ES tem 240 mil mulheres de negócios
Novo projeto da Rede Tribuna vai contar histórias de empreendedorismo e dar dicas de sucesso nos negócios
Escute essa reportagem
Empreender é coisa de mulher, sim! Os números falam por si. Somente nos primeiros quatro meses do ano, no Espírito Santo, cerca de 18 mil mulheres iniciaram um negócio próprio como empreendedoras individuais ou à frente de micro e pequenas empresas.
Dos 452,9 mil pequenos negócios em funcionamento, 240 mil (53%) deles têm mulheres no comando, segundo dados do Sebrae. É com essas mulheres que a Rede Tribuna começa a conversar mais de perto, com a criação do quadro “Empreendedorismo Capixaba – Mulheres que Inspiram”.
Será um produto semanal integrado do jornal impresso e digital, on-line, TV e rádios da Rede Tribuna, que pretende dar visibilidade ao forte espírito empreendedor e criativo feminino, ao apresentar histórias capixabas reais de sucesso e de superação de dificuldades, destacando mulheres de negócios, nas mais diferentes áreas.
“Queremos ter um forte papel fomentador de oportunidades e de relacionamentos, bem como ser instrumento de divulgação de cursos e de serviços existentes que possam contribuir para o desenvolvimento delas”, explica a diretora comercial, Lenise Loureiro.
Desde a pandemia, quando muitas pessoas perderam seus empregos, o empreendedorismo tem crescido e levado centenas de milhares de mulheres a optar pelo negócio próprio a fim de sustentar suas famílias.
E os números no empreendedorismo não param de crescer. De janeiro a abril, foram abertos 33.862 pequenos negócios no Estado, sendo 25.337 Micro Empreendedores Individuais (MEI), 7.198 Micro Empresas (ME), 954 Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Para o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, é grande o potencial feminino no Espírito Santo e os setores que mais empreendem atualmente são os de marketing digital e comércio de alimentos.
“O quadro societário das empresas tem ligeira vantagem numérica de empreendedoras mulheres. O público feminino e masculino está bem próximo na taxa populacional, mas a mulher é mais corajosa. Quando o assunto é empreender, elas têm mais perfil. Aqui no Sebrae, por exemplo, 70% dos colaboradores são mulheres. Elas conseguem conciliar casa, trabalho e negócio próprio”, explicou.
Ceramista vive da arte
A ceramista Teresa Drago vive da sua produção de cerâmicas e das aulas do ateliê. Apaixonada pela arte desde os anos 90, quando foi monitora da disciplina de cerâmica no curso de Artes da Ufes, ela passou a se dedicar exclusivamente ao ateliê em 2001.
Em 2021, criou o ateliê Drago Cerâmicas, onde junto com a irmã, Luisa, dá cursos de torno e modelagem, além de produzir peças utilitárias e decorativas, que vende pelo instagram @dragoceramica.
A produção atende também restaurantes, cafeterias e lojas.
Empreendedorismo capixaba
Cerca de 95% das empresas capixabas são pequenos negócios.
O ES possui 453.904 mil pequenos negócios abertos
MEIs são maioria, somam 304.688 negócios ativos, ou seja 67,27%.
Microempresa são 126.437 negócios.
Empresa de Pequeno Porte são 21.779 negócios.
As MPEs são as que mais geram emprego no ES e representam 57,5% dos empregos gerado de janeiro a abril deste ano.
Foram abertos este ano 33.862 pequenos negócios, sendo: 25.337 MEI, 7.198 ME e 954 EPP.
Fonte: Sebrae.
Comentários