Novo terminal no ES vai receber os maiores navios do mundo
Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, localizado no Complexo Tubarão será operado pela Blue Terminals, empresa da Zmax Group

A partir do segundo semestre do ano que vem, um novo e moderno terminal de petróleo e derivados vai entrar em operação no Estado e receber os maiores navios do mundo.
Trata-se do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, localizado no Complexo Tubarão e que será operado pela Blue Terminals, empresa da Zmax Group, com atuação consolidada no mercado de óleo e gás no País.
O governo estadual trata o projeto do terminal de transferência de petróleo a contrabordo (ship to ship) como prioritário para o desenvolvimento econômico do Estado.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedes), o projeto reúne fatores que conferem viabilidade e relevância estratégica: condições ambientais favoráveis, necessidade reduzida de dragagem e menor custo de operação.
“Essas características reforçam a importância do empreendimento para a logística do setor de óleo e gás no País, com impactos diretos na competitividade do Espírito Santo”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
Segundo Salume, o governo do Espírito Santo enxerga este projeto como um passo estratégico para o Brasil.
“Não é apenas um investimento relevante do ponto de vista econômico, mas uma decisão que fortalece nossa posição no setor de óleo e gás, amplia nossa capacidade de exportação e gera benefícios diretos para a população capixaba”, afirma.
“Ele consolida o Estado como referência logística no Brasil e no exterior, amplia a geração de empregos e aumenta a arrecadação de royalties que chegarão aos municípios”, completa.
Com investimento estimado em R$ 340 milhões, o projeto deve movimentar até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano — aproximadamente 100 milhões de barris — e gerar efeitos significativos para a economia capixaba.
Apenas em royalties, estima-se um incremento anual de R$ 80 milhões, distribuídos entre os municípios de Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%). Além disso, estão previstos cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos ao longo da implantação e operação.
“O Espírito Santo hoje é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, mas exporta pouco do que produz. Com esse investimento, nos consolidamos no mapa da exportação”, destacou o diretor executivo da Blue Terminals, Bruno Fardin.
Aracruz, local “âncora” no Estado do maior investimento
Aracruz vem conquistando cada vez mais protagonismo no cenário nacional e internacional, atraindo empresas e investimentos que reforçam seu papel estratégico.
Em agosto deste ano, o governo estadual assinou o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, um projeto que potencializa o desempenho logístico, econômico e social das instalações portuárias e outros ativos existentes na região.
Considerado o maior investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo, o projeto soma mais de R$ 12,3 bilhões em aportes públicos e privados, reposicionando o Estado como solução logística nacional e internacional.
O plano abrange ainda os municípios de Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama) e reposiciona o Estado como uma solução logística de referência para o Brasil e o mundo, estabelecendo diretrizes até 2035.
Entre as prioridades estão a modernização da infraestrutura, fortalecimento da governança, integração multimodal, formação profissional e incentivo à inovação.
O projeto também prevê a consolidação do Parklog como cluster logístico regional, expansão da retroárea e aproveitamento do potencial econômico e industrial local.
Maiores navios nos portos do Estado
Porto de Tubarão

Vale Espírito Santo
Operado pela Vale, o Porto de Vitória recebe navios de grande porte há anos. Um exemplo é o Vale Espírito Santo, da categoria Valemax – uma classe de embarcações composta por navio-graneleiros que foi projetada para reduzir os custos de transporte de minério de ferro e para aumentar a eficiência do transporte, pois podem carregar muito mais carga do que navios convencionais de mesmo tamanho.
Sea Zhoushan
Em 2021, o mesmo Porto de Tubarão recebeu o primeiro navio mineraleiro de grande porte do mundo equipado com sistema de velas rotativas: o Sea Zhoushan, que tem capacidade de 352 mil toneladas.

As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura - equivalente a um prédio de sete andares.
Durante a operação, os rotores giram em diferentes velocidades, dependendo de condições ambientais e operacionais do navio, para criar uma diferença de pressão de forma a propelir o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus.

Sohar Max
Já no ano passado, o Porto de Tubarão recebeu o Sohar Max, um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento, que também é da categoria Valemax. O Sohar Max tem 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas de carga.
Porto de Vitória

Dimitris C
Com 243,12 metros de comprimento e com um calado de 9,4 metros, foi um dos maiores a atracar no Porto de Vitória, em 2020. Com bandeira de Malta, é um navio de contêineres,

Legendary Diva
O navio de granéis Legendary Diva é um exemplo de uma das grandes embarcações a passar pelo terminal portuário de Vila Velha. Com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT), ele foi trazido pela Log-In em agosto deste ano, e é da categoria Panamax (de até 294 metros de comprimento e 32,3 metros de largura). Na ocasião, trouxe um carregamento de 33 mil toneladas de fertilizante sulfato de amônia.
Portocel

O BYD Explorer N° 1
Um navio Ro-Ro da marca BYD com 199,9 metros de comprimento, é um dos maiores navios a atracar no Portocel, recebendo mais de 5.500 veículos elétricos em fevereiro de 2025, um feito possível após adequações na infraestrutura portuária para receber essa embarcação de grande porte.
Análise
"Entre os hubs mais importantes do país"

“O Espírito Santo tem se consolidado como um dos hubs logísticos mais importantes do Brasil. Isso não é algo ligado ao acaso, muito pelo contrário. Há algum tempo, o governo do Estado fez duas ações combinadas fundamentais para deixar o terreno do desenvolvimento econômico bem fértil.
Primeiro organizou a máquina pública e em seguida investiu em infraestrutura. Isso fica claro nos dados divulgados pelo Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública, que neste ano mostrou os capixabas em primeiro lugar no pilar de Solidez Fiscal e segundo lugar no de Infraestrutura.
Com isso, nossas vocações ficam ainda mais atrativas, como o fato de sermos um ente geograficamente bem localizado. É aí que a iniciativa privada tem percebido o Espírito Santo como oportunidade de investir.
O setor portuário é um dos mais importantes e que tem crescido com robustez. Investimentos de muitos bilhões de reais vão gerar empregos, tanto na fase de construção dessas grandes empresas, quanto no momento em que suas operações estiverem em pleno funcionamento.
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