Plano de aposentadoria em 5 minutos e pago no Pix
Investimentos nas corretoras digitais podem ser utilizados para complementar a aposentadoria ou ser a principal renda
Escute essa reportagem
Uma novidade no mercado financeiro é a criação das chamadas savatechs, empresas que funcionam como corretoras digitais, mas com foco em previdência privada. As ‘techs’ garantem um serviço mais rápido e sem burocracia, com a chance de investir com Pix e em 5 minutos.
O nicho, que começou em São Paulo, já tem expectativa de vir para o Estado, isso porque um empresário capixaba está de olho no aumento da busca pelo serviço.
Lionel Monteiro Lobato é empresário, tem 47 anos e mora em Vitória. Para ele o mercado financeiro está em alta e toda modalidade de investimento tem demanda.
“Tenho uma casa financeira, minha carteira de investimento não contempla previdência privada, mas todos os dias alguém me cobra”, afirmou o empresário.
Lobato, que é engenheiro de formação, reforça que a tecnologia é a maior força do comércio, sobretudo no nicho das finanças.
Conforme explica a contadora Mônica Porto, o investimento nas savetechs podem ser utilizadas para complementar a aposentadoria ou ser a principal renda. “Ela serve tanto para quem quer começar a poupar cedo ou mais tarde, além de benefícios que ela terá no futuro. Há o benefício de pagar menos imposto de renda, pode-se utilizar de estratégias de acordo com o que o investidor deseja”, conta.
No entanto, apesar das muitas promessas de facilidade, todo investimento tem risco e pode terminar em prejuízo quando não observada as regras.
Advogado previdenciário, Leonardo Ribeiro orienta que esse tipo de contrato tem dois pontos que exigem atenção.
Leia mais em:
Investimentos de R$ 200 milhões em porto e ferrovias do ES
Consignado do INSS será liberado a distância com uso de biometria
“Quando se fala em previdência privada, é importante saber a taxa de administração, como, quando e de que forma é possível fazer o resgate do valor investido”.
Ribeiro diz que a revisão da Previdência, em 2019, gerou um movimento de incerteza social, uma vez que muitas pessoas não sabem quando vão se aposentar.
“Essa mudança provocou um fluxo crescente direcionado à previdência privada” e acende um alerta: “quem contrata esse serviço deve buscar a orientação de um especialista, que pode ser um advogado previdenciário ou do Direito do Consumidor”.
Membro do comitê de Finanças e Investimentos do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo, Marcel Lima orienta que o primeiro passo para quem vai investir em uma savetech é consultar se a empresa está cadastrada na Superintendência de Seguros Privados (Susuep).
“A regulação é importante, pois ela diminui as chances de fraude”.
COMO FUNCIONA, VANTAGENS E RISCOS
Previdência Privada
O que é
É uma forma de investimento a longo prazo, no qual se realizam aplicações financeiras mensais por um período de 10 anos ou mais.
Esse investimento é privado, ou seja, não tem relação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os planos de previdência privada têm alguns passos.
Um deles é o de acúmulo, neste momento, o investidor deposita uma quantia mensal estabelecida no ato da contratação.
Ao chegar na data definida, começa a fase da renda, na qual o investidor pode receber o dinheiro aplicado mais os rendimentos acumulados ao longo dos anos.
Para o recebimento dos valores, o saque pode ser de forma integral ou parcelada mensalmente, que depende da data que foi combinada.
Pela prestação do serviço é cobrada uma taxa de administração.
A incidência da cobrança é sobre o patrimônio total presente no fundo.
A gestão dos recursos aportados na previdência privada é de responsabilidade de um gestor profissional.
O patrimônio do fundo pertence ao cotista. O fundo pode ser compartilhado por mais de um cotista.
Savetechs
Novidade no mercado financeiro
Savetechs são startups que funcionam como corretoras de seguros digitais.
Elas surgiram com o objetivo de digitalizar e simplificar o acesso a produtos financeiros, com foco em previdência privada.
a vantagem das savetechs é o processo com menos burocracia. Amparadas pelo meio digital, é possível contratar planos de previdência privada pela internet, com opções de pagar as parcelas do investimento usando cartão de crédito ou via Pix, tudo em um tempo previsto em 5 minutos.
Atenção aos detalhes
Facilidade que exige cuidado
Antes de investir em uma savetech, o primeiro passo é conferir se a empresa por trás do aplicativo é real e idônea para evitar qualquer tipo de golpe ou prejuízo financeiro.
os planos de previdência aberta deverão ser ofertados apenas por empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Portanto, antes de contratar qualquer um desses planos, o investidor deve verificar se a instituição está cadastrada no site da autarquia.
Advogados orientam que todo contrato seja acompanhado por um especialista jurídico, que pode ser da área previdenciária ou do Direito do Consumidor.
Dos cuidados principais, vale atenção à taxa de administração, que normalmente gira em torno de 2% ao ano, mas pode variar e chegar a até 5% ao ano.
Fonte: Pesquisa A Tribuna e especialistas citados na matéria.
Comentários