Governo do ES cobra Vale por construção de ferrovia
Estado quer que a companhia construa a Estrada de Ferro Vitória-Rio, que vai interligar Cariacica a Presidente Kennedy
Escute essa reportagem
O início da construção da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) foi tema de uma reunião entre o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço, e o secretário Nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro.
LEIA TAMBÉM
Ministro fala sobre o Voa Brasil, programa de passagens aéreas a R$ 200
Reciclagem que vira bons negócios no ES
Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas
O encontro entre os dois aconteceu na quinta-feira (9), em Brasília. De acordo com a equipe de Ferraço, o intuito da reunião foi fazer cobranças à Vale para que a companhia cumpra o acordo de construir a ferrovia, que promete, em uma de suas primeiras fases de construção, interligar Cariacica a Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado.
O projeto original prevê que, quando finalizada, a ferrovia passe por 25 cidades, somando o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.
Em 2020, a Vale obteve a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Vitória-Minas e, juntamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), se comprometeu a executar a obra do trecho da EF-118.
O governo estadual acredita que a nova ferrovia deverá viabilizar o Porto Central, potencializando a economia do Sul do Espírito Santo. Nas redes sociais, o vice-governador disse que estava reforçando o compromisso da implantação da ferrovia.
“Reforçamos a cobrança ao secretário Nacional de Ferrovias, Leonardo Ribeiro, para que a Vale cumpra o compromisso de implantação da EF 118 no sul do Espírito Santo, ligando Cariacica a Presidente Kennedy”.
Segundo Ferraço, este é um investimento fundamental para contribuir com a promoção de novos negócios, oportunidades e desenvolvimentos para o Estado
Projeto
A reportagem procurou a mineradora Vale, que explicou que o projeto básico da ferrovia está sendo desenvolvido.
“A empresa está desenvolvendo o projeto básico da ferrovia EF-118, no trecho entre Anchieta e Presidente Kennedy, no Espírito Santo. O projeto da EF-118 que será entregue ao Governo do Estado possuirá conexão com o Ramal Anchieta. A Vale mantém diálogo e atuação técnica conjunta com o governo do Espírito Santo e com o governo federal”, disse em nota.
Comentários