra é cotada para ser a primeira cidade do Espírito Santo a alcançar a marca de 1 milhão de habitantes. A expectativa é que isso ocorra até 2050.
Área consolidada
- 35% da área do município consolidada (com água, esgoto e pavimentação) ainda está vazia e pode receber novos empreendimentos habitacionais.
Novo perfil
- Uma das tendências na Serra para os próximos anos é o surgimento de empreendimentos com perfil premium, voltado para as faixas A e B da população, que também deve criar maior desenvolvimento econômico com o surgimento de demandas de emprego em restaurantes e lojas.
2 - Vila Velha
Líder em empreendimentos
- Ainda na Grande Vitória, Vila Velha se destaca por seu potencial expansivo: construtoras e especialistas do setor imobiliário destacam que o município é o que mais tem áreas para novos empreendimentos.
- Não à toa, é, segundo levantamento do Sinduscon, o município mais visado para esse tipo de investimento: dos 5.727 imóveis residenciais previstos para serem lançados em 2024, 2.250 serão em Vila Velha.
- Ou seja, 39% do total de imóveis previstos para serem lançados no Estado estão no município canela-verde.
3 - Vitória
Rumo ao oeste
- A capital enfrenta o desafio de ter um dos metros quadrados mais caros do País e pouco espaço para construção, mas especialistas têm destacado a tendência de expansão para o oeste da ilha.
- Alguns dos bairros que têm potencial para expansão habitacional, segundo especialistas consultados, foram Santo Antônio, São Pedro, o Centro, Ilha de Santa Maria, Maruípe e Jucutuquara.
Investimentos em andamento
- Procurada, a prefeitura destacou que investimentos públicos em andamento na Orla de São Pedro, no Centro e no Canal da Passagem deverão despertar a atenção do mercado imobiliário para esses eixos de desenvolvimento. Informou também que 96 novas edificações na cidade foram aprovadas desde 2021 e que 231 projetos de reforma e regularização estão em discussão.
Alto padrão
- Apesar da tendência de enfoque mais ao oeste, empreendimentos de alto padrão em regiões mais nobres, como Praia do Canto, Enseada do Suá e em regiões de classe média-alta como Bento Ferreira também devem seguir sendo visadas por empreendimentos residenciais, mais voltados para condomínios de alto padrão.
4 - Cariacica
- A secretaria de Desenvolvimento da Cidade destacou o potencial de crescimento de uma série de regiões que podem vir a receber empreendimentos habitacionais e comerciais em breve, além de loteamentos:
Cariacica-Sede
- A região e seu entorno podem receber empreendimentos habitacionais. O bairro Cariacica-Sede tem sido procurado para implantação de empreendimentos habitacionais multifamiliares, loteamentos e supermercados de grande porte que não existem atualmente no bairro.
Campo Grande
- Principal bairro do município por concentrar atividades de comércio e serviços que atendem bairros próximos e até municípios vizinhos, a região também tem atraído empreendimentos residenciais de alto padrão na área do loteamento Dona Augusta, região mais desocupada e residencial do bairro.
Alto Lage e Vila Capixaba
- Também são bairros que têm atraído empreendimentos comerciais e habitacionais.
Tucum
É uma zona residencial que está crescendo no município com o loteamento Vista de Vitória.
OUTRAS CIDADES QUE VÃO GANHAR MAIS MORADORES
5 - Linhares
Indústria e desenvolvimento
- Contou com um aumento de 18,17% em sua população de 2010 a 2022, segundo o IBGE, beneficiada pela pelo desempenho da indústria de extração de petróleo e gás natural, da metalurgia e da fabricação de produtos alimentícios, têxteis e de madeira, e tem investimentos na faixa dos bilhões previstos para ocorrerem até 2026.
- A recente entrega do aeroporto de Linhares também atrai indústrias e deve influenciar no aumento populacional da região.
6 - Aracruz
Estaleiro e porto
- Aracruz teve um aumento populacional de 15,8% de 2010 a 2022, segundo o IBGE. Seu crescimento está sendo alavancado pela presença de empresas na região, como o Estaleiro Jurong.
- A previsão é de que com a finalização das obras do porto da Imetame a inauguração da primeira a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) privada no país, o município receba ainda mais pessoas e amplie sua população nos próximos anos.
7 - São Mateus
- Outro município localizado na região mais ao norte do Estado, também é favorecido pela chegada de indústrias na região, que atraem novos moradores. A proximidade do Linhares e Aracruz também ajuda, que terão portos e aeroportos à disposição para transferência de carga, também ajuda a região a crescer em população.
8 - Colatina
- Outro município localizado na região norte, também se favorece pelo desenvolvimento da região, com a presença de investimentos de empresas que, até o início do século, ainda não haviam se instalado.
- No ano passado, o município chegou a vencer um prêmio da federação das Indústrias do Estado (Findes) pelo destaque como polo de desenvolvimento econômico.
9 - Guarapari
- Famosa pelas praias, Guarapari deve seguir recebendo novos empreendimentos imobiliários e comerciais nos próximos anos. Projetos na região de Amarelos, Buenos Aires Enseada Azul e Meaípe devem trazer novos moradores à região. Meaípe, inclusive, teve no ano passado a finalização das obras de sua orla, ampliando a faixa da praia.
- A região da Praia do Morro, mesmo com menos espaços disponíveis, é outra que também deve receber novos empreendimentos.
Fonte: Especialistas citados na reportagem, IBGE.
Comentários