Como a inteligência artificial vai revolucionar os eletrodomésticos
Inteligência Artificial vai ajudar a preparar, por exemplo, alimentos mais saudáveis e tornar mais natural relação de humanos e máquinas
Escute essa reportagem
Com o salto da Inteligência Artificial e a chegada da chamada IA Generativa — ou seja, capaz de criar conteúdos originais —, a tendência é de uma série de mudanças também nos eletrodomésticos com IA embarcada, a partir do ano que vem.
Melhora no diálogo entre homens e máquinas e eletrodomésticos que aprendem com os hábitos dos usuários estão entre as novidades apontadas por especialistas e fabricantes. Os detalhes dos produtos são ser apresentados na Consumer Electronics Show (CES) de 2024, mas a reportagem antecipou algumas informações sobre as novidades que vêm por aí.
As TVs estão entre os aparelhos que vão mudar. A relação deve se tornar muito mais natural, explicou o especialista em Inteligência Artificial e coordenador de ambientes virtuais de aprendizado na Ufes, Otávio Lube dos Santos.
“Você diz: 'Quero assistir a um filme sobre determinado assunto' e, com base no seu histórico, a própria TV vai sugerir para você os conteúdos que devem te interessar.”
A IA será a tecnologia mais importante de 2024, segundo estudo realizado pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE). E um total de 85% das empresas no mundo tem como prioridade sua implementação, de acordo com dados da Bain & Company.
A Samsung antecipou que novos produtos com IA serão adicionados ao portfólio da marca. O gerente sênior da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil, Ricardo Tavares, disse que a mudança vai além das lavadoras e do aspirador, que já usam a tecnologia.
“Teremos geladeiras inovadoras impulsionadas por IA, que aprenderão o uso a partir da rotina dos consumidores, além de contar com recursos de alta eficiência energética”, detalhou.
Na LG, a IA será incorporada para oferecer mais praticidade, eficiência e personalização, diz Sonah Lee, Head de Marketing da LG Eletronics no Brasil. Fornos com inovações para tornar a preparação de alimentos mais eficiente e saudável estão entre as novidades.
Para TVs, o foco é proporcionar experiência visual imersiva com aprimoramentos na imagem, no som e conectividade inteligente.
A Midea vai dobrar a quantidade de categorias conectadas, conforme o gerente de Produto de Internet das Coisas da marca, Carlos Catarino. “No nosso radar, estão categorias como lava-louças, coifas, forno, cooktop e airfryer.”
O que vem por aí?
A reportagem conversou com especialistas em inteligência artificial e internet das coisas para saber o que vem de novidade, a partir do ano que vem, para os eletrodomésticos, devido a inteligência artificial.
Cozinha
Geladeira
Para 2024 - No mercado, já há geladeiras que avisam quando os alimentos estão próximos da data de vencimento. E a tendência é que as informações sobre o estado de conservação deles seja aprimorada, evitando o desperdício.
O equipamento aprenderá com a rotina dos consumidores e também terá recursos que permitirão alta eficiência energética, de acordo com a Samsung.
Entre 2024 - 2027: A geladeira poderá orientar um padrão de consumo inteligente, com base no histórico de consumo do usuário, observando o que estragou, o que acabou antes da hora, fazendo uma gestão de estoque.
Para 2030 - a geladeira deve se tornar cada vez mais personalizada, ajudando o usuário a controlar a dieta e sugerindo receitas que respeitam as restrições alimentares dele.
Ela também identificará quais alimentos estão faltando e fará compras, codificando um pedido e enviando ao supermercado, que vai recebê-lo pela Interface de Programas de Aplicações, que é uma forma de comunicação entre duas máquinas.
Fornos
A partir de 2024: oferecimento de maior personalização no preparo dos alimentos, ajudando os consumidores a manter uma alimentação mais saudável.
Até 2030 - Eles vão oferecer ao usuário a qualidade de um bom restaurante, com mais eficiência e praticidade no preparo do alimento.
Lava-louças
A máquina funcionará, por controle de voz, e será mais cuidadosa na lavagem de louças que tiverem grande valor sentimental para seus donos, por exemplo, o que mostra sua personalização. A máquina também evoluirá em relação a redução do consumo de água.
Air Fryer
Existem diversas Air Fryers inteligentes com diversas finalidades. A expectativa agora gira em torno da Air Fryer autolimpante. Especialistas explicam que já há tecnologia para isso, com interação entre sensores proporcionadas pela inteligência artificial.
A questão é que o custo benefício não compensaria, já que elevaria muito o preço do produto. Por isso, pode ser uma realidade quando a tecnologia ficar mais barata despertando o interesse das fabricantes.
Liquidificador e mixer
2027: o liquidificador e o mixer devem se fundir em um só equipamento. Uma turbina na qual podem ser acoplados copos de diferentes tamanhos de acordo com a necessidade do usuário.
O usuário vai dizer a textura que deseja obter com a trituração dos alimentos e a própria ferramenta vai se ajustar para atingi-la.
Cafeteira
A partir de 2024: A IA poderá ser usada para criar bebidas personalizadas com diferentes sabores e ingredientes, baseados nos itens disponíveis na dispensa do usuário. A cafeteira poderia sugerir, por exemplo, um café com leite e especiarias.
Lavanderia
Máquina de lavar
Ela poderá detectar automaticamente o nível de sujeira da roupa para usar a quantidade certa de água e sabão.
Limpeza
Robô aspirador
2050 - as máquinas serão capazes até mesmo de dar feedback para usuários informando onde não consegue limpar, como está a higienização do imóvel, por exemplo.
Entretenimento
Televisão
2024: os usuários passarão a escolher os programas por meio da linguagem natural. O usuário pode falar, por exemplo, que tipo de filme busca e própria TV sugere a eles as opções que devem interessá-lo.
Além disso, pelo comando de voz, os pais poderão controlar o que os filhos podem ou não acessar, em uma linguagem muito mais natural entre homem e máquina.
2029-2034: como o tempo pode ser que a televisão como a sociedade conhece hoje deixe de existir. Ela pode ser substituída por óculos inteligentes que projetam uma cena virtual para que as pessoas assistam em suas casas virtuais no metaverso - um universo virtual semelhante à realidade, onde as pessoas são representadas por avatares que interagem entre si.
Videogame
A partir de 2024: A IA poderia ser usada para criar jogos personalizados com base nas habilidades e preferências do usuário. O videogame poderá gerar um nível de dificuldade personalizado para o usuário ou poderia sugerir um novo jogo com base no histórico dele.
Som
Um sistema de som com IA poderá recomendar músicas com base em seu gosto pessoal.
Home theater
A partir de 2024: A IA pode ser usada para gerar efeitos especiais personalizados ou para controlar o sistema de som com gestos.
Ambientes diversos
Ar-Condicionado
A partir de 2024: A inteligência artificial vai trazer cada vez mais possibilidades de se ter mais conforto consumindo menos energia. A máquina inteligente vai ajudar deixando de funcionar quando vê possibilidade, alterando a temperatura quando percebe oportunidade.
Fonte: Fabricantes e especialistas citados na reportagem
Comentários