Mais Inteligência Artificial para ajudar nas vendas
Especialistas apontam como melhorar a experiência do cliente com o uso do marketing digital associado ao novo ramo tecnológico
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O comércio brasileiro quer investir mais em Inteligência Artificial para potencializar as vendas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Especialistas apontam que a personalização de ofertas, por meio do marketing digital associado à Inteligência Artificial, é uma estratégia poderosa para melhorar a experiência do cliente.
Este ano, o faturamento das lojas virtuais no País deve superar os R$ 200 bilhões, com um tíquete médio de cerca de R$ 500 e mais de 90 milhões de compradores virtuais, conforme a Abcomm.
Mauricio Salvador, presidente da associação, destacou que para ser competitivo é necessário investir na tecnologia. “A concorrência vai ficar cada vez mais difícil”.
A tendência é de aumento de investimento no segmento. “Muitas funções de marketing e vendas estão sendo automatizadas com uso da Inteligência Artificial Generativa, capaz de criar novos conteúdos”, disse o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), Richardson Schmittel.
Investimentos
São investimentos, segundo ele, para melhorar o atendimento ao cliente, como chatbots, disponíveis 24 horas por dia e sete dias na semana, assistentes virtuais que ajudam o cliente a escolher seus produtos de acordo com preferências pessoais.
E investimentos na inteligência do negócio, como previsão de demandas, análise e projeção de histórico de vendas, produção de peças e textos publicitários para propaganda em redes sociais.
O recurso proporciona, por exemplo, uma melhor gestão das compras para o negócio. “Você consegue vender sem acumular estoques”, destacou o especialista em Inteligência Artificial para o Marketing Adilson Batista.
Ele citou por exemplo um comércio de bebidas. Com dados sobre os eventos que vão ter na região, cadastrados em uma plataforma, a Inteligência Artificial consegue apresentar propostas para o lojista atender a sazonalidade, comprando uma quantidade de bebidas de forma assertiva.
A partir da análise de dados do negócio, o varejo é capaz de trazer insumos, ideias, diagnósticos, gerando conhecimentos novos para melhorar o processo de venda. Além de contribuir na gestão da logística e na análise do comportamento para prevenção de fraudes.
Saiba mais
Ajuda nas vendas
Um total de 84% dos varejistas no Brasil ainda não implantaram soluções de Inteligência Artificial (IA), de acordo com pesquisa realizada pela Linx. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que faz parte da Fecomércio, apontam que esse cenário tende a mudar, já que aqueles que não investirem em inteligência artificial vão perder capacidade competitiva.
Lojas Físicas
- Retorno do consumidor
A inteligência artificial (IA) pode analisar comentários on-line e nas redes sociais para avaliar o sentimento do cliente em relação à marca. Essa informação é valiosa para ajustar estratégias de vendas e melhorar a experiência na loja física.
- Personalização
Ao integrar dados de clientes e padrões de compra, os varejistas podem oferecer promoções personalizadas diretamente na loja física, aumentando a fidelidade do cliente. É possível reorganizar gôndolas, produtos, ajustar promoções, dessa forma melhorando a experiência do cliente.
Gestão de estoque
Utilizando a identificação por radiofrequência e sensores, a IA pode monitorar o estoque em tempo real. Assim, otimiza a reposição de produtos e evitando a falta de mercadorias populares.
- Assistentes
Dispositivos habilitados para IA podem atuar como assistentes virtuais dentro da loja, auxiliando os clientes a encontrar produtos, fornecendo informações adicionais e até mesmo processando transações.
Comércio digital
- Personalização de ofertas
A inteligência artificial pode analisar dados de comportamento do cliente e oferecer recomendações personalizadas, identificando preferências ou até mesmo necessidade de compra.
Um exemplo é quando o consumidor compra um remédio em uma farmácia e, perto dele acabar, recebe SMS da drogaria informando que aquela medicação está no fim e precisa ser reposta.
- Assistência
Assistentes virtuais e chatbots são tecnologia que permitem melhorar o atendimento ao cliente, respondendo perguntas frequentes, auxiliando o consumidor na seleção de produtos ou serviços e até mesmo a concluir transações. Eles funcionam 24h por dia, 7 dias por semana.
- Previsões
Análise preditiva: a Inteligência Artificial pode prever tendências de compra com base em dados históricos, sazonalidade, clima e outros fatores. Isso ajuda os varejistas a antecipar demandas, otimizar estoques e ajustar estratégias de marketing para impulsionar as vendas.
- Preços
Otimização de Preços: algoritmos de IA podem analisar dinamicamente os preços em tempo real, considerando concorrência, demanda e outros fatores. Isso permite ajustes automáticos nos preços para maximizar a receita e a competitividade.
- Prevenção
Segurança e prevenção de fraudes: a IA é fundamental na detecção de padrões suspeitos que podem indicar fraudes. Isso protege tanto os clientes quanto os varejistas, criando um ambiente mais seguro para as transações on-line.
- Experimentação
no ambiente digital já é possível criar experiências por meio das quais a Inteligência Artificial, munida de uma foto de frente e de trás do consumidor, faz as escolhas. A IA calcula as medidas, faz uma varredura de tudo que está disponível no site e apresenta os modelos que a loja tem que vão servir para o cliente. Além de facilitar a vida do consumidor , isso faz com que as lojas economizem com o processo de troca de produtos.
Fonte: Howard Cruz Roatti e Adilson Batista, especialistas em inteligência artificial
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