X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 16°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 16°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Navios-garagem para mais de 7 mil carros no ES

Embarcações como a norueguesa Manon Bergen, com 228 metros de comprimento, têm sido mais frequentes no litoral capixaba

foto autor
Rodrigo Péret e Gustavo Andrade, do jornal A Tribuna
28/09/2025 - 14:27
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Navios-garagem para mais de 7 mil carros no ES
Costado (lateral) do Manon Bergen: como um grande estacionamento |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Navios-garagem com capacidade para transportar mais de 7 mil veículos estão entre as grandes embarcações que passam pelo Porto de Vitória.

Um exemplo recente de embarcação desse tipo que esteve no Estado é o navio Manon Bergen, com bandeira da Noruega, que conta com 228 metros de comprimento e de 32,29 metros de largura.

Com capacidade para 7.194 veículos, o navio parou no Porto de Vitória na última semana para trazer 616 carros e quatro máquinas (como escavadeiras e rolo compressores), vindos da China.

Daqui, ele partiu para Zarate, na Argentina, levando caminhões.

Conforme explica a coordenadora de planejamento de operações da Vports, Salma Silva Paiva, navios-garagem são aqueles do modelo RoRo – sigla para “Roll On and Roll Off”, que, em inglês, significa “Rolar para Dentro e Rolar para Fora” –, que contam com um espaço semelhante a uma garagem de um shopping para manter os veículos.

Os carros são retirados dos navios-garagem por meio de uma rampa, que também funciona como uma espécie de elevador.

Diferentemente do navio transportador de contêiner, o navio RoRo é todo fechado, como se fosse um grande estacionamento vertical com várias rampas internas onde, na maioria das vezes, é possível ajustar a altura dos andares de acordo com o tipo de carga.

A vantagem dos modelos RoRo é que ele dispensa a necessidade de esvaziar os tanques de combústiveis e de retirar a bateria dos veículos transportados, prática que era realizada antes do surgimento dessa categoria de navio e tornava o processo mais demorado, arriscado e difícil.

Apesar do tamanho, o Manon não é o maior navio a já ter passado no Porto de Vitória. Isso porque, recentemente, a Vports realizou estudos que permitiram a ampliação da capacidade do porto de 228 para 245 metros de comprimento, permitindo a passagem de navios Panamax.

Os Panamax são modelos com capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB), e têm tamanho semelhante àqueles que passam nas eclusas do Canal do Panamá.

Com isso, o Porto de Vitória passou a poder receber o dobro de navios, indo de 504 para 1.089 embarcações.

Sistema pioneiro em Vitória de controle de tráfego

A Vports dispõe de um sistema de monitoramento pioneiro e único no Brasil, o VTMIS, que garante a gestão do tráfego marítimo, todos os dias da semana, 24 horas, conforme explica o coordenador do serviço de tráfico de embarcação da empresa Agostinho Sobral. 

Imagem ilustrativa da imagem Navios-garagem para mais de 7 mil carros no ES
Controle de tráfego do porto |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Por meio de câmeras e radares, localizados em pontos estratégicos, é possível acompanhar em tempo real o posicionamento de navios e sua movimentação, incluindo a rota traçada no acesso ao porto, estabelecendo contato direto por sistema de rádio com as embarcações.

Segundo Sobral, o objetivo é contribuir para a segurança das operações e garantir o cumprimento das normas locais, nacionais e internacionais.

“Quando os navios chegam, eles entram em contato via rádio com a gente, passam uma série de informações, e a gente também pergunta várias questões para eles responderem. O primeiro contato que eles fazem com a gente são quando eles estão há mais de meia hora daqui. Nessa posição, a gente já sabe se ele vai atracar, se ele vai estacionar. E nessa distância, a gente já passa para ele onde ele vai fundear ou para onde ele tem que ir para entregar o prático”.

Os navios e suas categorias

Existem diversos modelos de navios, que se categorizam principalmente pela sua função, além de modelos especializados para cargas específicas ou serviços logísticos.

Navios de Carga

  • Porta-Contêineres: Transportam grandes contêineres de aço, muito usados na exportação de diversos produtos.
  • Graneleiros: Especializados em transportar cargas soltas, como grãos, minérios e carvão.
  • Carga Geral: Embarcações versáteis para cargas não padronizadas, que não se encaixam em contêineres, como produtos de madeira e equipamentos diversos.
  • Ro-Ro (Roll-on/Roll-off): Projetados para veículos e cargas paletizadas que são “roladas” para dentro e fora do navio, como navios porta-veículos.
  • Frigoríficos: Carregam mercadorias que precisam de refrigeração, como alimentos e produtos congelados.

Navios-Tanque

  • Petroleiros: Transportam petróleo bruto ou outros derivados de petróleo, sendo conhecidos como Crude Oil Tankers.
  • Gaseiros: Destinados ao transporte de gases liquefeitos, como GLP e GNL, sendo também chamados de tankers.
  • Químicos: Específicos para o transporte de produtos químicos, com sistemas e tanques adequados para diferentes substâncias.

Navios Militares

Corvetas e Navios-Patrulha: Embarcações utilizadas para patrulhamento e atividades militares, como a Corveta Classe Imperial Marinheiro da Marinha do Brasil.

Navios Especializados

  • Passageiros: Incluem transatlânticos para viagens de longa distância e ferries para transporte local de pessoas e veículos.
  • Cargas Projetos: Utilizados para o transporte de cargas de grande porte e peças específicas, como componentes de metalurgia e equipamentos industriais.

Curiosidades 

Multipropósito

O Porto de Vitória é um porto Multipropósito, ou seja, recebe uma variedade de cargas: navios graneleiros, navios tanques, navios-garagem e navios porta-contêineres.

Só entra e sai um navio por vez no Canal de Vitória. Por isso, há toda uma programação.

Os navios ficam no fundeio aguardando a autorização de entrada no canal.

Imagem ilustrativa da imagem Navios-garagem para mais de 7 mil carros no ES
Navio Manon Berger |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Limitações

Todo porto tem limitações relacionadas a calado (o Porto de Vitória de 12,5m, por exemplo).

No canal de Vitória, há uma limitação de altura por conta da Terceira Ponte e de um cabo de energia elétrica que liga o bairro Jesus de Nazaré a Vila Velha.

A altura máxima pra entrar com segurança é de 51,8m.

Todas as informações sobre as especificidades do porto são disponibilizadas na Carta Náutica, um documento que “guia” o comandante.

O navio leva cerca de uma hora pra chegar do fundeio ao porto.

Torre de controle

O VTMIS, que é uma espécie de torre de controle marítima, monitora por câmeras e sensores.

Navio não anda “de ré”. Então, ao entrar e ao sair do porto é preciso fazer uma manobra (quando se vê os navios que parecem estar “dentro” do centro de Vitória). Ela é feita na chamada “bacia de giro”.

Cerca de 30 profissionais participam de uma operação de manobra.

Por mês, o complexo portuário de Vitória recebe cerca de 90 navios.

Ou seja, por mês, são feitas 180 manobras, visíveis da avenida beira-mar no Centro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Navio Manon Berger

ECONOMIA

Tomate cultivado na água em Alfredo Chaves faz sucesso

Navio Manon Berger

ECONOMIA

Um em cada cinco óleos para carros é falso, aponta instituto

Navio Manon Berger

ECONOMIA

Multinacional francesa abre filial na Serra

Navio Manon Berger

ECONOMIA

Frustração com taxa de meio milhão de reais para trabalhar nos EUA

Ícone tags Tags manobras portuárias navios RoRo navios-garagem Porto de Vitória sistema VTMIS transporte de veículos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM