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Economia

Excesso de ligações com oferta para antecipar FGTS

Empregados têm sido assediados por telefone, supostamente por bancos, para fazer a antecipação do saque aniversário


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Imagem ilustrativa da imagem Excesso de ligações com oferta para antecipar FGTS
Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS. |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ligações insistentes  de supostos  bancos oferecendo antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm tirado a paz de consumidores.

Incomodada,  a  professora Milena Xibile Batista, 41 anos, contou: “Todo dia recebo, pelo menos, três mensagens no WhatsApp e  cinco ligações. Eu bloqueio e eles vêm com outros números”, revelou.

Ela explicou que vê essa situação como uma falta de respeito, já que seus próprios dados estão sendo utilizados para tirar o seu sossego. “Trabalho em dois empregos. Preciso atender as ligações e isso me atrapalha”.  

Outro consumidor que anda recebendo ligações, mas preferiu não se identificar,  revelou as argumentações que escuta do outro lado da linha: “Estão falando que está  acabando o período para você pegar o saque-aniversário, dizendo que é a última oportunidade, que só tem mais um mês”.

Essa antecipação do saque-aniversário do FGTS é, na verdade, um empréstimo. O sócio da Pedra Azul Investimentos, com 18 anos de experiência em bancos, Lélio Monteiro, explicou como funciona. 

Segundo ele, os bancos emprestam esse dinheiro para o cliente, tendo o saque-aniversário do  FGTS como garantia.  “A Caixa garante o pagamento para o banco e ele empresta com  uma taxa de juros menor”.

Como o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já externou a intenção de acabar com o saque-aniversário e sem ele não há empréstimo, a possibilidade do fim do prazo é uma das argumentações. 

O  saque-aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS.

Lélio explicou que para pessoas que estão endividadas, fazer o saque para pagar contas com juros mais altos é um bom negócio. Já se for para consumir, é importante analisar bem. Perguntas como: esse  item é realmente necessário? Preciso comprar agora?, por exemplo, podem ajudar.

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O Santander informou “que não faz esse tipo de abordagem. O Banco do Brasil alertou para desconfiar de mensagens com senso de urgência.  Itaú, Bradesco, Caixa e C6 Bank não responderam até o fechamento da edição. 

A reportagem procurou o Procon em busca de orientações para as pessoas, mas não obteve retorno.

Não fornecer dados pessoais e bancários

Banco do Brasil 

O Banco informou, por nota, que  “não realiza chamadas telefônicas a partir do 4004-0001”. E aconselha: “Desconfie de mensagens que falem sobre benefícios exagerados ou com senso de urgência”.

Santander

O Santander informou, por meio de nota, “que não faz esse tipo de abordagem e orienta os consumidores, caso desconfiem do contato, a não fornecer dados pessoais e bancários, e contatar a instituição pelos seus canais oficiais”.

Febraban 

A Febraban deu algumas dicas para ajudar o consumidor a entender o que o banco pode fazer e como se prevenir de fraudes.

Telemarketing

Segundo a federação, nas ações de telemarketing, respeitadas as legislações que tratam do “Não me Perturbe”, a instituição financeira  poderá contatar o consumidor em dias úteis, de segunda a sexta-feira,  entre 9h e 21h; e aos sábados, entre 10h e 16h.

Para quem os bancos podem ligar

De acordo com a  federação, os bancos podem fazer a ligação ofertando a antecipação do FGTS aos consumidores  que não estejam cadastrados no sistema Não me Perturbe.  A regra é que seja respeitado o teto de taxa, que é de 2,05% a.m.

Antecipação de saque

Os trabalhadores, segundo a federação,  cadastram as instituições financeiras com as quais podem, no futuro, operar o produto. Tendo interesse de contratar o serviço, deve consultar o aplicativo da Caixa e verificar se a instituição financeira que o contactou é uma das cadastradas.

Recomendação 

Não responda mensagens de WhatsApp.

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