Empresa interessada em entrar na ZPE em Aracruz
Essa será a primeira ZPE privada do País e a terceira a ser criada
Escute essa reportagem
Há poucos passos de entrar em atividade, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz, no Norte do Estado, já conta com empresa interessada em se instalar na região.
É o que afirma o prefeito Doutor Coutinho, que informou ter conhecimento de negociações sendo feitas entre uma termoelétrica do Rio Grande do Sul e a Imetame, empresa que irá administrar o espaço.
Essa será a primeira ZPE privada do País e a terceira a ser criada. Com previsão de ocupar inicialmente 500 mil metros quadrados, o empreendimento pode chegar, no futuro, a dispor de um espaço de 2,5 milhões de m destinado ao processamento de mercadorias para importação, exportação e outras atividades aduaneiras.
O local fica a apenas 13 quilômetros do futuro Porto da Imetame, em construção no distrito de Barra do Riacho desde julho de 2021.
Procurado pela reportagem de A Tribuna, o Ministério da Casa Civil afirmou que a proposta segue em fase final de análise e pode ser encaminhada ainda no mês de outubro. “A previsão é de que ocorra em breve, mas não podemos cravar uma data no momento”, disse a assessoria.
Coutinho ainda confirmou o início da construção de uma fábrica da Excim, do ramo da indústria têxtil. O investimento, segundo o prefeito, é de cerca de R$ 200 milhões. “Já estão aqui, começaram a fazer a estrutura”, contou.
Comentários