Oferta de até 7.600 vagas de empregos em usinas da Vale
Estado é favorito para unidades de produção de hidrogênio e de novo produto à base de ferro. Empresários preveem milhares de empregos
Escute essa reportagem
As duas usinas que a Vale pode instalar no Espírito Santo devem criar até 7.600 empregos, entre diretos e indiretos, na previsão de empresários do Estado. Os planos são de instalar uma unidade para produzir o chamado HBI, um produto à base de minério de ferro, e outra de hidrogênio.
A mineradora e a startup sueca H2 Green Steel assinaram acordo para impulsionar o hidrogênio verde e estudar o desenvolvimento de duas plantas industriais, que podem ser no Brasil ou em outro país da América Latina, e o Espírito Santo é o destino provável, com chance de Anchieta ser o local. Vitória também é uma possibilidade.
O CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas, acredita em Anchieta e disse que as obras lá podem criar 4 mil empregos, entre diretos e indiretos, e em até seis anos haveria 600 vagas diretas e outras 3 mil indiretas na produção.
Segundo ele, a ideia da Vale é em 2030 produzir 100 milhões de toneladas de HBI por ano, e que grande parte seja no Estado.
“É muito importante começar pelo Estado, que fica detentor dessa tecnologia. Acreditamos que ela já deu certo, e será muito aplicada em todo o mundo siderúrgico, vindo somar aos esforços que todos estão fazendo para minimizar a emissão de carbono”, afirmou.
Membro do Conselho do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Fausto Frizzera vê as possíveis usinas no Estado como algo muito positivo.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento informou que espera “que sejam ótimos investimentos para o Estado”.
Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), destacou, além dos empregos, o desenvolvimento da tecnologia inovadora. “A decisão pelo Estado ficará por conta da estratégia que a Vale vai adotar. Em Anchieta, ficaria próximo ao Porto de Ubu, facilitando a exportação”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
A startup suíça pretende produzir hidrogênio verde e um material chamado Hot Briquetted Iron (HBI), um ferro com valor agregado maior que a pelota e que reduz a emissão de gás carbônico, usado para fabricar o aço. Os insumos para isso serão os briquetes de minério de ferro produzidos pela mineradora e a energia de fontes renováveis.
O que dizem os empresários
"É muito importante começar pelo Espírito Santo, que fica detentor dessa tecnologia”, Durval Freitas, CEO da DVF Consultoria.
"A possível vinda das fábricas é positiva para o Estado. Para o metalmecânico, o quanto antes melhor”, Fausto Frizzera, conselheiro do CDMEC.
"Em Anchieta, o complexo ficaria próximo ao Porto de Ubu, o que facilitaria
a exportação”, Cris Samorini, presidente da Findes.
SAIBA MAIS
Empregos
> As duas usinas que a Vale pode instalar no Estado, de hidrogênio verde e Hot Briquetted Iron (HBI), devem criar cerca de 7.600 empregos, entre diretos e indiretos, se o local escolhido for Ubu, em Anchieta.
> As obras podem criar cerca de 4 mil empregos, entre diretos e indiretos, e em até seis anos criaria 600 oportunidades diretas e outras 3 mil indiretas na produção.
> Na produção os profissionais requeridos são engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, técnico de instrumentação, técnico mecânico, técnico eletricista, planejador, controler, técnico em manutenção, técnico em hidráulica, entre outros.
Hidrogênio verde
> Subproduto de um processo físico-químico de fontes renováveis, como energia solar e eólica. O excedente dessa energia pode ser convertido em hidrogênio verde.
Hot Briquetted Iron (HBI)
> É um produto à base de minério de ferro com maior valor agregado. O HBI, que tem como matéria-prima pelotas de minério de ferro, é usado na produção de aço por meio de fornos elétricos, em um processo que gera baixa emissão de gás carbônico.
> O hidrogênio verde seria usado para produzir o HBI – a Vale chegou a avaliar o empreendimento com o uso de gás natural, mediante a expectativa de redução do preço, o que não se confirmou. Agora, a tecnologia oferece outra possibilidade.
> No caso do HBI, o papel da Vale é fornecer matéria-prima de qualidade. Os finos de minério de ferro produzidos pela empresa são insumos para a produção de briquetes.
Acordo
> Com o acordo com a H2 Green Steel, a Vale estabelece uma parceria no Brasil com um produtor de ferro e aço verdes que está na vanguarda da descarbonização global, enquanto fomenta a indústria de baixo carbono e estimula o hidrogênio verde no País.
> O número de hubs que serão construídos, sua localização e capacidade de produção serão definidos após os estudos de viabilidade a serem desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas.
Fonte: Vale, especialistas consultados e pesquisa A Tribuna.
Comentários