Comexport amplia zona de atuação em complexo portuário de Vitória e Vila Velha
Novo contrato amplia área da Comexport em 16 mil m² e deve aumentar importação de veículos, máquinas e cargas especiais no complexo portuário capixaba
A Vports e a Comexport, apontada recentemente como maior empresa do Estado e uma das principais operadoras de comércio exterior do País, firmaram um novo contrato que amplia em 16 mil metros quadrados a área de atuação e armazenamento da companhia no complexo portuário de Vitória e Vila Velha.
Com a expansão, o porto capixaba deve receber mais de 200 mil veículos por ano, consolidando-se como a principal porta de entrada de automóveis importados no Brasil. Além dos veículos, a expectativa é de aumento nas operações de importação de máquinas, equipamentos e cargas especiais, que exigem estruturas específicas de movimentação.
O novo contrato é o 15º firmado pela Vports desde que a concessão portuária foi transferida à iniciativa privada, há três anos. Antes da privatização, o ritmo era de um contrato a cada quatro anos.
Em 2023, a Comexport havia se tornado a primeira empresa a operar um Terminal de Veículos (TEV) dentro do porto de Vitória. Os bons resultados da parceria inicial motivaram o novo investimento, que amplia a capacidade de atendimento aos setores automotivo e industrial.
“O contrato que viabilizou o Terminal de Veículos representou um avanço estratégico para a Comexport. Hoje temos, dentro do porto, um complexo logístico entre os mais avançados do mundo. Essa nova parceria reafirma nossa confiança no Estado, na Vports e na indústria automotiva brasileira”, destacou Alan Goldlust, presidente da Comexport.
Para o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, o acordo reflete a consolidação do porto como um polo de eficiência e inovação. “Investimentos de cerca de R$ 600 milhões, realizados em conjunto com parceiros nos últimos três anos, fortaleceram a vocação capixaba para a logística e o comércio exterior, especialmente no setor automotivo”, afirmou.
A Vports também celebra o reconhecimento recente como melhor empresa de serviços logísticos do Espírito Santo, de acordo com o anuário 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo, do IEL/Findes.
Além das novas parcerias, o complexo portuário registrou recorde de importações: entre janeiro e setembro de 2025, 3,8 milhões de toneladas desembarcaram no País pelo complexo portuário de Vitória, superando o volume de 2024.
“O crescimento na importação de máquinas e equipamentos é um dos destaques do ano, com alta de 49%. O novo contrato amplia ainda mais essas possibilidades”, completou Serrão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários