Semana do Consumidor: 6 em cada 10 clientes pretendem aproveitar as ofertas
Para muitas lojas o evento começa no próximo domingo e vai até o dia 18 deste mês
Escute essa reportagem
Com a aproximação da Semana do Consumidor, muitas pessoas já estão planejando suas compras. Neste ano, seis em cada dez consumidores pretendem comprar algum produto durante o período, de acordo com uma pesquisa feita pela OLX.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, disse que nas lojas presenciais que produtos que também se destacam são de confecções, calçados, complemento, acessórios de moda e produtos de beleza.
Leia mais:
Promoção em 5 mil lojas na Semana do Consumidor
ES registrou 44 mil novos empregos em 2022
“Nós estamos muito otimistas com a data, até porque o varejo vem de um desempenho razoável. A pesquisa dos consumidores mostra que mais da metade deles pretendem realizar compras nessa semana, desde que estejam convencidos de que os produtos estão com preços bem menores do que estavam antes”, salientou Bergamin.
De acordo com Edson Cordeiro, diretor de vendas da Sipolatti, existirão grandes ofertas de smartphones e eletrônicos nas lojas da rede. “O varejo, de modo geral, está bem aquecido com a Semana do Consumidor. Muitas lojas já estão adiantando suas promoções, e a Sipolatti é uma delas. Teremos algumas ações para destacar a data nesses dias”, comentou.
A Vivo preparou ações para a data em suas lojas físicas e virtuais, com ofertas especiais de smartphones, acessórios de áudio e vídeo, e-health e notebooks.
As lojas da empresa irão oferecer parcelamento em até 21 vezes sem juros e cashback de até 10% para pagamento com o cartão Vivo Itaú. Quem optar pelas lojas virtuais, o frete será grátis para todo o País, sem valor mínimo.
As lojas da Casas Bahia e Ponto anunciaram antecipação da Semana do Consumidor com descontos inéditos e condições especiais de parcelamento em produtos do site e lojas físicas.
Além do comércio em lojas físicas, as virtuais também apostam no aumento das vendas no e-commerce.
Embora destaque que a Semana do Consumidor é importante para a economia, o especialista em educação financeira, Mário Vasconcelos, orienta que a compra seja feita de forma equilibrada.
“É preciso ter cautela. A economia está muito instável. A inflação está subindo, a taxa de juros elevada. Muitas vezes as pessoas se endividam porque priorizam os desejos e desprezam as necessidades”, alertou.
Atenção na hora de pesquisar
Quem deseja aproveitar a Semana do Consumidor é a estudante Marcely Fugulim, de 19 anos.
Ela, que ama comprar presentes, inclusive ontem esteve no Shopping Vitória para essa finalidade, diz que ficará atenta à Semana do Consumidor.
Na sua listinha, além de presentes para a família, ela pretende comprar roupas, especialmente vestidos para o dia a dia, cosméticos, calçados e acessórios.
“Vou andar bastante e comparar os preços dos produtos para saber se, de fato, os valores estão com descontos. É um bom momento para comprar, mas é importante fazer essa pesquisa de preço”, disse a estudante.
Leia mais:
Receita antecipa liberação do programa do Imposto de Renda 2023
Presidente anuncia projeto para igualar salários de homens e mulheres
Comentários