Lei para ter 5G mais rápido em zona rural
Vereadores da Serra aprovaram projeto que padroniza e regula a instalação da nova tecnologia em todas áreas da cidade
Escute essa reportagem
A instalação do 5G na Serra vai ser padronizada e regulada por lei. Com a medida, será mais rápido implantar a tecnologia no município, inclusive na área rural. Atualmente, 10 bairros serranos têm acesso à internet com a velocidade mais rápida do mundo.
O autor do projeto de lei aprovado na Câmara, vereador Paulinho do Churrasquinho, diz que ele trata sobre definir um procedimento para instalação e infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Sem a legislação adequada, é preciso um processo para liberar cada bairro, que leva tempo. Com a lei, o centro e a zona rural da Serra receberão o sinal com mais rapidez”. O vereador, que trabalhou na aprovação do texto desde o ano passado, diz que agora o município sai na frente.
“Serra sai na frente e se coloca no mapa do desenvolvimento tecnológico. O que o prefeito anunciou no início da campanha eleitoral agora está mais perto de acontecer”, afirmou o membro da Câmara ao relembrar a promessa de Sérgio Vidigal de que o município seria uma cidade inteligente.
O texto aprovado foi o 5º da lista dos projetos de lei julgados ontem na Câmara da Serra e agora seguirá para a aprovação do gestor municipal. A expectativa é de que o prefeito do município decida se a padronização vai de fato acontecer ou não.
A operadora Claro tem sinal nos bairros: Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Parque da Cidade, Santa Luzia, Solar de Laranjeiras e Valparaíso.
Leia mais:
Banco Central recebe quase 11 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido
Mais de 315 mil no ES vão receber Bolsa Família
Já a operadora Vivo está disponível em: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.
No final do ano passado, o município aprovou uma ordem de serviço para iniciar o treinamento do Comitê Gestor do projeto Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável, para tornar o projeto de Vidigal uma realidade.
Onde já existe o serviço 5G
Claro
Em Vitória, o sinal está disponível nos bairros: Antônio Honório, Barro Vermelho, Goiabeiras, Ilha do Boi, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Praia do Canto, Pontal de Camburi, Bairro República e Santa Lúcia.
Na Serra: Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Parque da Cidade, Santa Luzia, Solar de Laranjeiras e Valparaíso.
Vivo
Na Serra o sinal está disponível em: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.
Vila Velha: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã, Olaria e Praia da Costa.
Tim
Ainda não há sinal no Estado, mas há a previsão de chegada.
Leia mais:
Bolsa Família com novos valores começa ser pago no dia 20. Veja calendário
Comentários