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Economia

Aposentado afirma: “Fui vítima do esquema no INSS e agora devo R$ 59 mil”

Aposentado afirma ter sido vítima de esquema de empréstimos fraudulentos e tenta reverter dívida de mais de R$ 50 mil gerada sem consentimento


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Quem acompanha as notícias do escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e diz ser vítima desse esquema fraudulento é o aposentado Antonio Lourenço de Matos Filho, de 71 anos.

Ele procurou a advogada previdenciária Tamires Freitas dos Santos e pediu orientações sobre como proceder diante de cinco empréstimos consignados feitos nos últimos cinco anos.

Tamires está analisando os documentos e, em paralelo, pediu que Antonio procurasse as instituições financeiras para tentar entender melhor como se deram as contratações dos empréstimos.

A Tribuna - Qual o valor dos descontos?

Antonio Lourenço - Meu rendimento mensal é de cerca de R$ 4,9 mil e, com descontos estou recebendo R$ 2.130. Só em um dos empréstimos, o desconto é de cerca de R$ 800. Ao final do mês, a conta quase não fecha, pois gastos com alimentação e medicamentos são altos. Sou diabético.

Vendo as informações sobre a farra do desconto, eu percebi que fui vítima dessa roubalheira e espero que os responsáveis sejam identificados e punidos.

O senhor fez empréstimos?

Dos cinco, dois eu admito que tive a intenção de fazer e fiz, mas o restante eu fui induzido ao erro após insistentes ligações. Não assinei nada presencialmente e foram liberando créditos.

Gastou o dinheiro?

Infelizmente, o dinheiro vai entrando e a gente vai gastando no dia a dia, às vezes até sem perceber. Mas agora que vi que tem investigações eu decidi correr atrás para me livrar de dívida de mais de R$ 50 mil, que é a soma do dinheiro liberado, além dos juros.

O que tem feito para tentar se livrar da dívida?

Embora as ligações oferecendo os três empréstimos tenham sido de São Paulo, hoje (ontem) procurei uma agência bancária que tem aqui no Estado e pedi ajuda. Só que o funcionário disse que nada poderia fazer porque não tinha conta lá. Fui orientado a fazer uma portabilidade para o meu banco, o que fiz, além de procurar o INSS.

Por que fez a portabilidade?

Me disseram que a minha dívida cairia para R$ 34 mil e os descontos mensais serão reduzidos.

Vai conseguir reverter?

Eu não pedi esses empréstimos. Esses atendentes fazem uma lavagem cerebral e a gente acaba passando os dados e depois aparece o crédito, seguido dos descontos em folha. Eu não tenho dúvida de que somos vítimas desse esquema fraudulento.

Entenda

Verificação no extrato

Apurações

A investigação da Polícia Federal (PF) sobre a “farra do INSS”, que envolve R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 no País em cobranças indevidas de aposentados e pensionistas, envolve também empréstimos consignados suspeitos realizados através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A apuração foi iniciada em 2023, com realização de auditorias em 29 entidades que tinham acordos de cooperação técnica com o INSS.

Elo

A Polícia Federal investiga um suposto elo entre as cobranças indevidas de associações, que originaram o escândalo no INSS, bem como a contratação de empréstimos consignados sem autorização dos aposentados e pensionistas.

A suspeita é de que há uma sobreposição entre as duas práticas fraudulentas, de modo que as empresas pudessem cooptar mais vítimas.

Crédito liberado

A estimativa é de que apenas em 2023, foram liberados cerca de R$ 90 bilhões nesse tipo de crédito, muitos deles contratados sem o consentimento dos beneficiários.

O que diz o INSS

o órgão informou que os segurados do INSS podem verificar a existência de descontos em seus pagamentos.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS (site ou aplicativo) com login e senha, selecionar a opção “Consultar Benefício” e, em seguida, “Extrato de Pagamento”.

Ao clicar sobre o mês desejado (as duas últimas competências são exibidas por padrão, com possibilidade de acesso a meses anteriores), uma tabela detalhada apresentará o valor de eventuais descontos aplicados.

Em caso de dúvidas ou identificação de descontos indevidos, a orientação é de que os segurados busquem os canais de atendimento do INSS.

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