Governo lança edital para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas
Empresas interessadas serão recebidas durante abertura uma sessão pública que acontece no dia 06 de abril de 2026, às 10 horas
Os próximos meses serão dedicados a grandes investimentos nas áreas de turismo e conexões aéreas no Espírito Santo. Com o lançamento do edital de licitação para a construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas, nesta terça-feira (30), o Governo do Estado pretende impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões próximas a Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, onde o aeroporto será implantado.
A abertura da sessão pública está prevista para o dia 6 de abril de 2026, às 10 horas, quando as empresas interessadas no projeto serão recebidas.
Para a execução das obras de implantação, que contam com investimento previsto de até R$ 75,3 milhões, será adotado o regime de Contratação Integrada, reunindo projeto, licenciamento, obras e homologação em um único contrato.
O Governo do Estado prevê que a elaboração dos projetos para a implantação do Aeroporto das Montanhas Capixabas, bem como os processos de licenciamento, demandem até oito meses. Já a execução das obras deve levar até 22 meses.
O aeroporto terá estruturta para operar com pista de pouso e decolagem de .200 metros por 30 metros, taxiway e pátio de aeronaves aptos a receber aviões do tipo ATR-42, utilizados em rotas regionais, e helicópteros. Além disso, serão construídos um terminal de passageiros, acesso viário, estacionamento e estruturas de apoio.
O planejamento inclui ainda a implantação de equipamentos de navegação aérea, como Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), balizamento luminoso, biruta iluminada e farol de aeródromo, permitindo operações diurnas e noturnas com segurança.
A construção busca atender demandas de deslocamentos regionais, reduzindo o tempo de viagem entre o litoral e o interior do Estado, bem como fortalecer o turismo, o agronegócio e a logística, e ampliar o atendimento de emergências, oferecendo base às operações do Samu, do Corpo de Bombeiros e do Notaer.
Para o governador do Estado, Renado Casagrande, o próximo ano será de grandes investimentos assim como 2025.
"Estamos fazendo diversas obras que são relacionadas ao turismo, como implantação de estradas, pavimentação de estradas rurais, infraestrutura de orlas e complexos de lazer. Esse aeroporto regional será um potencializador do nosso turismo na região de montanhas. Um investimento sonhado por muita gente e que hoje damos o primeiro passo, como lançamento do edital e, muito em breve, vamos iniciar as obras. Que nosso 2026 possa ser ainda melhor do que o ano que está terminando", destacou Casagrande.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários