Como aumentar nível da conta Gov.br para recuperar o dinheiro perdido em bancos
A conta pode ser criada por computador, tablet ou celular
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Cidadãos com dinheiro esquecido em bancos e financeiras que precisam acessar o SVR (Sistema Valores a Receber) do Banco Central para receber os valores e contribuintes que pretendem autorizar terceiros a fazerem a declaração de Imposto de Renda 2023 precisam ter conta no sistema Gov.br nível prata ou ouro.
O selo deve ser maior que o bronze para trazer mais proteção e segurança aos dados do contribuinte.
A conta pode ser criada por computador, tablet ou celular. No computador, basta acessar o site do sistema (gov.br/governodigital) e seguir o passo a passo. São solicitadas informações como número do CPF e data de nascimento, entre outras.
No celular ou tablet, o cidadão deve baixar o aplicativo e criar a sua conta. Neste caso, é mais fácil conseguir nível prata ou bronze porque, como há acesso à câmera, o cidadão consegue provar com mais facilidade sua identidade.
O QUE É A CONTA GOV.BR?
Segundo o governo federal, a conta gov.br é um meio de acesso do usuário aos serviços públicos que são oferecidos de forma digital. Essa conta garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços.
Quem tem nível prata ou ouro acessa uma lista de serviços que podem facilitar o dia a dia. São informações ligadas ao PIS/Pasep, ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), à Receita Federal e ao SVR do Banco Central, por exemplo.
Dentre os sistemas que é possível acessar estão:
- Serviços do SUS
- Enem, Sisu, Prouni, Fies
- Carteira de Trabalho Digital
- Carteira Digital de Trânsito
- Portal Meu INSS
- Serviços da Receita Federal
- Juntas comerciais
- Portal eSocial
- Documentos militares
OS SELOS OU NÍVEIS DO GOV.BR
- BRONZE
- Acesso serviços digitais de forma limitada, que não tragam risco de exposição dos dados
- Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br
- Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais
- PRATA
- Login único para um maior número de serviços e mais proteção pessoal
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br
- Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados
- OURO
- Login único para qualquer serviço digital do governo, sem restrição de acesso
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br
- Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços com dados mais sensíveis e de maior risco
COMO CRIAR A CONTA NO PORTAL GOV.BR
O cidadão que ainda não fez sua inscrição no sistema pode acessar o gov.br/governodigital ou baixar o aplicativo Gov.br para se registrar. O aplicativo é a forma mais fácil de criar a conta, porque permite a identificação facial diretamente por meio da câmera do celular.
Quem já tem conta precisa checar o perfil atual para saber se é necessário fazer a elevação para nível prata ou ouro. Tanto a inscrição quanto a mudança de selo podem ser feitas pelo computador, mas pelo aplicativo é bem mais fácil, pois nele o cidadão tem acesso a mais serviços.
PASSO A PASSO PARA CRIAR SENHA NO GOV.BR
- Acesse o site gov.br/governodigital
- Em "Serviços recomendados para você", clique em "Criar sua conta gov.br"
- Na página seguinte vá em "Iniciar"
- Informe o CPF e clique em "Continuar"
- Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela
- A conta ouro é criada para quem tem CNH digital ou biometria facial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
- Quem não tem CNH digital ou biometria no TSE terá conta prata, que deverá ser criada por meio dos bancos credenciados, no aplicativo do banco
- O cidadão que não conseguir criar a conta Gov.br prata ou ouro responderá a um questionário e terá selo bronze
- O selo bronze não dá acesso ao sistema de valores a receber do Banco Central.
SAIBA CONSEGUIR NÍVEL PRATA NO GOV.BR PELO CELULAR:
- Acesse o aplicativo gov.br
- Clique em "Entrar com gov.br"
- Na tela seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
- Em seguida, digite a senha e clique em "Entrar"
- Na tela em que se lê "Autorização de uso de dados pessoais", vá em "Autorizar"
- No quadro azul, acima, clique em "Aumentar nível da conta"
- Para tornar sua conta prata, escolha uma das opções que o aplicativo oferece; se tiver cadastro no Denatran, use a biometria facial; se for servidor, use dados do Sigepe
- A validação também pode ser feita por meio do cadastro no seu banco na internet
- Vá onde se lê "Cadastro via internet banking" e escolha o seu banco
- Os próximos passos dependerão de cada instituição financeira; é possível conseguir a validação pelo Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Santander
COMO CONSEGUIR NÍVEL OURO NO APLICATIVO
- - Acesse o aplicativo gov.br
- - Clique em "Entrar com gov.br"
- - Digite o CPF e vá em "Continuar"
- - Depois, informe a senha e clique em "Entrar"
- - No quadro azul, acima, onde está seu nome, vá em "Aumentar nível"
- - Em seguida, acesse "Aumentar nível da conta"
- - O gov.br pedirá acesso à câmera do celular, clique em "OK"
- - Aparecerão orientações para a foto; clique em "Reconhecimento facial"
- - Enquadre seu rosto e aguarde; aparecerá a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso", vá em em "OK"
- - Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem "Validamos sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta gov.br!"
ENTENDA O SISTEMA VALORES A RECEBER
O Valores a Receber é um serviço oferecido por meio do Banco Central em que o cidadão pode consultar se tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, possa receber os valores.
Desde o dia 28 de março é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro. E, na manhã desta terça-feira (7), começaram as transferências dos valores.
QUEM PODE TER DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS E FINANCEIRAS?
Qualquer pessoa física ou jurídica que teve relacionamento com bancos ou financeiras em algum momento poderá ter direito aos valores a receber.
DE ONDE VÊM OS VALORES DO SVR?
- - O dinheiro a ser devolvido pelas instituições é referente a:
- - Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível
- - Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito
- - Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados
- - Tarifas cobradas indevidamente
- - Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas
- - Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível
- - Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível
- - Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução
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