COP-30: “ES apresentará melhor caminho para o mundo”, diz coordenador
Durante o evento, o governador Renato Casagrande vai apresentar a experiência do Espírito Santo no enfrentamento às mudanças climáticas
De 10 a 21 deste mês, Belém (PA) se transforma no centro das atenções globais ao receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30).
Durante o evento, o governador Renato Casagrande vai apresentar a experiência do Espírito Santo no enfrentamento às mudanças climáticas e deverá anunciar novas ações na área, que estão sendo finalizadas junto com a sua equipe.
Mas o que o evento pode trazer de oportunidades e aprendizados para o Espírito Santo?
O doutor em Ciência Florestal Luiz Fernando Schettino, falou com a reportagem sobre a sua percepção enquanto coordenador do Evento Especial COP-30 pelo Espírito Santo, em parceria com o consórcio Brasil Verde dos governadores pelo clima.
A Tribuna – Qual a importância deste evento para o Estado?
Luiz Fernando Schettino - Eu sinceramente vou dizer que o Estado vai ensinar e apresentar o melhor caminho para o mundo durante a COP-30. O Espírito Santo se destaca na luta contra as mudanças climáticas, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Sob a liderança do governador Casagrande, o Espírito Santo investe em programas de descarbonização, restauração ambiental e resiliência climática, envolvendo governos, municípios e setor privado.
Pode dar exemplos?
Para a COP-30, o Espírito Santo leva ao mundo experiências práticas, soluções inovadoras e iniciativas sustentáveis, mostrando que é possível crescer sem destruir. O Estado quer compartilhar esse modelo, inspirar outras regiões e reforçar que a proteção ambiental pode andar lado a lado com o desenvolvimento econômico.
Por exemplo, durante o evento “Restauração Florestal & Inovação: trilhas de conexão entre a ciência, as políticas públicas e a ação climática”, o governador deverá anunciar o lançamento de um edital voltado à ampliação da restauração florestal e ambiental no Espírito Santo.
O que está previsto?
É um conjunto de ações para recuperar áreas degradadas, cuidar de florestas e proteger recursos naturais, como nascentes e margens de rios. No Espírito Santo, o programa Reflorestar já recuperou mais de 10 mil hectares, com meta de 80 mil hectares. Isso melhora a biodiversidade, protege contra enchentes e seca, por exemplo.
Também serão discutidos caminhos inovadores para projetos sustentáveis com base em ciência e tecnologia.
O foco deve ser aprimorar a proteção ambiental e a sustentabilidade, sempre considerando o bem-estar das pessoas, mantendo o Espírito Santo no caminho para alcançar um modelo ideal de desenvolvimento sustentável.
COP-30
O que é ?
A COP-30 é a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, um fórum global de negociação ambiental.
O encontro é anual e é realizado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), tratado internacional firmado em 1992 e hoje ratificado por mais 190 países.
O objetivo central é avaliar o progresso das ações climáticas e tomar decisões para enfrentar a crise climática global.
Principais temas
Redução das emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade e justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários