Governo anuncia R$ 2,3 bilhões e contratações para obras na BR-262
Previsão é que editais para contratação e gerenciamento do 1º trecho, entre Viana e Conceição do Castelo, saiam no início de 2026
O impasse sobre a BR-262 começa, literalmente, a ganhar novo contorno. O governador Renato Casagrande anunciou na última quinta-feira (11) que os editais da contratação e do gerenciamento da primeira etapa da rodovia — de Viana até a entrada de Conceição do Castelo — devem ser publicados no início do ano que vem.
“Nós, do governo do Estado, alocamos R$ 2,3 bilhões do Acordo de Mariana (MG) para que possamos dar início a essa obra. Os projetos já estão prontos e encontram-se em fase de elaboração dos editais. A nossa expectativa é essa: que possamos destravar um investimento importantíssimo para o desenvolvimento de todo o nosso Estado, para a ligação com Minas Gerais e para o apoio ao turismo e à agricultura dessa região”.
Chamada de nova BR-262, a rodovia será dividida em lotes: entre Viana e Marechal Floriano (com novo trajeto); de Marechal Floriano a Pedra Azul (Domingos Martins); e, em seguida, até a entrada de Conceição do Castelo. Nas fases 4 e 5 — entre Venda Nova do Imigrante e a divisa com Minas Gerais — a duplicação será por meio de concessão.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-ES) informou que o projeto de engenharia que envolve a BR-262 ES — que irá adequar a capacidade de duplicação de rodovia e restauração da pista existente da BR-262/ES, do km 15,9 ao km 196, na divisa ES/MG — , concluiu a fase dos estudos preliminares e agora inicia a fase de projeto básico, totalizando cinco segmentos de obras, que serão executados em duas etapas.
Em relação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Dnit informou que está em revisão pelo Consórcio Pedra Azul. Já o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) em análise pelo Consórcio Siunts.
De acordo com o Dnit, já foi iniciado o pagamento da taxa do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a solicitação das anuências municipais. Após a entrega dos estudos revisados, será feito o protocolo do requerimento da licença prévia.
Em relação aos valores, o contrato passou por uma adequação orçamentária e teve o prazo oficialmente estendido. “O investimento atualizado chega a aproximadamente R$ 27,4 milhões, reforçando a complexidade e a importância do projeto para a região”, disse o Dnit.
A prorrogação será de 263 dias consecutivos, com data de término da execução em 30 de setembro de 2026. O cronograma ajustado segue com previsão de término da primeira etapa, que compreende os lotes 1, 2 e 3, em janeiro de 2026, e os 4 e 5, em maio de 2026.
A segunda etapa tem previsão de término dos lotes 1, 2 e 3 em junho de 2026, e os lotes 4 e 5, em setembro do próximo ano.
Saiba Mais
Cronologia
Projeto Básico
Em 2023, o projeto básico da duplicação da BR-262 foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A duplicação da rodovia entrou como parte do Novo Acordo Rio Doce, firmado por causa do desastre de Mariana (Minas Gerais).
Dos valores destinados ao governo estadual, R$ 2,3 bilhões serão repassados para as obras de duplicação.
Para facilitar a licitação, a duplicação será dividida em três trechos: entre Viana até o Posto do Café, em Marechal Floriano; de Marechal Floriano até Pedra Azul (Domingos Martins); e, na sequência, até a entrada de Conceição do Castelo.
A rodovia terá um novo trajeto entre Viana e Marechal Floriano. Esse novo contorno da rodovia terá menos curvas e reduzirá a viagem entre os dois municípios em pelo menos quatro quilômetros. Já o tempo de viagem até a divisa do Espírito Santo com Minas deverá ser reduzido em 30%.
O projeto
Trecho total: 180 quilômetros serão duplicados, sendo 30 quilômetros de trechos novos que vão substituir o original.
O projeto terá seu início no entroncamento com a BR-101 em Viana, km 15,9;
Chega ao seu final no km 196, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, no município de Irupi (ES).
O que vem por aí
O trajeto entre Viana e a divisa com Minas Gerais deverá ganhar 50 viadutos/passagens inferiores; 28 pontes; 6 passarelas para pedestres; 4 túneis; 31 intersecções em desnível; 24 retornos operacionais.
A nova BR-262 não terá mais semáforos nem retornos distantes para acessar as cidades. Eles serão substituídos por obras de arte, que são pequenos túneis de concreto, além de elevados e mergulhões.
Em Venda Nova do Imigrante, será construído um túnel de 1 km de extensão, entre pedras.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários