Bancos, lojas e governo dão ajuda para 90 mil idosos limparem nome no ES
Bancos, governo e lojas dão descontos e condições especiais para quem tem mais de 60 quitar dívidas e voltar a ter crédito
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No Espírito Santo, 774.906 pessoas estão com registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Nesse universo, uma média de 12% é idoso, o que equivale a mais de 90 mil.
Preocupados com esse público, especialistas ouvidos pela reportagem apontam opções para quem tem mais de 60 anos e deseja limpar o nome em lojas, bancos e programa do governo federal (o Desenrola Brasil).
Além disso, o Procon-ES anuncia a implementação do “Procon Itinerante” ainda neste ano, visando oferecer a negociação de dívidas e outros serviços diretamente aos consumidores.
Para 2024, além dessas ações itinerantes, está planejado um mutirão de negociação de dívidas voltado para os idosos no mês de março, em celebração ao Dia Internacional do Consumidor.
O órgão conta com um setor especializado em negociação de dívidas em sua sede, no centro de Vitória (www.agenda.es.gov.br), e no Faça Fácil Cariacica (www.facafacil.es.gov.br), com agendamento on-line para atendimentos.
Glenda Amaral, que é presidente da Uniglória e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha, disse que essa é uma ótima data para limpar o nome e garantir as compras de fim de ano, buscando promoções e parcelamentos que cabem no bolso. “Quem está endividado, incluindo os idosos, deve procurar os lojistas e negociar as melhores condições de pagamento”.
Vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin destaca que percentualmente são os jovens e pessoas com menos de 60 anos que lideram a lista dos endividados.
Entretanto, ele ressalta que há idosos endividados e, mesmo enfrentando dificuldades, buscam alternativas para limpar o nome.
Ao falar sobre o perfil dos endividados, ele frisa que cerca de 80% são de dívidas de cartão de crédito.
Janio Araújo, coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados no Estado, revela que muitos idosos sacrificam o benefício para ajudar filhos e netos, abrindo mão de remédios, planos de saúde e lazer. Sua dica é que eles tentem negociar as dívidas, com perdão de juros.
Algumas opções de negociar (condições incluem idosos)
Banestes
O Feirão Zera Dívida Banestes acontece até o dia 28 deste mês. No público-alvo, pessoas físicas com dívidas no valor de até R$ 500 mil ou pessoas jurídicas com dívidas de até R$ 1 milhão, com débitos judicializados ou não. Em ambos os casos, o atraso deve ser superior a 60 dias. Podem ser renegociados todos os produtos em atraso, exceto crédito imobiliário e Pronampe.
Benefícios: condições diferenciadas de negociação, como até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de opções de parcelamento em até 120 meses.
Como renegociar: o cliente deve buscar atendimento em qualquer agência ou enviar uma proposta via site oficial, no endereço: www.banestes.com.br\zeradivida.
Banco do Brasil
Oferece alternativa para solução de dívidas em seus diversos canais de atendimento. Além disso, participa do Desenrola Brasil, oferecendo condições diferenciadas para renegociação à vista e a prazo.
No âmbito do Faixa 1, os clientes têm descontos especiais que chegam a até 99% para pagamento à vista e também podem financiar suas dívidas a prazo com até 60 meses para pagar, sem entrada e com taxa de até 1,99% ao mês.
No âmbito do Faixa 2, o Banco do Brasil disponibiliza, além de descontos especiais, parcelamento em até 120 meses, com taxas diferenciadas. Essas condições foram estendidas para todos os clientes do BB.
Sobre condições especiais para idosos, o banco reforçou que o Faixa 1 do Desenrola Brasil tem como público-alvo a população de baixa renda (de até 2 salários mínimos) ou inscritas no CadÚnico, incluindo o público com mais de 60 anos.
Mas a instituição garante que vem sendo protagonista em limpar o nome dos brasileiros, ofertando condições especiais para todos os clientes que queiram renegociar suas dívidas. Essas condições são válidas até 31 deste mês e podem ser acessadas nos seguintes canais:
Portal do Desenrola Brasil: desenrola.gov.br, com acesso nível Ouro ou Prata no gov.br
Whatsapp BB (61) 4004-0001: envie a mensagem #renegocie.
Aplicativo BB: opção Desenrola BB ou Solução de Dívidas no menu principal.
Internet banking: opção Solução de Dívidas no menu lateral.
Pela Internet no endereço https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/solucao-de-dividas#/ ou atendimento presencial nas agências.
Bradesco
Os clientes podem usar a estrutura de autosserviço através dos Canais Digitais (Mobile, IB, Fone Fácil e ATM), do Portal de Renegociação (banco.bradesco/dividas) e rede de agências. As condições variam de acordo com o perfil de cada dívida.
Caixa
Disponibiliza a ação Tudo em Dia Caixa, que oferece, para clientes em atraso, condições especiais para negociação de créditos comerciais à vista com até 90% de desconto ou em até 120 vezes, com entrada mínima de 10%. Os créditos habitacionais em atraso também contam com alternativas especiais para negociação, como incorporação e pausa.
Os clientes podem negociar ou acessar mais informações no site www.caixa.gov.br/desenrola, APP Cartões Caixa , APP Habitação Caixa e pelos telefones 4004 0 104 (capitais) ou 0800 104 0 104 (demais cidades). As condições estão disponíveis conforme contrato e do cliente.
Programa Desenrola Brasil: a Caixa é parceira do governo federal no Desenrola Brasil.
Itaú Unibanco
Aderiu e apoia o Desenrola Brasil e garante que está concedendo melhores condições para clientes elegíveis através da Plataforma do programa.
Ampliou o horário de atendimento para quem deseja aderir ao Programa Desenrola – Faixa 2: das 7 às 24h, diariamente, no Whatsapp 11 4004 1144, pelo site https://renegociacao.itau.com.br/ e pelo aplicativo.
O banco oferece descontos atrativos e condições especiais para a renegociação no Desenrola, de acordo com o perfil da dívida e das condições de pagamento.
Os clientes interessados em renegociar as dívidas dentro do programa devem buscar informações diretamente nos canais oficiais do governo federal ou do Itaú, incluindo as centrais de atendimento e agências.
Lojas e operadoras de cartões
A orientação é que as pessoas procurem os lojistas e a operadoras de cartões de crédito para renegociar, buscando perdão nos juros e até em parte das dívidas. Cada caso é analisado de forma individual.
Fonte: Instituições financeiras citadas e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
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