X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Como a inteligência artificial vai revolucionar os eletrodomésticos

Inteligência Artificial vai ajudar a preparar, por exemplo, alimentos mais saudáveis e tornar mais natural relação de humanos e máquinas


Ouvir

Escute essa reportagem

Com o salto da Inteligência Artificial e a chegada da chamada IA Generativa — ou seja, capaz de criar conteúdos originais —, a tendência é de uma série de mudanças também nos eletrodomésticos com IA embarcada, a partir do ano que vem.

Melhora no diálogo entre homens e máquinas e eletrodomésticos que aprendem com os hábitos dos usuários estão entre as novidades apontadas por especialistas e fabricantes. Os detalhes dos produtos são ser apresentados na Consumer Electronics Show (CES) de 2024, mas a reportagem antecipou algumas informações sobre as novidades que vêm por aí.

Imagem ilustrativa da imagem Como a inteligência artificial vai revolucionar os eletrodomésticos
Feira COnsumer Electronics Show vai trazer os lançamentos para 2024, mas a reportagem antecipou os detalhes |  Foto: Divulgação

As TVs estão entre os aparelhos que vão mudar. A relação deve se tornar muito mais natural, explicou o especialista em Inteligência Artificial e coordenador de ambientes virtuais de aprendizado na Ufes, Otávio Lube dos Santos.

“Você diz: 'Quero assistir a um filme sobre determinado assunto' e, com base no seu histórico, a própria TV vai sugerir para você os conteúdos que devem te interessar.”

A IA será a tecnologia mais importante de 2024, segundo estudo realizado pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE). E um total de 85% das empresas no mundo tem como prioridade sua implementação, de acordo com dados da Bain & Company.

A Samsung antecipou que novos produtos com IA serão adicionados ao portfólio da marca. O gerente sênior da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil, Ricardo Tavares, disse que a mudança vai além das lavadoras e do aspirador, que já usam a tecnologia.

“Teremos geladeiras inovadoras impulsionadas por IA, que aprenderão o uso a partir da rotina dos consumidores, além de contar com recursos de alta eficiência energética”, detalhou.

Na LG, a IA será incorporada para oferecer mais praticidade, eficiência e personalização, diz Sonah Lee, Head de Marketing da LG Eletronics no Brasil. Fornos com inovações para tornar a preparação de alimentos mais eficiente e saudável estão entre as novidades.

Para TVs, o foco é proporcionar experiência visual imersiva com aprimoramentos na imagem, no som e conectividade inteligente.

A Midea vai dobrar a quantidade de categorias conectadas, conforme o gerente de Produto de Internet das Coisas da marca, Carlos Catarino. “No nosso radar, estão categorias como lava-louças, coifas, forno, cooktop e airfryer.”

O que vem por aí?

A reportagem conversou com especialistas em inteligência artificial e internet das coisas para saber o que vem de novidade, a partir do ano que vem, para os eletrodomésticos, devido a inteligência artificial.

Cozinha

Geladeira

Para 2024 - No mercado, já há geladeiras que avisam quando os alimentos estão próximos da data de vencimento. E a tendência é que as informações sobre o estado de conservação deles seja aprimorada, evitando o desperdício.

O equipamento aprenderá com a rotina dos consumidores e também terá recursos que permitirão alta eficiência energética, de acordo com a Samsung.

Entre 2024 - 2027: A geladeira poderá orientar um padrão de consumo inteligente, com base no histórico de consumo do usuário, observando o que estragou, o que acabou antes da hora, fazendo uma gestão de estoque.

Para 2030 - a geladeira deve se tornar cada vez mais personalizada, ajudando o usuário a controlar a dieta e sugerindo receitas que respeitam as restrições alimentares dele.

Ela também identificará quais alimentos estão faltando e fará compras, codificando um pedido e enviando ao supermercado, que vai recebê-lo pela Interface de Programas de Aplicações, que é uma forma de comunicação entre duas máquinas.

Fornos

A partir de 2024: oferecimento de maior personalização no preparo dos alimentos, ajudando os consumidores a manter uma alimentação mais saudável.

Até 2030 - Eles vão oferecer ao usuário a qualidade de um bom restaurante, com mais eficiência e praticidade no preparo do alimento.

Lava-louças

A máquina funcionará, por controle de voz, e será mais cuidadosa na lavagem de louças que tiverem grande valor sentimental para seus donos, por exemplo, o que mostra sua personalização. A máquina também evoluirá em relação a redução do consumo de água.

Air Fryer

Existem diversas Air Fryers inteligentes com diversas finalidades. A expectativa agora gira em torno da Air Fryer autolimpante. Especialistas explicam que já há tecnologia para isso, com interação entre sensores proporcionadas pela inteligência artificial.

A questão é que o custo benefício não compensaria, já que elevaria muito o preço do produto. Por isso, pode ser uma realidade quando a tecnologia ficar mais barata despertando o interesse das fabricantes.

Liquidificador e mixer

2027: o liquidificador e o mixer devem se fundir em um só equipamento. Uma turbina na qual podem ser acoplados copos de diferentes tamanhos de acordo com a necessidade do usuário.

O usuário vai dizer a textura que deseja obter com a trituração dos alimentos e a própria ferramenta vai se ajustar para atingi-la.

Cafeteira

A partir de 2024: A IA poderá ser usada para criar bebidas personalizadas com diferentes sabores e ingredientes, baseados nos itens disponíveis na dispensa do usuário. A cafeteira poderia sugerir, por exemplo, um café com leite e especiarias.

Lavanderia

Máquina de lavar

Ela poderá detectar automaticamente o nível de sujeira da roupa para usar a quantidade certa de água e sabão.

Limpeza

Robô aspirador

2050 - as máquinas serão capazes até mesmo de dar feedback para usuários informando onde não consegue limpar, como está a higienização do imóvel, por exemplo.

Entretenimento

Televisão

2024: os usuários passarão a escolher os programas por meio da linguagem natural. O usuário pode falar, por exemplo, que tipo de filme busca e própria TV sugere a eles as opções que devem interessá-lo.

Além disso, pelo comando de voz, os pais poderão controlar o que os filhos podem ou não acessar, em uma linguagem muito mais natural entre homem e máquina.

2029-2034: como o tempo pode ser que a televisão como a sociedade conhece hoje deixe de existir. Ela pode ser substituída por óculos inteligentes que projetam uma cena virtual para que as pessoas assistam em suas casas virtuais no metaverso - um universo virtual semelhante à realidade, onde as pessoas são representadas por avatares que interagem entre si.

Videogame

A partir de 2024: A IA poderia ser usada para criar jogos personalizados com base nas habilidades e preferências do usuário. O videogame poderá gerar um nível de dificuldade personalizado para o usuário ou poderia sugerir um novo jogo com base no histórico dele.

Som

Um sistema de som com IA poderá recomendar músicas com base em seu gosto pessoal.

Home theater

A partir de 2024: A IA pode ser usada para gerar efeitos especiais personalizados ou para controlar o sistema de som com gestos.

Ambientes diversos

Ar-Condicionado

A partir de 2024: A inteligência artificial vai trazer cada vez mais possibilidades de se ter mais conforto consumindo menos energia. A máquina inteligente vai ajudar deixando de funcionar quando vê possibilidade, alterando a temperatura quando percebe oportunidade.

Fonte: Fabricantes e especialistas citados na reportagem

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: