Sebrae alerta mulheres para falta de gestão de negócios
A falta de preparo para lidar com as intempéries da vida empresarial leva muitas empresas a fecharem as portas
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Embora a força feminina seja a que impulsiona os negócios dentro de casa, a falta de preparo para lidar com as intempéries da vida empresarial leva muitas empresas a fecharem as portas antes de completar cinco anos.
E o maior motivo não é mais a falta de capital ou de linhas de crédito, como antigamente, mas sim a falta de gestão do negócio.
“Entendemos que sem formação adequada para empreender, surgem muitas fragilidades que podem levar o negócio próprio ao fracasso. É necessário estudar primeiro o mercado, fazer um plano de negócio, manter em dia a capacitação e o aperfeiçoamento”, ensina o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo.
Ele destaca que o órgão tem mais de 800 soluções para orientar quem empreende. “Antes de empreender é importante criar o plano de negócios, orientar-se sobre as melhores práticas e a área de empreendimento. Como uma boa parcela dos que empreendem pela primeira vez não têm plano de negócio, a vida curta dessa empresa é uma grande possibilidade”, explica Pedro.
O Sebrae vem conseguindo reduzir a taxa de mortalidade das empresas com treinamento direcionado ao empreendedor de forma on-line e presencial. Cursos, palestras, vídeos e diversas informações estão disponíveis no portal do Sebrae na internet e também por telefone.
Além de abrir as portas para o empreendedor, os técnicos do Sebrae estão visitando empresas e firmando parcerias com prefeituras e entidades de classe, como contadores, para facilitar a vida desses novos empresários.
A maior parte dos serviços oferecidos é gratuita. No caso de consultorias especializadas, o órgão subsidia 70% do custo.
“Antes de empreender, é importante criar o plano de negócios, orientar-se sobre as práticas Pedro Rigo, superintendente do Sebrae
Prêmio para mulheres de negócios
Vai até 31 de julho o prazo para mulheres de negócios disputarem o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Criado em 2004, a premiação tem como objetivo valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil, homenageando empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial.
Mulheres que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir.
De acordo com o Sebrae, 100 mil mulheres já se inscreveram desde a criação do prêmio.
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