Quase 8.000 já ativaram proteção contra abertura de conta após BC lançar ferramenta
Serviço tem como foco prevenir fraudes e reforçar a segurança do sistema
Quase 8.000 pessoas sinalizaram que não desejam abrir novas contas em nome delas nas primeiras horas de funcionamento da ferramenta lançada pelo Banco Central nesta segunda-feira (1º). O serviço -batizado de BC Protege+- tem como foco prevenir fraudes e reforçar a segurança do sistema.
A nova ferramenta permite ao cidadão ativar a proteção contra a abertura de contas (corrente, poupança ou de pagamento) e, ao mesmo tempo, sinalizar quando não deseja ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros.
O dispositivo foi apresentado pela diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Moreira Correa, e pelo chefe do departamento de Atendimento Institucional, Carlos Eduardo Gomes
"O BC Protege+ é, ao mesmo tempo, um serviço para cidadãos e um serviço que contribui para promoção da integridade do sistema financeiro. É uma nova ferramenta de prevenção a fraudes e proteção ao cidadão junto ao sistema financeiro", afirmou Correa.
Segundo a diretora do BC, 7.800 pessoas ativaram a proteção após cerca de 5 horas de funcionamento da ferramenta, lançada às 10h. Até a tarde desta sexta, foram realizadas 500 mil consultas de instituições financeiras ao sistema para verificar a preferência dos clientes e, do total, 263 tinham sinalizado não ter interesse na abertura de uma nova conta.
COMO FUNCIONA O BC PROTEGE+
- Cidadão acessa a área logada do Meu BC com sua conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada;
- Clica no botão Gerenciar a proteção no card BC Protege+;
- Ativa a proteção no card Contas - abertura e inclusão;
- Antes de abrir uma conta ou incluir um titular ou representante em uma conta, a instituição deve consultar opção registrada para o CPF ou CNPJ; se a proteção estiver ativada, ela não poderá fazer a contratação;
- O cidadão pode ativar e desativar a proteção a qualquer momento, inclusive durante a jornada de contratação;
- O cidadão também pode ver qual instituição realizou a consulta dos seus dados no sistema;
- Para empresas, o serviço está disponível para sócios, representantes e colaboradores devidamente cadastrados no módulo de empresas da plataforma gov.br.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários