X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pix vai ser usado para compras a crédito a partir deste ano

Função deve ser liberada até junho deste ano e vai permitir que o cliente faça compras parceladas e também agendamentos


Imagem ilustrativa da imagem Pix vai ser usado para compras a crédito a partir deste ano
Haddad afirmou que a nova função vai baratear o crédito no País. |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda (30) que o Pix com função de crédito, o Pix Garantido, deverá ser lançado pelo Banco Central (BC) neste ano, “quem sabe até o meio do ano”, disse Haddad em evento para  empresários, em São Paulo.

“Em meados do ano, o Pix vai virar instrumento de crédito também, o que vai baratear muito o crédito no Brasil. Isso está na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe no meio do ano”, disse Haddad.

O  ministro afirmou que foi instado pelo presidente do BC a destravar pautas que, segundo ele, estavam paradas por razões burocráticas no Executivo durante a gestão de Jair Bolsonaro.

“Recebi uma notícia dele hoje que várias iniciativas ficaram pelo caminho por questões formais. Às vezes um técnico deu um parecer desfavorável na forma. (...) Ele estava cobrando diligência. Me comprometi com ele que em 15 dias vamos ter todas essas medidas na mão e encaminharemos ao Congresso depois de uma avaliação interna do Ministério da Fazenda. São medidas que vão melhorar o ambiente de negócios do Brasil”, afirmou Haddad, sem detalhar de quais iniciativas fazia referência.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, ficou encarregado de levantar “tudo o que ficou engavetado” para que, até março, tudo esteja encaminhado à Casa Civil e ao Congresso.

“Vamos abraçar a agenda de crédito. Houve avanços que precisam ser mencionados no sentido de aumentar a concorrência bancária, isso tem surtido efeito”, afirmou Haddad. O ministro se disse favorável à entrada de mais agentes no mercado de crédito no País, lembrando que cerca de 70 milhões de negativados atualmente.

Leia mais em:

Governo quer limite maior para endividado pegar novo empréstimo

Nova indústria química vai abrir 500 vagas de emprego no ES

O ministro disse também que conversou com Campos Neto sobre nomes que possam substituir o atual diretor de política monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, cujo mandato termina em 28 de fevereiro. Na mesma data, também deixará o BC o diretor de fiscalização da autoridade monetária, Paulo Sérgio Neves de Souza.

O ministro disse que os postos poderão ser ocupados por nomes do mercado ou que tenham atuação no setor público. “Temos dois cargos técnicos que precisam ser discutidos, são pessoas que têm um perfil muito próprio para ocupar essa posição”.


SAIBA MAIS


O que é Pix Garantido?

É mais uma extensão do pagamento instantâneo. Essa nova modalidade vai funcionar como um cartão de crédito. Isto é, vai permitir que você faça compras parceladas e agende pagamentos recorrentes por meio do Pix, independente de ter saldo na conta.

Na prática, o banco  vai confiar que esse valor será devolvido na data agendada. Ou seja, o usuário  terá um prazo entre o dia da compra e o dia do pagamento.

Se no dia do pagamento, ainda estiver sem saldo na conta, a instituição financeira vai garantir o pagamento do recebedor — por isso o nome Pix Garantido. Isso pode envolver ou não a cobrança de juros por parte da instituição.

Como vai funcionar?

A ideia é que o Pix Garantido conte com instituições financeiras habilitadas pelo Banco Central para intermediar a transação e dar segurança nos pagamentos. 

Elas vão garantir que as parcelas sejam depositadas na data correta, mesmo que o cliente não tenha saldo disponível para quitar a dívida. Isso quer dizer que o vendedor ganha uma garantia de que receberá o pagamento no dia certo, independente de qualquer coisa.

Em paralelo, os clientes têm acesso a uma linha de crédito, nomeada de “valor limite”, para fazer compras à vista ou em parcelas de até 24 vezes, mesmo sem dinheiro em conta. 

Em quais situações o Pix Garantido poderá ser usado? 

Onde há necessidade de pagar a prazo ou com recorrência, sem usar o cartão de crédito, como contratar o plano de uma academia; parcelar um produto mais caro; e até mesmo começar a pagar um aluguel sem caução.

Quais são as vantagens?

Essa nova modalidade vai atrair um novo público que não tem cartão de crédito, mas que quer fazer compras a prazo ou com recorrência.

O Pix Garantido promete ser muito mais econômico do que os cartões de crédito e maquininhas em termos de juros e taxas.

Essa opção  também será uma boa alternativa para ser usada em situações emergenciais, em que o cliente não tenha um cartão de crédito e nem saldo em conta;

Fonte:  Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: