Bancos fazem mutirão para limpar nome com até 99% de desconto no ES
Serão mais de 160 instituições financeiras negociando dívidas com taxas reduzidas e condições especiais de parcelamento
 
	Instituições financeiras vinculadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) farão um grande mutirão de negociação de dívidas bancárias a partir de amanhã. São mais de 160 bancos participantes e os descontos são de até 99%, como o caso do Itaú.
Os interessados poderão desfrutar de condições especiais de parcelamento, com desconto no valor total do débito ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.
O Estado tem 1.340.685 inadimplentes, segundo os dados mais recentes do Mapa da Inadimplência da Serasa, e 42,67% das dívidas desses inadimplentes são de bancos/cartões e financeiras.
O mutirão vai permitir negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia nem estejam prescritas.
Segundo a federação, mais de 160 instituições vão participar da ação, que também contará com o apoio do Banco Central, a da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.
“O mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem desde 2019. Além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, afirmou Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br. Para acessá-lo, no entanto, será necessário ter conta nível prata ou ouro. A empresa possui até 10 dias para analisar e responder à solicitação.
Caso seja necessário, é possível solicitar apoio presencial aos Procons durante o mutirão para negociar diretamente nos canais digitais dos bancos. No entanto, para as pessoas superendividadas o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento, informou a Febraban.
Para verificar se há dívidas em aberto, os consumidores devem acessar o relatório chamado Registrato, atualizado pelo Banco Central.
Mutirão da Febraban
A partir de amanhã, o interessado poderá procurar o canal digital de seu banco ou se cadastrar no portal consumidor.gov.br. Neste último caso, será preciso fazer o login com a conta Gov.br, selecionar a instituição com a qual deseja negociar e seguir as orientações. Depois, a empresa terá até dez dias para analisar e responder à solicitação.
Como saber se há dívidas em atraso?
Basta acessar o Registrato — relatório mantido pelo Banco Central (BC) no site bcb.gov.br/meubc/registrato.
Nele, é possível consultar informações sobre os empréstimos e os financiamentos em seu nome, a lista dos bancos e das financeiras onde você tem conta ou outro tipo de relacionamento, as suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros meios, e as dívidas em seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin Federal).
Que dívidas podem ser negociadas?
Será possível negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito em atraso e não prescritas.
Que dívidas ficarão de fora?
Vale reforçar que as dívidas a serem negociadas não poderão ter bens em garantias, por isso, financiamentos de veículos, motos e imóveis não entrarão no mutirão.
Pode negociar mais de uma dívida ao mesmo tempo?
Sim, será possível. Mas será necessário abrir uma negociação com cada empresa para a qual o consumidor deve.
Alguns bancos participantes
Banco Alfa
Banco do Brasil
Banco Carrefour
Banco BMG
Banco BRB - Banco de Brasília
Banco BV
Banco Daycoval
Banco Digi+
Banco Inter
Banco Mercantil
Banco do Nordeste
Banco Original
Banco Pan
Banco Votorantim
Banestes
Banrisul
Bradesco
BTG Pactual
Caixa Econômica Federal
Citi Brasil
C6Bank
Itaú
Nubank
Picpay
Safra
Santander
Santander Financiamentos
Sicoob
Sicredi
Will Bank
Outros mutirões
Procon-ES: em parceria com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, realiza até hoje na sede do Procon, um mutirão para oferecer condições mais flexíveis aos consumidores com débitos em aberto com a concessionária. Consumidores terão a oportunidade de regularizar suas pendências com condições facilitadas, como parcelamento em até 24 vezes, isenção de taxas de negociação, juros e correções, além de entrada reduzida nos casos de reparcelamento.
Procon de Cariacica: o Feirão Limpa Nome, que vai oferecer até 100% de desconto em juros e multas. Os atendimentos serão nos dias 2 e 22 de dezembro, das 9h às 17h, no Matrix Music Hall, em Rio Branco.
Procon da Serra: edição do projeto Procon Serra nos Bairros hoje, levando serviços de defesa do consumidor para Valparaíso. O atendimento acontecerá das 13h às 17h, na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola.
Procon de Vitória: realizará, entre 10 e 14 de novembro, das 9h às 17h, o 4º Negocia Vix - Mutirão de Negociação de Dívidas, na Casa do Cidadão, em Maruípe. Estarão presentes instituições financeiras, lojas e concessionárias públicas.
Vila Velha: A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha vai realizar, nos dias 5, 6 e 7 de novembro (de quarta a sexta-feira), o evento Natal Azul, que é mutirão de negociação de dívidas e feirão de empregos. Os atendimentos acontecerão no período das 9h às 16h, no espaço situado na entrada do Acesso “D” do Boulevard Shopping, em Itaparica.
Fonte: Febraban, Procon-ES e prefeituras.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
											
                                            
Comentários