X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Federação do Comércio quer porto na Ilha do Boi

USP vai estudar a viabilidade do projeto para receber navios de cruzeiro. Presidente da Fecomércio pensa em área do Hotel Senac


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Federação do Comércio quer porto na Ilha do Boi
Píer do Hotel Ilha do Boi, área onde a Fecomércio gostaria que turistas em cruzeiros fossem recebidos futuramente |  Foto: Fecomércio/Divulgação

A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) está buscando maneiras de atrair turistas ao Espírito Santo e pesquisa  possíveis locais para ancoragem de navios  de cruzeiro em Vitória, que atualmente enfrentam dificuldade de atracar no Centro, por conta da altura e do comprimento.

Leia mais notícias de Economia aqui

Ontem, durante a comemoração dos 69 anos da Federação, o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, detalhou que será pedido  um estudo à Universidade de São Paulo (USP) sobre a viabilidade da construção de um local de ancoragem  próximo ao Píer do Hotel Senac, na Ilha do Boi.

“Temos um projeto de revitalização da área de lazer do hotel, e estamos vendo se seria tecnicamente possível o desembarque dos turistas por ali. Não é nada oficial, não quero criar esperanças ou expectativas, mas estamos vendo se é possível ser realizado ali.” 

As dificuldades para ancoragem no Centro ocorrem por conta da Terceira Ponte e do tamanho dos navios de cruzeiro, conforme explicou o especialista em transporte e logística  Luis Claudio Montenegro em reportagem de A Tribuna publicada no último dia 6. 

Um projeto para criar um terminal de cruzeiros marítimos na Praça do Papa chegou a ser discutido durante a gestão de João Coser  em Vitória, mas não se concretizou. 

Durante o evento, também foi anunciado um investimento de R$ 40 milhões para a construção da nova sede da Federação, em Santa Lúcia, Vitória. 

O novo prédio abrigará  o Sistema Social do Comércio do Estado (Sesc-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio do Estado (Senac-ES). 

Projetado para ter seis andares, sendo um multiuso destinado a eventos para até 1.050 pessoas, ele está previsto para ter a construção finalizada até o segundo semestre de 2025. 

“A área de eventos será moderna, com capacidade para abrigar até casamentos e shows de pequeno porte” explica Idalberto Moro.


Novo teatro e mais cursos

Além da construção da nova sede, durante o evento de comemoração dos 69 anos da Fecomércio-ES, a Federação assinou um Termo de Compromisso  com a Prefeitura de Vitória  para a capacitação de mais de 5.600 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os beneficiários do Cartão Vix + Cidadania da Prefeitura de Vitória serão capacitados dentro das atividades do projeto Comunidade Gourmet por meio do Sesc e Senac.

Eles terão acesso a cursos, oficinas e demais ações relacionadas ao universo da gastronomia, visando o desenvolvimento de habilidades culinárias, empreendedorismo, capacitação para uso dos alimentos de forma integral e a geração de renda para os participantes.

 Além disso, o presidente da Federação, Idalberto Moro, revelou sondagens na área cultural para a criação de um novo teatro na Grande Vitória. 

“Pensamos em fazê-lo fora de Vitória, seja em Cariacica, Vila Velha ou na Serra. Tivemos algumas sondagens, mas nada oficial. Estamos estudando isso porque queremos ampliar a área cultural na Grande Vitória “,afirma.


Saiba mais

Capacitação de famílias

A fecomércio-ES comemorou ontem 69 anos de sua fundação, e anunciou a construção de um novo prédio em Santa Lúcia, Vitória, que unirá todo o Sistema Fecomércio-ES em um só local.

O presidente da Federação, Idalberto Moro, destacou que há um estudo para verificar se é possível realizar a ancoragem de navios de turismo no Hotel Senac, na Ilha do Boi. “Não é algo propriamente nosso, há vários atores em Vitória atuando para tratar do tema”, explicou.  

E também anunciou um termo de compromisso com a Prefeitura de Vitória para capacitar as famílias que integram hoje o programa Vix + Cidadania. Eles serão capacitados dentro das atividades do projeto Comunidade Gourmet.

Fonte: Fecomércio-ES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: