Com investimento de mais de R$ 100 milhões, Porto de Vitória receberá trens em 2026
Autoridade portuária irá investir em recuperação da pera ferroviária, na ampliação da capacidade estática para granéis sólidos e na infraestrutura
O Porto de Vitória voltará a receber trens a partir do pimeiro semestre de 2026. O anúncio foi feito pela Vports, autoridade portuária responsável pela administração dos terminais capixabas, que expôs que a infraestrutura é fruto de investimentos que ultrapassam os R$ 600 milhões e de 16 novos contratos firmados.
Além disso, a autoridade portuária junto a parceiros irá investir mais de R$ 100 milhões para viabilizar as operações ferroviárias no Cais de Capuaba, em Vila Velha, com projetos para recuperação da pera ferroviária, ampliação da capacidade estática para granéis sólidos, melhoria de infraestrutura e automoção.
Outras etapas importantes para o desenvolvimento do projeto que estão previstas para o próximo ano são a conclusão do processo de licenciamento ambiental da Barra do Riacho e a ampliação em 70 mil metros quadrados da área do porto destinada a contêineres, que contará com investimento de R$ 35 milhões.
Segundo o o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, 2026 será um ano de destaque para a empresa e irá favorecer atração de novas cargas e a abertura de outras rotas, como uma possível ligação entre o Espírito Santo e o Centro-Oeste, além de outros destinos.
“A preparação para início das operações ferroviárias somada à possibilidade de receber navios com porte bruto maior, de até 83 mil toneladas, ampliará as possibilidades de trabalhar granéis, como grãos e fertilizantes, esse último um dos grandes destaques de movimentação de 2025”, pontuou Serrão.
Buscando trazer mais eficiência e elevar a competitividade logística no Estado, o contrato firmado com a Multilift, com vigência de 17 anos, prêve a construção de uma moega ferroviária exclusiva para o descarregamento de ferro-gusa, que inclui uma parceria com a VLI. A estrutura permitirá a ampliação das opções do mercado e fortalecerá a imagem do Estado como um hub multimodal de referência no Brasil.
O diretor-presidente da Multilift, Rafael Fattorelli, acredita que a "celebração deste contrato de 17 anos nos trará ganhos de eficiência e produtividade na movimentação de cargas pelo Espírito Santo, representando um passo estratégico para elevar a competitividade logística do Estado".
Para Fábio Marchiori, CEO da VLI, a parceria é uma oportunidade de ofertar mais alternativas logísticas para os clientes.
“Reconhecemos o potencial capixaba e acreditamos que esses investimentos serão mais uma oportunidade de ampliar a conexão do litoral com o interior do país, por meio do transporte ferroviário, que é mais eficiente, sustentável e seguro. Oferecer mais alternativas logísticas para os clientes é o caminho para tornar a economia brasileira mais competitiva e gerar valor para o estado”, disse o CEO.
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