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Economia

Dinheiro some e cliente de banco fica sem comer

Servidor se deparou com saldo negativo no cheque especial e, sem dinheiro, não conseguiu almoçar. Falha ocorreu no sistema do Bradesco


Um cliente do Bradesco em Vitória não só levou um susto ao perceber, nesta segunda-feira (27), que todo seu saldo havia desaparecido — e que ficou no vermelho com o limite do especial —, como acabou sem dinheiro para abastecer o carro e pagar pelo almoço.

O consumidor é funcionário público e pediu para não ter o nome divulgado. Só no início da noite o problema, que ocorreu com vários clientes do banco em todo o País, foi revertido. A situação durou, para alguns clientes, cerca de 12 horas, conforme a Agência O Globo.

O Bradesco, em nota, informou que “os saldos das contas correntes de parte de seus clientes que tiveram problema estão sendo atualizados gradualmente. Em breve estará totalmente normalizado”. O banco lamentou o ocorrido.

No caso do servidor capixaba, a surpresa foi em ver que, além de perder todas as economias, ainda ficou no limite do cheque especial. Sem dinheiro, ele contou que não conseguiu comprar refeição e nem abastecer seu carro durante o dia.

O Bradesco informou pela manhã que seu “processamento noturno não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes e a situação deve ser regularizada em breve”, conforme informações da Agência Globo.

A instituição não deu detalhes sobre o que teria provocado a falha ou quanto tempo levaria para que ela fosse corrigida.

Orientações

Se o consumidor não teve prejuízo além do transtorno, o presidente do Procon-RJ Cássio Coelho explica que não há direito de indenização. O alerta é para o caso de atraso no pagamento de contas, por conta do sumiço do dinheiro, diz Adriano Fonseca, advogado da Proteste, disse à Agência O Globo. Mais orientações estão na tabela ao lado.

Não consegui pagar conta

Segundo o advogado Adriano Fonseca, os clientes que não conseguiram pagar conta com vencimento ontem por falta de saldo podem exigir que o Bradesco arque com juros e multas. “Podem ser observados danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento.”

Fonseca indica que qualquer dano ao cliente que seja vinculado a uma prática de terceiros deve ser reparado integralmente pelo banco. Mas, sem prejuízo, não há indenização.

Onde devo registrar queixa?

O cliente deve juntar protocolos de atendimento e todo tipo de prova dos danos ocorridos no período de transtorno. O primeiro registro é no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Bradesco, por telefone ou pelo site.

É importante deixar registrado o valor que “sumiu” da conta e o transtorno que essa situação causou. Também pode-se procurar o Procon e o site consumidor.gov.br

Pix negado

Neste caso há falha na prestação do serviço bancário. Segundo o art. 14 do CDC, a instituição responde pela reparação dos danos causados. O consumidor deve documentar a negativa de transferência ou de Pix, informar o banco, guardar os comprovantes. Demonstrado o prejuízo é possível solicitar judicialmente reparação dos danos.

Fonte: Agência O Globo.

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