Está com dívida no cartão de crédito? Saiba como negociar
Ao atrasar uma dívida de cartão de crédito, a primeira coisa que pode acontecer é ter o nome negativado
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Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelou que o cartão de crédito lidera a lista das principais contas em atraso, contribuindo com 31% dos casos de inadimplência.
No Espírito Santo, há cerca de 3 milhões de cartões de crédito, uma média de três para cada consumidor, sendo em torno de 1 milhão de consumidores. Destes, 49% estão com pagamento atrasado há pelo menos 90 dias.
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O que acontece se não pagar?
. Ao atrasar uma dívida de cartão de crédito, a primeira coisa que pode acontecer é ter o nome negativado.
. Quando você não paga a fatura no prazo, o banco ou instituição financeira tem autorização para incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.
. Ou seja: você ficará com o nome negativado e, por isso, terá grandes dificuldades para conseguir liberação de empréstimos, financiamentos, parcelamentos em lojas e novos cartões de crédito.
. Há casos em que os bancos aguardam 90 dias de dívida para negativar o pagamento. Porém, isso não é regra, também ocorrendo após 30 dias sem pagamento.
Como renegociar valores
Banco do Brasil
-Condições: as taxas de juros dependem do perfil do cliente, tempo de atraso e o tipo da dívida. O prazo máximo de pagamento é em até 120 meses. Os descontos são de até 96% para pagamentos à vista.
-Onde renegociar: nas agências; no aplicativo do banco; no internet banking (nos endereços bb.com.br/renegocie, para pessoas físicas, ou no bb.com.br/renegociepj, para pessoas jurídicas); ou no WhatsApp, enviando #renegocie para o número (61) 4004-0001.
Caixa
-Condições: o prazo máximo de pagamento é em até 120 meses. Os descontos são de 40% a 90% para pagamentos à vista.
-Onde renegociar: na página do Desenrola no site da Caixa (caixa.gov.br/desenrola/); e no WhatsApp, pelo número 0800-104-0104.
Santander
-Condições: a taxa de juros depende do tipo da dívida. O prazo máximo de pagamento é em até 120 meses. Os descontos são de até 90%, dependendo do caso.
-Onde renegociar: nas centrais de atendimento telefônico (4004-3535, nas capitais e nas regiões metropolitanas, e 0800-702-3535, nas demais localidades), ou no site santander.com.br/renegociacao/.
Bradesco
-Condições: a taxa de juros depende do tipo da dívida. O prazo máximo de pagamento é em até 60 meses.
-Onde renegociar: nas agências, nos caixas eletrônicos, no aplicativo, no site nd-bradesco.negociedigital.com.br/ ou via WhatsApp, no número (11) 4858-5151.
Itaú
-Condições: Oferece descontos atrativos, com redução de taxas de juros de até 60% para dívidas em atraso e condições especiais para a renegociação.
-Onde renegociar: No Whatsapp 11 4004 1144, pelo site https://renegociacao.itau.com.br/ e pelo aplicativo.
Banestes
-Condições: Oferece condições especiais para pagamento de débitos em aberto, como descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 120 meses.
-Renegociações pelo site www.banestes.com.br/zeradivida ou Feirão Zera Dívida Banestes, que em agosto passará por municípios das regiões Sul e Serrana, entre os dias 7 e 18.
C6
-Condições: A taxa de juros é a partir de 1,2% ao mês. As faturas em atraso podem ser parceladas em até 60 vezes com desconto de até 90%.
-Onde renegociar: No chat do aplicativo ou por telefone 3003 6116 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 6606116, para demais localidades.
Inter
-Condições para clientes com faturas atrasadas até 60 dias: Há a negociação amigável, que pode ser feita direto no aplicativo do banco, com entrada a partir de R$ 10, parcelas em até 36x, taxas de juros reduzidas, negociação prática e direto pelo app.
-O cliente tem autonomia para escolher o valor de entrada e a quantidade de parcelas.
-Condições para clientes com dívidas do cartão acima de 60 dias: A negociação é realizada pelo site negocie.bancointer.com.br/login, com descontos estendidos para aliviar o valor da dívida (os descontos variam mês a mês), parcelamento em até 18x, e parcelamento sem taxa de juros.
Nubank
- Pelo aplicativo do Nubank para smartphones é possível simular condições de renegociação indo na opção “simule agora” na área de “cartão de crédito” para verificar as opções.
Sete erros no uso do cartão
1 - Aceitar que o limite do cartão seja maior do que a renda
Quando o banco vai aumentando o limite, o consumidor deve entrar em contato e pedir para reduzir.
2 - Não conferir a fatura
Nesse caso, o consumidor pode até mesmo deixar passar “cobrança indevida”, entre outras situações.
3 - Não olhar a taxa de juros
Sem fazer essa avaliação, o consumidor acaba pagando muito mais por um produto ou serviço, do que ele realmente custa.
4 - Pagamento a perder de vista
Nesse caso, é comum o consumidor esquecer das parcelas e fazer outros compromissos sem considerá-las.
5 - Ter vários cartões
Muitos cartões são sinônimos de muitas faturas, muitas datas para ficar atento. Isso eleva o risco de falhas no planejamento. Segundo especialistas o ideal é ter no máximo dois.
6 - Parcelamento com cobrança de juros é outro erro
Nesse caso, se há possibilidade, é melhor fazer o pagamento à vista.
7 - Emprestar cartão de crédito
Seja para amigos ou familiares, emprestar e depois ficar sem graça de cobrar é outro problema comum.
Fonte: Especialistas e bancos citados na reportagem.
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