X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Com avanços na educação e gestão pública, ES sobe em ranking de competitividade

Resultados da classificação do Centro de Liderança Pública para o ano de 2024 foram divulgados nesta quarta-feira


Imagem ilustrativa da imagem Com avanços na educação e gestão pública, ES sobe em ranking de competitividade
Governador Renato Casagrande esteve no evento de apresentação dos resultados |  Foto: Giovani Pagotto / Governo do Estado

O Espírito Santo agora subiu quatro colocações e agora ocupa o 6º lugar no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Com o resultado divulgado nesta quarta-feira (21), o Estado foi o que mais ganhou posições entre os mais bem colocados da lista em relação a 2023.

“Estou feliz porque a gente cresceu quatro posições, já estando entre os dez estados mais competitivos do Brasil no ano passado. A gente avançou muito, mostrando que as nossas políticas públicas têm produzido resultados. Quando a gente gerencia bem o Estado na área fiscal é para que a gente possa retornar o dinheiro dos contribuintes em benefícios para a própria sociedade”, disse o governador Renato Casagrande, que participou do evento de apresentação em Brasília (DF).

Leia mais sobre Economia

Além do destaque alcançado pelo ganho de posições, o Espírito Santo também teve bom desempenho em outras bases de comparação. Na região sudeste, por exemplo, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo. No que se refere à Solidez Fiscal, o Espírito Santo alcançou a primeira colocação, um avanço comparado à vice-colocação de 2023.

Além disso, o Espírito Santo passou a figurar entre os dez mais bem colocados na categoria de Eficiência de Máquina Pública, ocupando a 9ª posição. Em 2023, o Estado esteve em 14º.

O Estado ainda ganhou posições nos pilares de Potencial de Mercado (21ª) e Capital Humano (10ª).

Esta é a 13ª edição do Ranking de Competitividade do CLP, que apresenta resultados baseados em dados de 27 estados, visando pautar a atuação de agentes públicos no aprimoramento da gestão de seus estados.

O resultado final foi baseado em 10 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: