Estado vai oferecer linhas de crédito com pagamento em até 48 meses
Escute essa reportagem

Anunciado pelo governador Renato Casagrande, na manhã deste sábado (28), um novo pacote econômico durante este período de pandemia do coronavírus prevê a abertura de linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, empresas de médio porte e profissionais autônomos. Ao todo, R$ 300 milhões serão destinados para fomentar a economia.
Na maior parte das opções, a liberação de crédito será vinculada a não demissão de funcionários, enquanto o financiamento estiver em vigor. O objetivo maior é o auxílio para o pagamento de salários dos funcionários.
No caso de pequenas e médias empresas, o benefício será concedido por três meses, com carência de 6 meses e financiamento em até 48 vezes. A gestão do crédito será coordenada pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Já no caso artesãos, representantes da economia solidária, micro e pequenos empreendedores (MEI) e trabalhadores autônomos, a linha será de até R$ 5 mil, sem juros, com seis meses de carência e financiamento de 24 meses. O Banestes será o responsável por este serviço.
“Quem tem mais instrumentos para atuar nesse momento é o Governo Federal, mas estamos também aportando recursos para complementar essa ajuda. Temos que proteger o empreendedor e proteger os empregos”, destacou o governador Renato Casagrande.
Veja abaixo outras medidas anunciadas pelo governo:
- Prorrogação do pagamento da parte do ICMS do Simples Nacional por 3 meses;
- Renovação automática de Certidões Negativas de Débito – CND estaduais por 90 dias;
- Extinção em definitivo do SINTEGRA a partir de março/2020, para todas as operações;
- Prorrogação automática por 90 dias do prazo de vencimento de todas as licenças e alvarás emitidos pelo Poder Público estadual;
- Aceite de documentos digitalizados em processos, com assinatura eletrônica, durante todo o período de restrição de funcionamento dos órgãos públicos estaduais;
- Postergação por 90 dias a exigência da renovação do Registro FUNDAP, a ser regulamentada pelo BANDES;
- Prorrogação por 90 dias dos prazos para a entrega da autenticação de livros fiscais;
- Suspensão dos prazos para a apresentação das impugnações administrativas (defesas) e/ou recursos, nos processos administrativos no âmbito da Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo;
- Suspensão, por 90 dias, dos processos ou procedimentos administrativos tendentes à exclusão de contribuinte do parcelamento por inadimplência de parcelas; protesto do débito fiscal; ajuizamento de execuções fiscais; execução das penhoras de faturamento deferidas nas execuções fiscais; exclusão de empresas do INVEST ou COMPETE, exceto se houver possibilidade de ocorrer prescrição ou decadência;
- Suspensão de todas as publicações, intimações, audiências, sessões de julgamento e prazos em curso em todos os processos administrativos, inclusive disciplinares e tributários, ressalvadas as questões urgentes envolvendo, sobretudo, a concessão de benefícios aos cidadãos, no âmbito do Estado do Espírito Santo, sua administração direta e indireta, inclusive das autarquias, fundações públicas, agências reguladoras e conselhos, durante todo o período de restrição de funcionamento dos órgãos públicos estaduais.
Comentários