Autorização para a primeira zona franca do ES nesta quinta-feira
Criação da ZPE irá trazer impacto no desenvolvimento socioeconômico de 22 municípios das microrregiões de Linhares, São Mateus, Vitória e Colatina
Escute essa reportagem
A primeira zona franca privada do Brasil está próxima de ser oficializada pelo governo brasileiro. É o que afirma o Ministério da Casa Civil, em contato com a reportagem de A Tribuna.
A previsão é que o decreto que cria a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, no norte do Estado, seja publicado nesta quinta-feira (19), tendo portanto sido assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O espaço, de cerca de 50 hectares, será construído pela Imetame, servindo como um posto para mercadorias destinadas a importação e exportação, além de outros trâmites aduaneiros.
Empresas já planejam se instalar no local. É o caso de uma indústria para beneficiamento de rochas ornamentais e de revestimento, que já possui projeto desenvolvido para o espaço.
O prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho, afirmou à reportagem nesta semana que uma termoelétrica do Rio Grande do Sul também está em negociação para se instalar na zona alfandegária.
A criação da ZPE no município irá trazer impacto no desenvolvimento socioeconômico de 22 municípios das microrregiões de Linhares, São Mateus, Vitória e Colatina, com uma população total de 2,5 milhões de habitantes, 61% do total do Espírito Santo.
Linhares ainda figura entre os municípios incluídos na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que conta com cidades de Minas Gerais.
Assista e saiba mais:
Comentários