Dinheiro some e cliente de banco fica sem comer
Servidor se deparou com saldo negativo no cheque especial e, sem dinheiro, não conseguiu almoçar. Falha ocorreu no sistema do Bradesco
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Um cliente do Bradesco em Vitória não só levou um susto ao perceber, nesta segunda-feira (27), que todo seu saldo havia desaparecido — e que ficou no vermelho com o limite do especial —, como acabou sem dinheiro para abastecer o carro e pagar pelo almoço.
O consumidor é funcionário público e pediu para não ter o nome divulgado. Só no início da noite o problema, que ocorreu com vários clientes do banco em todo o País, foi revertido. A situação durou, para alguns clientes, cerca de 12 horas, conforme a Agência O Globo.
O Bradesco, em nota, informou que “os saldos das contas correntes de parte de seus clientes que tiveram problema estão sendo atualizados gradualmente. Em breve estará totalmente normalizado”. O banco lamentou o ocorrido.
No caso do servidor capixaba, a surpresa foi em ver que, além de perder todas as economias, ainda ficou no limite do cheque especial. Sem dinheiro, ele contou que não conseguiu comprar refeição e nem abastecer seu carro durante o dia.
O Bradesco informou pela manhã que seu “processamento noturno não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes e a situação deve ser regularizada em breve”, conforme informações da Agência Globo.
A instituição não deu detalhes sobre o que teria provocado a falha ou quanto tempo levaria para que ela fosse corrigida.
Orientações
Se o consumidor não teve prejuízo além do transtorno, o presidente do Procon-RJ Cássio Coelho explica que não há direito de indenização. O alerta é para o caso de atraso no pagamento de contas, por conta do sumiço do dinheiro, diz Adriano Fonseca, advogado da Proteste, disse à Agência O Globo. Mais orientações estão na tabela ao lado.
Não consegui pagar conta
Segundo o advogado Adriano Fonseca, os clientes que não conseguiram pagar conta com vencimento ontem por falta de saldo podem exigir que o Bradesco arque com juros e multas. “Podem ser observados danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento.”
Fonseca indica que qualquer dano ao cliente que seja vinculado a uma prática de terceiros deve ser reparado integralmente pelo banco. Mas, sem prejuízo, não há indenização.
Onde devo registrar queixa?
O cliente deve juntar protocolos de atendimento e todo tipo de prova dos danos ocorridos no período de transtorno. O primeiro registro é no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Bradesco, por telefone ou pelo site.
É importante deixar registrado o valor que “sumiu” da conta e o transtorno que essa situação causou. Também pode-se procurar o Procon e o site consumidor.gov.br
Pix negado
Neste caso há falha na prestação do serviço bancário. Segundo o art. 14 do CDC, a instituição responde pela reparação dos danos causados. O consumidor deve documentar a negativa de transferência ou de Pix, informar o banco, guardar os comprovantes. Demonstrado o prejuízo é possível solicitar judicialmente reparação dos danos.
Fonte: Agência O Globo.
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