X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Porto do ES vai receber 9.500 carros chineses até o fim de 2024

Carga será transferida para pátios na Grande Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Porto do ES vai receber 9.500 carros chineses até o fim de 2024
Ricardo Ferraço (2º da esquerda para direita) com executivos de Portocel e Coutinho (4º na mesma ordem) |  Foto: Leonardo Tononi / Governo do ES

Os carros importados já estão chegando pelo Portocel, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, que é especializado no embarque de celulose e pertence à Suzano e à Cenibra.

Chegou na última sexta-feira (21) o primeiro navio trazendo 1.500 veículos vindos da China. Até o fim do ano, está prevista a chegada de mais 8 mil.

Leia mais sobre Economia

Os carros são da chinesa BYD, e marcam o primeiro desembarque de veículos em Portocel desde a sua inauguração, em 1978. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.

O vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Ricardo Ferraço acompanhou os desembarques dos primeiros veículos, junto com o prefeito da cidade Dr. Coutinho, e com executivos de Portocel e da Suzano.

Ricardo destacou que é um desafogo para o Porto de Vitória e seus terminais, como em Vila Velha, que recebem números expressivos de veículos importados.

“Estamos vivendo um momento único. Com a privatização do Porto de Vitória e a chegada da Vports, ampliou o movimento do porto em Vitória e Vila Velha. E essa nova rota marítima em Portocel é um marco para a economia e logística do Estado. Mas os veículos vão continuar chegando em Vila Velha”, explicou.

Segundo Ricardo, os navios chegavam vazios para o Portocel, e agora vão passar a trazer veículos da China e voltar ao país asiático com carga de papel e celulose. Para se ter ideia, mais de 40% da celulose da Suzano é exportada para a China.

“A princípio, até o fim do ano, 8 mil veículos devem desembarcar em Aracruz, mas esse número certamente vai ser maior. Com os navios vindo carregados, há ganho de competitividade, reduz custos como de frete, e essa novidade cria empregos e renda”, disse.

O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024, porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas. Os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. Já faltam até espaços nos portos secos.

O objetivo dos executivos do Portocel é estabelecer linhas regulares para o transporte de veículos por Aracruz, aproveitando a crescente demanda por carros elétricos no Brasil.


Saiba mais

Chegada de carros importados

Um navio com 1.500 carros da chinesa BYD atracou no Portocel, porto da Suzano e da Cenibra, que fica em Aracruz.

Os veículos vieram da China e chegaram em um navio do armador G2 Ocean, que já atua no Portocel com a movimentação de celulose. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.

Até o fim do ano, mais de 8 mil veículos importados devem desembarcar no Portocel, além dos que já foram trazidos.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Ricardo Ferraço disse que os navios chegavam vazios para serem carregados com papel e celulose em Aracruz. Agora, vão trazer os carros da China.

Movimentação no porto

Construído para operar cargas florestais, Portocel já movimenta rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo.

Em breve também passará a movimentar fertilizantes, em uma parceria entre Adufértil e Suzano. Só no ano passado, foram incorporados 300 mil metros quadrados à sua área operacional, ampliando em 60% o espaço disponível para a movimentação de cargas.

Portocel vem desenvolvendo um profundo trabalho de expansão e diversificação de cargas.

Fonte: Governo do Estado e Sindiex.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: