X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Lei para ter 5G mais rápido em zona rural

Vereadores da Serra aprovaram projeto que padroniza e regula a instalação da nova tecnologia em todas áreas da cidade


Imagem ilustrativa da imagem Lei para ter 5G mais rápido em zona rural
Antenas 5G necessárias para o funcionamento da tecnologia |  Foto: A Tribuna

A instalação do 5G na Serra vai ser padronizada e regulada por lei. Com a medida, será mais rápido implantar a tecnologia no município, inclusive na área rural. Atualmente, 10 bairros serranos têm acesso à internet com a velocidade mais rápida do mundo.

O autor do projeto de lei aprovado na Câmara, vereador Paulinho do Churrasquinho, diz que ele trata sobre definir um procedimento para instalação e infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Sem a legislação adequada, é preciso um processo para liberar cada bairro, que leva tempo. Com a lei, o centro e a zona rural da Serra receberão o sinal com mais rapidez”. O vereador, que trabalhou na aprovação do texto desde o ano passado, diz que agora o município sai na frente.

“Serra sai na frente e se coloca no mapa do desenvolvimento tecnológico. O que o prefeito anunciou no início da campanha eleitoral agora está mais perto de acontecer”, afirmou o membro da Câmara ao relembrar a promessa de Sérgio Vidigal de que o município seria uma cidade inteligente.

O texto aprovado foi o 5º da lista dos projetos de lei julgados ontem na Câmara da Serra e agora seguirá para a aprovação do gestor municipal. A expectativa é de que o prefeito do município decida se a padronização vai de fato acontecer ou não.

A operadora Claro tem sinal nos bairros: Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Parque da Cidade, Santa Luzia, Solar de Laranjeiras e Valparaíso.

Leia mais:

Banco Central recebe quase 11 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido

Mais de 315 mil no ES vão receber Bolsa Família

Já a operadora Vivo está disponível em: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.

No final do ano passado, o município aprovou uma ordem de serviço para iniciar o treinamento do Comitê Gestor do projeto Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável, para tornar o projeto de Vidigal uma realidade.

Onde já existe o serviço 5G

Claro

Em Vitória, o sinal está disponível nos bairros: Antônio Honório, Barro Vermelho, Goiabeiras, Ilha do Boi, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Praia do Canto, Pontal de Camburi, Bairro República e Santa Lúcia.

Na Serra: Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Parque da Cidade, Santa Luzia, Solar de Laranjeiras e Valparaíso.

Vivo

Na Serra o sinal está disponível em: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.

Vila Velha: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã, Olaria e Praia da Costa.

Tim

Ainda não há sinal no Estado, mas há a previsão de chegada.

Leia mais:

Bolsa Família com novos valores começa ser pago no dia 20. Veja calendário

Nova aposentadoria para militares a partir desta terça

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: