X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Opinião Econômica

Redução de impostos deve trazer benefícios para a economia

Redução também deve intensificar o comércio dos veículos usados, uma vez que o mercado pode diminuir o valor dos seminovos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Redução de impostos deve trazer benefícios para a economia
Governo anunciou corte de até 10,96% dos impostos de carros populares |  Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O corte de impostos anunciado pelo governo federal para reduzir o preço final dos carros populares em até 10,96% deve ter impactos positivos na economia e na vida dos brasileiros. Com a redução dos tributos, os veículos vão se tornar mais acessíveis para a população, o que, além de trazer benefícios para o cidadão, será vantajoso para a cadeia produtiva. 

Vale lembrar que a medida é voltada para carros de até R$ 120 mil. Segundo o governo, quanto mais barato o carro for, maior o desconto nas alíquotas.

Leia mais sobre Economia aqui

O objetivo do governo e a expectativa de especialistas de modo geral é que a redução dos impostos estimule a venda de carros novos, mas também deve intensificar o comércio dos veículos usados, uma vez que o mercado pode diminuir o valor dos seminovos para que o segmento se mantenha competitivo. 

Outro benefício é que a medida ajudará a renovar a frota de veículos no País, melhorando a segurança nas estradas e reduzindo a poluição, já que o corte de impostos é aplicado também no critério de emissão de poluentes, ou seja, quanto menos poluição a produção e o motor do carro gerarem, maior será o desconto.

Com o aumento da fabricação de veículos no Brasil, o setor automotivo será outro grande beneficiado, gerando empregos diretos e indiretos nas montadoras e em toda cadeia produtiva. 

De acordo com o governo federal, o setor responde por 20% do PIB da indústria de transformação e está com 50% de sua capacidade instalada ociosa. 

As medidas podem impactar o mercado entre 200 mil e 300 mil unidades, dependendo das regras, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. 

Outro critério para corte de tributos que vai favorecer a indústria brasileira é a cadeia de produção: quanto maior o percentual de peças e acessórios produzidos no Brasil, maior será o desconto.

Sem dúvidas, reduzir o tributo é um passo importante, mas também há outros pontos que precisam ser melhorados, como a redução dos juros e da inflação, para que a economia de modo geral seja beneficiada. 

No Brasil, os carros podem ter de 31% a 79% de impostos embutidos no seu preço final. 

Esse valor varia, dependendo do modelo e se ele é ou não importado, já que veículos fabricados no exterior têm uma tributação ainda maior no País, para proteger a indústria nacional. 

Devido a esses altos tributos, uma redução de 10% poderá aliviar o bolso do brasileiro e auxiliar no aquecimento da economia.

Samir Nemer, advogado tributarista e mestrando em Direito Tributário pela FGV Direito SP, com curso de extensão universitária em Competências Estratégicas para Alta Direção pela Fundação Dom Cabral; em Fusões e Aquisições pelo New York Institute of Finance; e em Contratos pela Harvard Law School.

Leia mais

Declaração do Imposto de Renda completa ou simplificada. Veja qual compensa mais

Federação do Comércio quer porto na Ilha do Boi

STF conclui julgamento e permite demissão sem necessidade de justa causa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: