X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Investimentos no 1º distrito turístico em Venda Nova do Imigrante

Sebrae identificou cinco oportunidades de negócios na região, em Venda Nova, da qual faz parte a Fazenda Pindobas


Imagem ilustrativa da imagem Investimentos no 1º distrito turístico em Venda Nova do Imigrante
Pedro Rigo disse que Pindobas já tem uma variedade de negócios que podem ser visitados de forma gratuita |  Foto: Clóvis Rangel

Localizado estrategicamente na Rodovia Pedro Cola, em Venda Nova do Imigrante, o Distrito Turístico de Pindobas, o primeiro do Estado, foi oficializado em maio e chama a atenção.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) realizou um encontro com cerca de 200 potenciais investidores, no Restaurante Fiore Di Laranja Lima, para apresentar os cinco eixos turísticos com potencialidade para negócio identificados na região. As oportunidades foram identificadas pelo Sebrae e por entidades parceiras.

A primeira envolve a exploração da Vila Tropeira, utilizando o patrimônio no distrito, como marcos históricos, casarões e igrejas para contar a história dos tropeiros e imigrantes, que foram os primeiros a habitar a região.

Os tropeiros, montados em mulas, transportavam mercadorias e animais de um local para o outro, e paravam nas vilas para descansar ou se envolver em atividades comerciais.

Outra oportunidade envolve a exploração de atividades turísticas em torno do Lago Negro, local onde as pessoas podem ter contato com a natureza, aproveitando a paisagem, e que favorece a prática de atividades como caminhadas, esportes de aventura, passeios de quadriciclos e bike.

Há ainda o Lago Pindobas, que oferece belas paisagens e possibilita a prática de atividades ao ar livre. O superintendente do Sebrae do Espírito Santo, Pedro Rigo, destacou os outros eixos onde poderão haver investimentos no Distrito Turístico de Pindobas.

“Na gastronomia, há também oportunidade para a implantação de um restaurante de experiência gastronômica, transformando o momento da refeição num evento imersivo, seja degustando receitas e sabores trazidos pelos imigrantes que chegaram à região, seja colocando os turistas em contato com produtos locais”.

Pedro ressaltou que Pindobas já tem uma variedade de negócios instalados, que podem ser visitados de forma gratuita.

“Esse nosso projeto do Distrito Turístico de Pindobas busca resgatar a história da imigração italiana em Venda Nova, transformando Pindobas em um distrito turístico emblemático, com um rico acervo cultural e histórico”.

Imagem ilustrativa da imagem Investimentos no 1º distrito turístico em Venda Nova do Imigrante
“Hoje nossos principais produtos são o pé-de-moleque de macadâmia e goiabada cascão. Contamos também com uma variedade de geleias e diferentes tipos de doces de produção própria. Em anexo à lojinha, temos um museu com objetos dos nossos antepassados. Após a aposentadoria, buscamos uma nova ocupação”. - Aquilino Andreão e Dalva Garcia, proprietários da Produtos AnGar |  Foto: Clóvis Rangel

Saiba mais

Distrito Turístico Pindobas

Dentro dele, está a Fazenda Pindobas, conhecida nacionalmente por ter mais de 200 hectares com árvores para extração.

A Fazenda foi comprada pelo empresário e ex-deputado federal Camilo Cola, morto em 2021, aos 93 anos. O corpo, inclusive, está sepultado na propriedade, em um cemitério particular da família - ao lado do corpo da sua primeira mulher, Ignez Massad Cola, que morreu em 2008.

Um dos ícones da fazenda é a histórica Igreja de Nossa Senhora da Penha, no km 8 da Rodovia Pedro Cola, símbolo da herança cultural da região. A igreja é a mais antiga de Venda Nova e está bem conservada: o altar foi restaurado recentemente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: