X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governo do ES cobra Vale por construção de ferrovia

Estado quer que a companhia construa a Estrada de Ferro Vitória-Rio, que vai interligar Cariacica a Presidente Kennedy


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES cobra Vale por construção de ferrovia
Trem de passageiros da Vale |  Foto: Divulgação

O início da construção da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) foi tema de uma reunião entre o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço, e o secretário Nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro. 

LEIA TAMBÉM

Ministro fala sobre o Voa Brasil, programa de passagens aéreas a R$ 200

Reciclagem que vira bons negócios no ES

Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas

O encontro entre os dois aconteceu na quinta-feira (9), em Brasília. De acordo com a equipe de Ferraço, o intuito da reunião foi fazer cobranças à Vale para que a companhia cumpra o acordo de construir a ferrovia, que promete, em uma de suas primeiras fases  de construção, interligar Cariacica a Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado.

O projeto original prevê que, quando finalizada, a ferrovia passe por 25 cidades, somando o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

Em 2020, a Vale obteve a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Vitória-Minas e, juntamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), se comprometeu a executar a obra do trecho da EF-118. 

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES cobra Vale por construção de ferrovia
O início da construção da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) foi tema de uma reunião entre o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço, e o secretário Nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro |  Foto: Divulgação

O governo estadual acredita que a nova ferrovia deverá viabilizar o Porto Central, potencializando a economia do Sul do Espírito Santo. Nas redes sociais, o vice-governador disse que estava reforçando o compromisso da implantação da ferrovia.

“Reforçamos a cobrança ao secretário Nacional de Ferrovias, Leonardo Ribeiro, para que a Vale cumpra o compromisso de implantação da EF 118 no sul do Espírito Santo, ligando Cariacica a Presidente Kennedy”. 

Segundo Ferraço, este é um investimento fundamental para contribuir com a promoção de novos negócios, oportunidades e desenvolvimentos para o Estado

Projeto

A reportagem procurou a mineradora Vale, que explicou que o projeto básico da ferrovia está sendo desenvolvido.

“A empresa está desenvolvendo o projeto básico da ferrovia EF-118, no trecho entre Anchieta e Presidente Kennedy, no Espírito Santo. O projeto da EF-118 que será entregue ao Governo do Estado possuirá conexão com o Ramal Anchieta. A Vale mantém diálogo e atuação técnica conjunta com o governo do Espírito Santo e com o governo federal”, disse em nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: