Obras da ArcelorMittal vão abrir 400 empregos no ES
Chances são para trabalhar em empresas que prestam serviços para a siderúrgica nas ações voltadas para o meio ambiente
Escute essa reportagem
Como parte de investimentos na área ambiental, que já somam R$ 1,9 bilhão desde 2018, obras da ArcelorMittal vão abrir 400 vagas de empregos ainda este ano. As oportunidades são para trabalhar em empresas que prestam serviços para a siderúrgica nas ações voltadas para melhoria do meio ambiente.
Entre os cargos que serão necessários estão de mecânico, caldeireiro, soldador, encanador, pintor, montador de andaime, técnicos de planejamento, técnico de segurança do trabalho, eletricista, entre outros.
Leia mais notícias de Economia aqui
A gerente de implantação de projetos ambientais da ArcelorMittal, Ana Clara Bernabé, explicou que os investimentos na área fazem parte dos planos de ações da empresa para cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), com o governo do Espírito Santo e o Ministério Público, pactuado em 2018.
As metas estabelecidas pelo termo devem ser atendidas até o final deste ano, quando o documento completa cinco anos.
“Neste ano, estamos com um número crescente de pessoas trabalhando diretamente nas obras ambientais. Hoje, temos cerca de 1.000 pessoas, mas até o fim das obras, devemos ter mais 400 trabalhadores atuando.”
Ela explicou que as vagas são efetivas, principalmente para a área de montagem eletromecânica, além de obras civis, como de pavimentação. “Chegamos em uma fase em que temos muita montagem de equipamentos para os projetos que temos nessa área. Muitos estão em andamento e algumas já sendo finalizados.”
Contratação
Ana Clara frisou que os profissionais necessários para as obras serão contratados diretamente pelas empresas que ganharam licitação para realizar os serviços.
Ao todo, o programa Evoluir, que engloba os investimentos ambientais da ArcelorMittal, já envolveu 40 empresas terceirizadas, sendo 25 capixabas.
Muitas vagas são preenchidas a partir de seleção no Sine da Serra, outras por meio de seleção das próprias empresas.
Oportunidade
Depois de trabalhar por 10 anos na área de limpeza para uma empresa que presta serviço para a ArcelorMittal, Sandra Lúcia Albino dos Santos, de 48 anos, realizou um sonho: ela foi contratada para trabalhar como soldadora em uma das obras ambientais em andamento.
“Quando comecei a trabalhar aqui, em 2013, eu já sabia que queria ir para a área da indústria. Eu olhava para o alto-forno e sabia que era ali que eu iria trabalhar um dia. Depois que meus filhos cresceram, voltei para escola, terminei o ensino médio e fui fazer cursos na área de solda. Agora, consegui a oportunidade e estou muito feliz”.
Saiba mais
Investimentos ambientais
- Como parte das ações para cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado com o governo do Estado e o Ministério Público em 2018, a ArcelorMittal está realizando uma série de investimentos na área.
- Até o momento, 446 planos de ações foram implementados para atender a 131 metas estabelecidas no documento.
- Destas, 55% já foram concluídas, por meio do programa Evoluir.
Contratações
Vagas
- Para dar continuidade às obras e aos projetos ambientais, mais 400 oportunidades de empregos devem ser geradas até o fim do ano na siderúrgica.
- Hoje, cerca de 1.000 pessoas estão trabalhando já nos projetos.
Empresas
- Os novos trabalhadores devem ser contratados por empresas terceirizadas, que ganharam as licitações para realização das obras.
- Ao todo, 40 empresas estão envolvidas nas obras ambientais, sendo 25 delas do Estado.
- As contratações dos trabalhadores acontecem diretamente pelas empresas ou via Sine da Serra.
Cargos
- Devem ser contratados profissionais como mecânico, caldeireiro, soldador, encanador, pintor, montador de andaime, técnicos de planejamento, técnico de segurança do trabalho, eletricista, entre outros.
Alguns investimentos em andamento
1 - Controle atmosférico
- A ArcelorMittal já tem hoje 100 equipamentos de controle atmosférico em operação, sendo 23 novos projetos diretamente relacionados às metas do TCA.
- Além desses, oito novos equipamentos estão em fase implantação, totalizando 108.
- Estes equipamentos, chamados de filtros de manga, totalizam mais de mil pontos de captação de emissões e mais de 18 quilômetros de dutos.
- Eles funcionam como uma espécie de aspirador, com pontos de captação que sugam o ar com partículas. De lá, o ar é levado por dutos até grandes filtros, que “limpam” o ar.
2 - Correias transportadoras
- Entre as melhorias ambientais, estão sendo realizados investimentos nas correias que transportam materiais.
- Entre as melhorias, foram realizadas coberturas das correias e, em alguns pontos, o enclausuramento delas, dependendo do risco de emissão de partícula e material transportado.
- Também estão sendo feitas melhorias do sistema de bandejamento (parte de baixo das correias, onde o material pode cair).
- A empresa implementou um Plano Estratégico de Correias buscando soluções específicas para minimizar as emissões em cada tipo de material transportado.
3 - Barreiras de vento
- Das seis Wind Fences em implantação, três já foram concluídos nos pátios de Carvão, de Carvão HRCP e de Minérios.
- Ao final da implantação serão 8,5 quilômetros de extensão de telas.
- Atualmente, estão em execução as Wind Fences na CASP (99% concluídos), Pátio de Coque HRCP (95%) e Pátio de Agregado Siderúrgico (85%).
- As barreiras têm o objetivo de “barrar” a ação dos ventos, que podem dispersar as pilhas de materiais, como minério de ferro e carvão.
- Somadas às barreiras, ainda há outras medidas para reduzir a dispersão dos materiais das pilhas, como a aspersão de um polímero por cima de cada uma, formando uma espécie de casca por cima delas.
- Além disso, são usadas uma Tromba Telescópica, que se estende e se recolhe, aproximando-se ao máximo da pilha, para que a distância da queda do material seja a mínima possível e não haja emissão de particulado.
4 - Pavimentação
- Outra medida para reduzir a emissão de partículas é o plano de pavimentação, que engloba mais de 174 mil metros quadrados de área. Destes, 117 mil já foram concluídos.
- A melhoria da pavimentação também ajuda a reduzir a emissão de materiais pelas vias da empresa durante o transporte.
5 - Carro de carregamento de carvão
- Um investimento que começou a funcionar em dezembro do ano passado foi novo carro de carregamento de carvão.
- O novo equipamento tem 6,3 metros de altura, 9,5 metros de largura e mais de 150 toneladas.
- Mais moderno que o equipamento anterior, ele é responsável por levar o carvão que está nas torres, para os fornos.
- Isso, reduzindo a possibilidade de emissão de material particulado ao desempenhar a função.
Acompanhamento
- O Programa conta com a parceria dos empregados, que podem sugerir ações que melhorem as rotinas de atividades e são reconhecidos por essas iniciativas.
- Para a população, o programa Evoluir passou a disponibilizar, aberta e gratuitamente, um aplicativo de celular (Evoluir ArcelorMittal) que permite conhecer, de forma ágil, interativa e transparente, as ações empreendidas pela empresa em sua gestão ambiental e no cumprimento do TCA.
- O app também oferece possibilidade de agendamento de visitas à usina.
Fonte: ArcelorMittal.
Leia mais
Rússia retira embargo à importação de carne bovina brasileira
Veja como negociar dívida, limpar nome agora e pagar em até 10 anos
Justiça determina que INSS pague auxílio-doença e aposentadoria a segurada
Comentários