X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Rede quer abrir lojas em Vila Velha, Vitória e Cachoeiro

Segunda maior do setor atacadista do País, a Assaí inaugura hoje 1ª unidade, na Serra, e prevê instalar outras no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Rede quer abrir lojas em Vila Velha, Vitória  e Cachoeiro
Primeira loja da Rede Assaí no Estado abre hoje suas portas. Unidade está em Planalto de Carapina, na Serra |  Foto: Assaí - Divulgação

Segunda maior do setor atacadista no Brasil, a Assaí inaugura hoje a 1ª unidade capixaba, já com planos de expansão. A rede de atacado e varejo está em negociação para se instalar em Vitória, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim. 

A ideia da gigante de vendas de atacarejo – modelo de negócio que une características de varejo e atacado em uma só marca – é que a unidade pioneira, instalada no bairro Planalto de Carapina, na Serra, seja apenas o início da história da marca no Espírito Santo. 

Leia mais notícias de Economia


O programa Histórias Empresariais, do Tribuna Online, conversou, em junho, com o diretor de Operações Sudeste da Assaí, Luiz Carlos Araújo. Na época, ele revelou que Vitória e Vila Velha são municípios que chamam a atenção da empresa, além de municípios que ficam fora da Grande Vitória. 

Segundo Moacir Sbardelotto, diretor regional da atacadista no Estado, o Espírito Santo era um sonho antigo da Rede Assaí e os planos de atuação em território capixaba não se limitam à unidade da Serra.

Muito embora não haja sinalização positiva, há rumores no mercado que indicam que além de Vitória, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, outros municípios do Estado podem receber novas unidades da Rede Assaí, como Cariacica e Linhares. 

Por ora, a atuação da Assaí se concentra na Serra. No município, a loja inaugural tem 5,5 metros quadrados de espaço de venda. Para receber os capixabas, a empresa criou mais de 500 empregos, entre diretos e indiretos. 

Segundo Luiz, muito embora a rede tenha presença e atuação nacional, o interesse é que os capixabas sintam que a Assaí faz parte do Estado, por isso, antes de estrear no Espírito Santo, a empresa passou três meses analisando os hábitos de consumo locais. 

“Queremos atender às necessidades das pessoas, que elas encontrem na Assaí tudo o que precisam”, disse. Para ele, o objetivo não é apenas servir, mas também fomentar a economia dando força aos produtores locais, por isso, a rede será 90% abastecida com produtos e insumos de marcas capixabas. 

“É por isso que costumamos dizer que, embora seja uma empresa nacional, o Assaí atua com um olhar totalmente regional para cada um de seus Estados onde conta com operação”, afirma o diretor da unidade do Estado.


Promessa de preços 15% menores

Imagem ilustrativa da imagem Rede quer abrir lojas em Vila Velha, Vitória  e Cachoeiro
Fábio Nacarato Luiz Carlos Araújo e Renato Martins citaram planos para conquistar o consumidor |  Foto: Yamara Tovar

Situada em uma região com outras grandes marcas do segmento de atacado e varejo, a aposta da Rede Assaí Atacadista para conquistar os capixabas é vender preço baixo, com ofertas até 15% mais baratas do que as anunciadas pelo concorrente. 

Para Luiz Carlos Araújo, diretor das regiões Sul e Sudeste, o fato da unidade estar no mesmo pátio de outras marcas do mesmo segmento não é percebido com um ar limitante. “É bom para a nossa empresa, para as outras que já estão aqui e para quem compra. A concorrência eleva a qualidade dos produtos e serviços”, diz.

Com produtos que vêm das regiões montanhosas do Estado e também de municípios da Região Metropolitana, como é o caso de Vila Velha, que tem a fábrica de chocolate da Garoto, a ideia é trabalhar com marcas do Estado. 

Atualmente, cerca de 90% dos fornecedores de frutas, legumes e verduras, por exemplo, são agricultores locais. 

Moacir Sbardelotto, diretor regional do Atacadista no Estado, diz que a prática vai se estender às outras unidades que serão sediadas aqui.

“Já trabalhávamos em outras praças e criamos um relacionamento. Agora  contaremos com seus produtos na unidade de Serra e nas nossas futuras lojas no Estado”, afirma.


Unidade tem mais de 5.500 m²

Detalhes da companhia

- A Empresa é brasileira e foi fundada em 1974, em São Paulo.

- De lá para cá, a Rede Assaí Atacadista cresceu em muitos números.

- Com faturamento de R$ 59,7 bilhões em 2022, o saldo foi um incremento de R$ 14,1 bilhões em relação a 2021.

- Um crescimento anual composto de mais de 26% na última década.

- A empresa tem mais de 70 mil colaboradores.

- É a segunda maior do ramo, atrás apenas do Carrefour. É também o sexto maior empregador privado do País.

Assaí em terras capixabas

- São mais de 5,5 mil metros quadrados de área de loja,  no bairro Planalto de Carapina,  na Serra.

- Para essa loja, foram contratadas 500 pessoas, sendo 330 empregos diretos e 200 indiretos.

- Com a chegada ao Espírito Santo, a empresa passa a estar presente em 24 estados  e no Distrito Federal, com 274 unidades.

Fonte: Rede Assaí Atacadista.

Leia mais

Empresas no Espírito Santo têm 260 mil mulheres no comando

Banco Central Corta Selic em 0,5 ponto, reduzindo a taxa básica para 13,25%

Conta de luz mais cara em 70 municípios a partir de segunda-feira (7)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: