Greve em São Paulo faz Vitória ter voos cancelados
Protesto em Guarulhos por proibição do uso de celular afeta terminais. Dois voos em conexão com o Estado foram cancelados
Escute essa reportagem
Uma decisão válida para os funcionários terceirizados que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está provocando uma confusão em vários aeroportos do País, inclusive em Vitória, onde dois voos foram cancelados na quarta-feira (4).
Os funcionários foram proibidos de usar celular em áreas restritas, principalmente de carga e descarga de bagagens. A decisão foi justificada como medida de segurança, mas não agradou e uma greve foi anunciada pelos trabalhadores.
Em março, o caso de duas brasileiras que tiveram malas extraviadas e trocadas por bagagens com cocaína expôs a fragilidade do sistema de segurança. Elas viajavam à Alemanha e foram presas na Europa. Com auxílio de imagens gravadas pelo circuito de segurança do aeroporto, foi possível provar que as bagagens haviam sido trocadas.
A jornalista Isabella Arruda, de 32 anos, foi uma das passageiras que tiveram de enfrentar as consequências da greve. Ela estava em Vitória. Com a passagem comprada para Belo Horizonte, com conexão em São Paulo, a profissional teve dúvidas se conseguiria cumprir o compromisso que tinha na capital mineira.
“Na noite anterior à viagem, recebi um aviso da companhia aérea com duas opções: reembolso ou remarcação, mas tinha um horário específico para chegar em Confins, em Minas Gerais. No outro dia embarquei em outra companhia”, relata a jornalista.
Isabella conta que buscou soluções com a companhia que operaria os trechos, mas a solução só foi possível após alguns desgastes, como ficar uma hora ao telefone aguardando por um atendimento que nunca aconteceu.
A jornalista tentou negociar no balcão de outras companhias. No fim, ela conseguiu remarcar o voo para quarta à tarde, pela Latam.
O advogado Bruno Nepomuceno, de 35 anos, que estava em São Paulo, passou por uma situação parecida. “Não consegui embarcar para Vitória. Todas as vezes que olhava o painel de voos a previsão de embarque aumentava. O pior é que a companhia não se esforça para auxiliar o passageiro, você se sente à mercê”.
Até as 18 horas de quarta, ao menos 15 voos da Latam, entre chegadas e partidas, foram cancelados em São Paulo – dois tinham relação com o Espírito Santo. Na terça (3), foram quatro voos cancelados em Vitória, entre pousos e decolagens.
Receita Federal determina proibição
De braços cruzados
Greve em Guarulhos• O aeroporto de Guarulhos, maior terminal de passageiros do País, teve de lidar com a paralisação de funcionários terceirizados.
• Eles discordam da proibição do uso de celulares no terminal de cargas, estabelecida pela Receita Federal.
• A Receita proibiu o uso de celulares em algumas áreas sensíveis para a segurança do aeroporto depois que duas brasileiras tiveram etiqueta de bagagem trocada e foram presas na Alemanha, em março, acusadas de levar drogas nas malas. Imagens das câmeras de segurança provaram a inocência delas posteriormente.
• Os funcionários do aeroporto de Guarulhos, no entanto, alegam que não podem ficar incomunicáveis.
Voos cancelados
Brasil• A greve foi anunciada na terça-feira, ao longo do dia. No País, a paralisação afetou mais de 30 voos.
• A manifestação começou às 3 horas da manhã, quando funcionários fizeram uma passeata pelos saguões do aeroporto e interromperam o descarregamento das bagagens.
Espírito santo• O Aeroporto de Vitória informou que até ontem foram dois cancelamentos entre pousos e decolagens de voos que ligam os aeroportos de Vitória e Guarulhos.
Receita Federal
Justificou a decisão• O órgão informou que restringiu o acesso de telefones celulares e equipamentos com captação de imagens nas áreas restritas de segurança dos terminais de passageiros.
• A nota dizia ainda: “O crime organizado usa celulares pessoais para cometimento de crimes, em especial quando fazem registros dos procedimentos de segurança”.
Caso das brasileiras• Duas brasileiras que viajavam para a Alemanha foram presas na Europa, acusadas de levar drogas nas malas.
• Segundo a Polícia Federal, as etiquetas das malas delas foram trocadas, no Aeroporto de Guarulhos, e colocadas em outras com cocaína.
Fonte:Aeroporto de Guarulhos e de Vitória, Receita Federal e Polícia Federal.
Comentários