“Revolução verde” vai criar milhões de empregos. Veja as qualificações indicadas
Questões socioambientais e sustentabilidade vão mudar profissões. Estudo aponta que cerca de 3,8 milhões já atuam nessas vagas em todo o País
Escute essa reportagem

A preocupação cada vez maior das empresas com questões socioambientais já está influenciando o mercado de trabalho e criando novas oportunidades em “empregos verdes' - que contribuem para reduzir emissões de gases do efeito estufa ou para melhorar e preservar o meio ambiente da região onde estão inseridos.
Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que, atualmente, aproximadamente 3,8 milhões de brasileiros já atuam nesses “empregos verdes”.
Engenheiros florestais, biólogos, produtores agrícolas orgânicos, eletricitários da energia renovável, mecânicos de veículos elétricos, trabalhadores de coleta de resíduos sólidos e profissionais em atividades de recuperação e regeneração do solo e florestas são alguns dos exemplos de profissões que se enquadram neste perfil.
“A transição para uma economia sustentável deve impulsionar a demanda por profissionais em diversas áreas. Com isso, a educação profissional e tecnológica é essencial para garantir que essa transição traga crescimento econômico, com políticas inclusivas e foco na qualificação alinhada às demandas industriais”, disse Gustavo Leal, diretor-geral do Senai.
Carlos Sena, especialista em energia e membro do Fórum Capixaba de Energias Limpas (FCEL) do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), destaca que as novas tecnologias requerem uma maior especialização da mão-de-obra em relação aos antigos postos de trabalho, remunerando acima da média.
“Nos últimos anos, o “boom” de obras ambientalmente sustentáveis, sobretudo no setor energético, criaram centenas de milhares de novos postos de trabalho de alto nível de especialização, bem como novas empresas”, afirma.
Ele ressalta, porém, que os gargalos estruturais e a insegurança jurídica atuais têm prejudicado a consolidação e ampliação dessas vagas de trabalho, ao passo que desestimulam novos investimentos e inviabilizam economicamente empresas recém-criadas.
Otimização
O estudante de 19 anos Alexandre Biancardi conta que a busca por mais conhecimento sobre o meio rural o motivou a ingressar no curso de agronomia da Faesa.
Morador de Jaguaré, ele pretende dar seguimento ao trabalho feito na propriedade da família, mas para isso vê como essencial o conhecimento técnico.
“Ao contrário de antigamente, quando se falava muito que a pessoa que trabalha no meio rural não precisava estudar, hoje é o contrário. Temos de estar sempre atualizados para otimizar cada vez mais nosso trabalho”.

Saiba mais
“Empregos verdes”
Estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), aponta que, atualmente, aproximadamente 3,8 milhões de brasileiros estão em “empregos verdes” - postos de trabalhos que contribuem para reduzir emissões de gases do efeito estufa ou para melhorar e preservar o meio ambiente da região onde estão inseridos.
Técnico de energia para o setor automotivo
Profissional responsável por instalar sistemas de recargas de veículos elétricos, interpretar e executar projetos elétricos e configurar sistemas smart grids.
Técnico em conectividade veicular
Profissional que realiza o diagnóstico, reparação da conectividade e atualização de softwares nos veículos elétricos.
Ecologista
Profissional que estuda os ecossistemas florestais, aquáticos e urbanos na finalidade de reduzir os efeitos da ação humana.
Gerente de sustentabilidade
Responsável por toda a gestão e planejamento das atividades relacionadas aos âmbitos social e ambiental de uma empresa.
Consultor de energia
Profissional que cria políticas de redução na emissão de carbono e no consumo de energia.
Especialista em EHS
EHS é a sigla em inglês para meio ambiente, saúde e segurança. O profissional desta área é responsável por planejar e implementar as políticas representadas pela sigla nas organizações, prevenindo acidentes e garantindo que as empresas respeitem as legislações vigentes.
Engenheiro florestal
Atua na gestão ambiental, no manejo e mensuração de florestas e no desenvolvimento de tecnologias de melhoramento florestal.
Engenheiro de energia renovável
Envolvido com a produção de energia por meio de recursos naturais sustentáveis, podendo atuar na instalação, operação e manutenção dos parques de energia eólica e solar.
Ecoconstrutor
É um profissional que atua na construção de casas e prédios verdes, ou seja, que utilizam materiais ecológicos e métodos modernos de edificação.
Técnico de instalações de reciclagem
Encarregado de separar ou reprocessar os materiais que chegam na instalação.
Analista de sustentabilidade
Dedicado a promover práticas e estratégias que visam a preservação do meio ambiente, a equidade social e o desenvolvimento econômico sustentável.
Consultor em mudanças climáticas
Ajuda empresas, comunidades e governos a elaborar e implementar planos para desenvolver uma maior capacidade de se adaptar aos piores efeitos das mudanças climáticas
Hidrólogo
Especializado em entender todo o ciclo da água, incluindo sua coleta, medição, análise e projeções sobre sua qualidade.
Especialista em agricultura regenerativa
Especialista em sistemas que permitam a recuperação da natureza.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários