X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

O que muda no pedágio e nas obras da BR-101

Eco101 garantiu que vai manter os serviços de manutenção. Pedágio também continua por cerca de 2 anos, até nova gestão assumir


Imagem ilustrativa da imagem O que muda no pedágio e nas obras da BR-101
Praça de pedágio da BR-101 em Aracruz: valor da tarifa será recalculado com a desistência da Eco101, mas mudança ainda não tem prazo para acontecer |  Foto: Wilton Junior — 21/08/2017

Depois de nove anos da assinatura do contrato, a concessionária Eco101 anunciou ontem que vai deixar a administração da BR-101 no Espírito Santo. Mas afinal, com o fim do contrato, o que muda para quem utiliza a rodovia?

A Concessionária Eco101 confirmou ontem que  protocolou  na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a  declaração  quanto à intenção de adesão ao processo de relicitação, que compreende à extinção amigável do contrato.

Também confirmou a  celebração de Termo Aditivo com novas condições  até a nova licitação e garantiu que irá manter serviços até que uma nova concessionária assuma. 

Entre os serviços que permanecem estão  atendimento aos usuários,  socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras.

A empresa enfatizou ainda que serão mantidas as obras em andamento e os investimentos para a manutenção da via.

Segundo a concessionária, entre os fatores que a levaram a tomar a decisão está a  “complexidade do contrato”, marcado por fatores como dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental e financiamentos; demora nos processos de desapropriações e desocupações, entre outros.

Quanto à cobrança do pedágio, fontes ligadas à ANTT explicaram que ela deve continuar até que a empresa que vencer a nova licitação assuma. 

“A partir de agora, a  ANTT  tem um prazo para aceitar o pedido de extinção amigável do contrato, o que deve ser feito. Depois disso, a empresa fica desobrigada a fazer as obras que estavam previstas. Mas manterá  serviços emergenciais e de manutenção” disse a fonte.

Na regra, o prazo para ela continuar a realizar a cobrança e manter os serviços até que outra concessionária assuma é de dois anos. 

“No entanto, como o novo processo de licitação pode demorar, isso ainda pode durar um tempo a mais”, ressaltou o especialista.

Nos bastidores, a informação que circula é de que  com o novo modelo de contrato, o valor do pedágio será recalculado, podendo ser inicialmente reduzido. 

“Como a empresa não irá mais fazer investimentos, o valor muda. Na prática poderá ser menor.  Porém, como a concessionária investiu mais do que arrecadou até o momento, essa diferença também vai para o cálculo” diz a fonte. 

Empresários e governador lamentam decisão

A decisão da  Eco101 em colocar fim ao contrato de concessão trouxe preocupação a empresários e ao governo do Estado. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado, Luiz Alberto Teixeira, classificou a decisão da empresa como “traição”. 

“Pagamos por anos e não entregaram a via duplicada. É algo muito sério, pois não sabemos mais quanto tempo teremos que esperar para ter os investimentos necessários. Hoje, 82% do que é transportado é  sobre pneus”.

Vice-presidente da Federação do Comércio, José Carlos Bergamin também demonstrou insatisfação. “Precisamos entender melhor as reais motivações, considerando o impacto na economia do Estado, que busca o desenvolvimento em vetores econômicos dependentes de logística e transporte”.

A presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Cris Samorini, reforçou que, desde o início da concessão, vem acompanhando os gargalos das obras de duplicação e cobrando soluções.

“Independentemente do modelo a ser implantado daqui por diante, a Findes defende que ele contemple investimentos para que esse gargalo histórico seja superado e reduza os impactos que hoje têm sobre o setor produtivo.”

O governador Renato Casagrande anunciou, ontem, que está em contato com o Ministério da Infraestrutura, com a ANTT e com a Bancada Federal Capixaba para buscar caminhos para amenizar o impacto desse acontecimento.

Entenda

Concessão

- O contrato de concessão da BR-101 foi iniciado em  maio de 2013, com validade de 25 anos (até 2038). Já a cobrança do pedágio teve início em  2014.  

Dificuldades

- No final de junho,  o diretor-presidente da Eco101, Alberto Luiz Lodi, afirmou durante audiência pública que a concessionária arrecada R$ 200 milhões por ano com  pedágios  ao longo da BR-101 no Estado, enquanto o custo com investimento e manutenção é superior. 

Pedido de relicitação

- A Concessionária  anunciou ontem que protocolou, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a intenção de adesão ao processo de relicitação. 

- Se for aceita pela Agência, está prevista extinção amigável do contrato e a celebração de um termo aditivo com novas condições contratuais até nova licitação.

O que a empresa alegou

- Dificuldade para licenciamento ambiental e financiamentos.

- Demora nos processos de desapropriações e desocupações.

- Decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de alterar o contrato.

- Não pedagiamento da BR-116.

- Não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro e agravamento do cenário econômico.

O que a empresa irá manter

- Serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa.

- Monitoramento por câmeras.

- Obras em andamento e manutenção da via, entre outros serviços.

O que acontece agora?

- A partir da extinção amigável do contrato, a Eco101 deve ficar desobrigada a realizar as obras que estavam previstas.  

- No entanto, poderá continuar a cobrar o pedágio até que uma nova empresa assuma. Por lei, o prazo é de dois anos para que mantenha os serviços, até nova licitação.   

- O valor do pedágio deve ser recalculado e poderá ficar menor, já que não há mais previsão de investimentos. 

Fontes: Eco-101 e  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: