X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Investimento em porto no ES busca ampliar exportações

Área inutilizada dentro do Porto de Vitória, de 70 mil m, passará por reformas e será usada pela Log-In, que vai investir R$ 35 milhões


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Investimento em porto no ES busca ampliar exportações
Terminal portuário em Vila Velha: contrato de seis anos foi firmado entre a operadora logística e a Vports |  Foto: Divulgação

Um investimento de R$ 35 milhões no terminal portuário de Vila Velha promete desafogar o embarque e desembarque de contêineres para exportação e importação marítima em Vitória já a partir de 2025.

Uma área inutilizada dentro do Porto de Vitória, de 70 mil metros quadrados, será reformada e passará a ser usada pela empresa Log-In Logística Integrada, responsável por administrar as cargas que chegam e saem do local.

Um contrato de seis anos foi firmado ontem entre a operadora logística e a Vports Autoridade Portuária, concessionária que cuida dos trâmites aduaneiros e de toda a estrutura do porto.

De acordo com o diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, esse investimento vai possibilitar que mais cargas cheguem e sejam armazenadas no espaço, diminuindo a demanda reprimida.

“Vivemos nos últimos anos uma crise portuária, o que causou um problema para nossos exportadores. Investimos R$ 170 milhões só no ano passado em projetos que contemplam três anos de obras. Hoje, o cenário já é diferente”.

A demora para o embarque de mercadorias para o exterior por meio do Porto de Vitória chegou a ser um problema para a empresária Cristina Pascoli, da Café Caramello, que envia insumos do produto para uma fábrica nos Estados Unidos.

Segundo ela, foi preciso mudar o local de embarque do insumo — fabricado no bairro Horto, em Vitória — para o Porto de Santos, em São Paulo, no ano passado.

A logística acarreta em custos extras de deslocamento da carga, pressionando o preço do produto, que já enfrenta a alta recente dos grãos do café. Cerca de três contêineres da empresa devem embarcar neste ano ao exterior.

O investimento no novo espaço dentro do Porto de Vitória irá complementar os 108 mil m já utilizados pela operadora logística.

A previsão é de que a reestruturação do espaço dure cerca de nove meses. As obras devem começar em 20 dias.

Cargas como rocha, café, pimenta-do-reino, granito e fertilizantes, destaques da economia de exportação no Espírito Santo, serão recebidas no novo espaço.

Para garantir a operação, cerca de 150 vagas diretas serão criadas pouco antes da finalização das obras, como adianta Paixão.

Serão oportunidades para as áreas de manutenção, operacional, regulatória, saúde e segurança do trabalho. O processo seletivo será aberto no período, pela página da empresa na plataforma Gupy, em “www.loginlogistica.gupy.io”.

Saiba mais

150 vagas de emprego para o novo espaço

Sobre o porto

O porto de Vitória foi criado em 1906 e até 2022 foi gerido pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), uma empresa pública.

com a desestatização, a Vports Autoridade Portuária assumiu a gestão do espaço, passando a realizar toda a operação portuária.

Em 2024, o complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas, registrando crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

a movimentação de contêineres também teve aumento: de 30% em 2024. Durante o ano, passaram pelo porto 228 mil contêineres.

O incremento na movimentação de carga gerais foi de 54% em relação ao ano anterior.

O granito em bloco cresceu 90% em relação a 2023 e 187% em relação a 2022. Já os carros cresceram 109% em relação a 2023.

Logística

enquanto a vports cuida do porto e dos navios, a Log-In Logística Integrada fica responsável pela administração da carga que chega ou parte por meio deles.

em um espaço total de 108 mil m próximo ao porto, a empresa armazena, organiza, separa, embarca e desembarca milhares de contêineres de produtos por ano.

Cargas como rocha, café, pimenta-do-reino, granito e fertilizantes, que movimentam positivamente a balança comercial capixaba no exterior passam pelos cuidados da operadora logística diariamente.

Vagas

Em 2025, a Log-In planeja abrir cerca de 150 vagas para garantir a operação do novo espaço logístico que será inaugurado neste ano.

Serão oportunidades para áreas de manutenção, operacional, regulatória, saúde e segurança do trabalho.

Para participar, é preciso ficar atendo à página da empresa na plataforma Gupy, em “www.loginlogistica.gupy.io”.

Fonte: Vports e Log-In

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: