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Economia

Consumidores de Vila Velha e da Serra são os que mais gastam

Estudo aponta as duas cidades com maior consumo no Estado, onde a população vai gastar R$ 10 bilhões a mais que no ano passado


Imagem ilustrativa da imagem Consumidores de Vila Velha e da Serra são os que mais gastam
Região da Praia da Costa, em Vila Velha, cidade onde o consumo total neste ano deve superar R$ 22 bilhões: maior gasto na cidade e no Estado é com habitação, segundo o estudo IPC Maps |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Uma notícia promete aquecer ainda mais a economia capixaba: a população vai gastar mais de R$ 137 bilhões este ano, um acréscimo superior a R$ 10 bilhões em relação ao ano passado. 

A classe B é a que representa a maior fatia de consumo, embora algumas categorias de gastos sejam lideradas pela classe C. 

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Essa é a conclusão da pesquisa IPC Maps 2023, especializada há quase 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, de acordo com fontes oficiais. 

O estudo traz ainda o ranking dos municípios onde os consumidores mais gastam no Espírito Santo. Vila Velha e a Serra saíram na frente e são as cidades com maior potencial de consumo no Espírito Santo. 

O município canela-verde, por exemplo, se mantém na liderança por mais um ano. Já a Serra ocupa o segundo lugar, posição que em 2022 era ocupada pela capital. 

Vitória, este ano, vem em terceiro lugar, mas segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora,  responsável pelo estudo, isso não significa empobrecimento da população.

“As capitais têm as qualidades e os problemas inerentes aos grandes centros, mas elas têm a importância muito forte na estratégia de consumo. As pessoas continuam se deslocando para fazer compras, nos shoppings centers. No caso de Vitória, você observa que a população é bem inferior a de Vila Velha e a da Serra”.

Sobre as preferências dos consumidores na hora de gastar sua renda, um dos setores que destacam no Espírito Santo é o de habitação, com mais de R$ 32 bilhões.

Outro destaque é a categoria de veículo próprio, com um potencial de consumo de mais de R$ 16,5 bilhões. 

Os setores de alimentação, materiais de construção, plano de saúde, medicamentos, higiene e cuidados pessoais, e vestuário confeccionado são outros exemplos revelados no estudo.

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Estado é destaque

O Espírito Santo teve desempenho positivo em termos de potencial de consumo entre 2022 e 2023, com variação positiva no cenário nacional. 

“A participação do Espírito Santo  no cenário nacional subiu de 2,016% para 2,047%. Este pequeno aumento percentual representará mais R$ 2,1 bilhões no bolso da população capixaba”, destaca Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pelo estudo.

Segundo ele, apesar de ter ocorrido processo de migração de domicílios urbanos da classe C para a Classe D/E, se comparado com o ano passado, houve aumento nos valores de potencial de consumo em todas as classes econômicas.

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Análise

“Tendência é de melhora no consumo nos próximos anos”

“São muitas condicionantes positivas para a expansão do consumo no território capixaba, que conta com uma economia equilibrada, aquecida e atraindo investimentos.

De acordo com os dados do Instituto Jones dos Santos Neves  e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre o 1º trimestre de 2023 com o 4º trimestre de 2022, a economia do Estado registou crescimento de 4,5%, resultado duas vezes superior à média nacional (1,9%). 

A expansão da economia capixaba foi puxada principalmente pelo aumento das atividades dos setores de comércio (9,9%) e serviços (8,8%). Esse importante desempenho explica em parte a ampliação do consumo contabilizada pelo levantamento do IPC Marketing. 

Além disso, o mercado de trabalho formal no Estado acumula um saldo positivo de mais 116 mil novos postos entre janeiro de 2020 e abril de 2023, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Com economia capixaba aquecida, a tendência é de melhora no consumo para os próximos anos”, diz Pablo Lira, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves e professor da UVV

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