X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas

Levantamento mostra que a casa própria significa segurança, independência e mais estabilidade para os entrevistados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas
Fazer uma viagem longa também faz parte dos sonhos do capixaba |  Foto: Freepik

Comprar a casa própria e fazer uma viagem longa são os maiores sonhos dos moradores do Estado, para este ano, conforme pesquisa realizada pela Empresa Júnior da Universidade Vila Velha (Ejuvv).

Leia mais notícias sobre Economia aqui

Dos entrevistados, 67,2%  tem como principal sonho a aquisição do imóvel para morar, 49,8%  deseja  uma viagem longa e 42,1% está focado em pagar os estudos para os filhos, seja escola ou faculdade.

O estudo foi organizado e executado por alunos que integram a Ejuuv, sob coordenação do professor Fabrício Nunes Azevedo. As entrevistas foram feitas de forma on-line, entre os dias 1º e 8 deste mês.      

Para Azevedo, é importante observar que a compra da casa continua sendo a mais importante, como apresentando em outros pesquisas, mas a diferença não é discrepante em relação a outros sonhos. 

“A gente vê muito viajar, pagar os estudos. As pessoas estão adiando um pouco os sonhos da festa de casamento, de ter filhos”, observou. Ter a festa para comemorar a união matrimonial é o maior sonho de 38,6% dos entrevistados, já ter filho foi a resposta de 11,3%.

A reportagem foi às ruas conversar com consumidores que disseram que a casa, para eles,  é sinônimo de estabilidade, segurança, independência. Em relação ao turismo, o economista Eduardo Araújo avalia que a escolha pode estar relacionada a questões comportamentais.

Como exemplo, citou a “necessidade de escapar temporariamente da rotina diária e a antecipação de uma viagem como fonte de felicidade e bem-estar”.   

A pesquisa apontou ainda que os capixabas têm interesse em investir em educação, que traz uma séria de benefícios, ampliando horizontes. “É positivo, visto que estudos mostram que a escolaridade é um importante fator para a ascensão social e econômica”, acrescentou o economista. 

Busca por imóvel

Imagem ilustrativa da imagem Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas
Jennifer Barbosa de Carvalho |  Foto: Leone Iglesias/AT

Morar de aluguel gera uma sensação de insegurança para muitos consumidores. Ter uma casa para morar com o filho, de 7 anos, é o sonho da autônoma Jennifer Barbosa de Carvalho,  de 23 anos. 

Na semana passada, ela estava avaliando alguns apartamentos para alugar, já que o dono do imóvel em que mora atualmente o pediu de volta.   

Para realizar seu objetivo,  está estudando, cursa o quarto período de Direito. “A casa própria para mim significa estabilidade”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Casa própria e viagem são os principais sonhos dos capixabas
|  Foto: Reprodução

Sentimentos norteiam as decisões de consumo

 Pesquisas relacionadas a neuromarketing apontam que a maior parte das decisões do consumidor são irracionais.  A psicóloga Amanda Boynard destacou  o  ser humano não  faz escolhas baseadas apenas em sobrevivência, mas também na satisfação que elas trazem.

Um dos investimentos que chamam a atenção pela satisfação são as viagens. Há quem trabalhe o ano inteiro esperando pelas férias para conhecer um lugar especial. 

 O momento é uma oportunidade de conhecer outros lugares, outras culturas, se conectar consigo mesmo e com as companhias. Mas também é uma oportunidade de descansar a mente, renovar as energias, conforme especialistas.

Entre os sonhos está por exemplo realizar uma festa de casamento, que é algo que mexe com o imaginário de muitos casais. Também se faz presente o desejo de comprar ou trocar de carro e o de ter filho, que envolve grande responsabilidade.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada pela Empresa Júnior da Universidade Vila Velha (Ejuvv) a pedido da Rede Tribuna,  sob coordenação do professor Fabrício Nunes Azevedo. 

As entrevistas foram feitas de forma on-line, entre os dias 1º e 08 deste mês. Universitários realizaram o  levantamento dos dados. Ao todo foram 311 entrevistados, moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica , Fundão, Guarapari, Serra, Viana e do interior do Estado, com idade entre 21 e 50 anos.

De acordo com a pesquisa, 37,6% se identificaram como sendo do gênero masculino, 56,6% como sendo do gênero feminino, e os 5,8% restantes como sendo de outros gêneros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: