Governo anuncia revisão em cerca de 800 mil benefícios, como auxílio-doença
Previsto para acontecer a cada dois anos, processo não era realizado desde 2019
Escute essa reportagem
A partir de agosto, o governo fará uma revisão dos benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença). Em maio deste ano, o número total de benefícios concedidos desse tipo (incapacidade administrativa e análise administrativa) somava 1,36 milhão.
O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta sexta-feira (05). De acordo com informações do G1, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos, mas, no caso dos benefícios temporários, o processo não era realizado desde 2019.
O ministro disse ao G1 que cerca de 800 mil pessoas poderão ser convocadas a fazer um novo exame para saber se ainda estão aptas a receber o benefício.
"Isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício", afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Posteriormente, Lupi explicou que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, já que alguns casos podem ser resolvidos apenas com o cruzamento de dados cadastrais.
O processo será gradativo para que não haja filas nos postos de atendimento, ou seja, não haverá uma convocação automática.
Comentários