X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Presidente do INSS bloqueia novos descontos de consignado para aposentados

Medida independe da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo próprio segurado. Entenda


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio dos benefícios previdenciários para averbação de novos descontos de empréstimo consignado para todos os segurados dos órgão de Previdência Social.

A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União. Segundo o despacho, a medida independe da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo próprio segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade.

A decisão foi tomada diante ação civil pública em tramitação na 12ª Vara Judiciária de Pernambuco e de decisão cautelar do (TCU) Tribunal de Contas da União.

Como mostrou a Folha, após a operação Sem Desconto, o empréstimo consignado se tornou uma das novas frentes de investigação. O objetivo é apurar fraudes e irregularidades envolvendo esse tipo de serviço para aposentados e pensionistas, além de possíveis elos com os descontos associativos de sindicatos e entidades de classe.

Os descontos dos empréstimos consignados também são feitos diretamente do valor da aposentadoria e pensão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e têm sido fonte de reclamações dos segurados da Previdência Social.

A operação Sem Desconto foi deflagrada pela Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) em 23 de abril, para combater um esquema nacional de descontos não autorizados feitos por associações em aposentadorias e pensões.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: