Fila do INSS aumenta no ES e já chega a 37 mil
Número supera o que foi registrado no fim de 2024. Inconsistências nos pedidos feitos pelo trabalhador também bloqueiam processos
Escute essa reportagem

A fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem crescendo nos últimos meses no ES, chegando a 37.239 pedidos aguardando um retorno do órgão.
Do total, 22.993 pedidos no estoque referem-se a benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensão por morte e salário maternidade.
Os demais são requerimentos em exigência com o segurado (quando há documento ou informação pendente), além dos requerimentos assistenciais, que incluem os pedidos do Benefícios de Prestação Continuada (BPC).
Os dados são de novembro de 2024 e foram divulgados no Portal da Transparência, pelo Ministério da Previdência Social. Os números de dezembro ainda não foram disponibilizados.
Em setembro do ano passado, o estoque tinha sido de 34 mil pedidos no ES. Já em julho de 2024, o total foi de 28 mil.
O tempo médio de espera na fila de análise dos requerimentos tem sido de 39 dias no País, apesar da meta do ministério ser reduzir esse tempo para 30 dias.
O coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo (Sindinapi-ES), Jânio Araújo, afirmou que a falta de servidores é hoje o maior dos empecilhos para esse represamento das demandas.
“Além disso, às vezes o próprio trabalhador quer dar entrada sozinho no seu benefício, já que o portal permite isso. No entanto, muitas vezes ele esquece de anexar algum documento ou alguma informação. Com essas inconsistências, há um bloqueio no processo e é aberto prazos para correção”, frisou Janio Araújo.
Ele ressaltou que se o pedido for feito por conta própria, é preciso se certificar de que todos os dados e documentos estão corretos. “O ideal é ser acompanhado por um especialista”, orientou.
A advogada do trabalho e previdenciário Patrícia Diogo ressaltou que o INSS tem prazos que podem variar de 30 a 90 dias, dependendo do benefício requerido.
A advogada especialista na área previdenciária e trabalhista Edilamara Rangel destacou que, infelizmente, os prazos não têm sido cumpridos, em razão do grande volume de requerimentos.
“Tenho segurados que estão aguardando seis meses um retorno de uma resposta da perícia. É lamentável”.
Exigência de biometria e alta demanda entre os obstáculos
Diante dos últimos dados disponibilizados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que tem intensificado seus esforços para reduzir o tempo de espera e o estoque de requerimentos, implementando medidas para agilizar a análise dos pedidos.
O órgão destacou que o represamento no número de requerimentos nos últimos meses é reflexo da greve dos servidores e peritos, além das alterações na lei, que passou a exigir biometria para o BPC, e do aumento natural da demanda.
“As medidas adotadas pelo INSS têm contribuído para a redução da fila de espera e para a melhoria do atendimento”, disse em nota.
Entre elas, está a digitalização dos processos, com envio on-line de documentos, agilizando a análise e evitando a necessidade de deslocamento às agências.
O órgão também citou mutirões de atendimento, investimento em inteligência artificial e contratação de novos servidores, além de realocação para áreas mais críticas como medida. Outra ação é a simplificação de procedimentos, exigindo menos documentos.
A meta, segundo o INSS, é analisar pedidos em até 30 dias, para casos administrativos, e 45 dias para casos que exigem perícia médica, mas com “desafios significativos para atingir esse resultado”.
Opiniões



Entenda
Fila no País
Benefícios previdenciários - INSS: 717.784
Perícia médica: 452.581
Benefícios assistenciais (BPC-Loas): 449.196
Requerimentos em exigência com o segurado: 365.529
Total de pedidos aguardando: 1.985.090
Tempo de espera: 39 dias é o tempo médio de concessão de benefícios.
Tempo de espera de principais benefícios
Benefícios assistenciais: 64 dias
Pensões: 52 dias
Aposentadorias: 39 dias
Benefício por incapacidade: 37 dias
Salário-maternidade: 24 dias
Fila no Espírito Santo
Benefícios previdenciários
Aposentadoria por idade: 3.282
Aposentadoria por tempo: 1.725
Salário-maternidade: 1.481
Pensão por morte: 1.691
Auxílio reclusão: 122
Outros: 50
Benefícios por incapacidade: 14.642
Total de estoque previdenciário: 22.993
Outros pedidos
Benefícios assistenciais (BPC): 6.367
Requerimentos em exigência com o segurado: 7.879
Pedidos nos últimos meses de 2024 no ES
Novembro: 37.239
Setembro: 34.868
Agosto: 32.600
Julho: 28.198
Fonte: INSS.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários