Atividade na aposentadoria: de venda de curso a ir a lojas provar produtos
Pesquisa aponta que 23,5% dos aposentados planejam trabalhar mesmo após a aposentadoria
Escute essa reportagem
Há diversos tipos de aplicativos disponíveis que permitem ao usuário ter uma renda extra. São opções mais tradicionais, como a venda de cursos sobre assuntos que o usuário domina, e até mais curiosas, como realizar missões, indo a estabelecimentos e avaliando produtos e serviços.
O aplicativo Udemy, por exemplo, permite ao usuário gravar e disponibilizar cursos e receber por isso a cada inscrição paga. Já o OpiniON coloca o usuário para realizar missões virtuais e presenciais, como ir a um estabelecimento e dar sua opinião sobre um produto ou serviço.
Mas, nesse universo de possibilidades, como escolher o que fazer? O consultor empresarial Sidcley Gabriel explicou que, para os aposentados saberem por onde começar, é necessário ter clareza de suas habilidades com a tecnologia e do quanto se sente confortável com a ferramenta utilizada.
Na visão dele, escolher algo que gosta de fazer é fundamental para um bom desempenho e para que a atividade se torne prazerosa. Além disso, destacou alguns questionamentos importantes a serem feitos a si mesmo.
Um deles é: essa atividade está alinhada comigo ou irá prejudicar a minha saúde e me trazer limitações? E outro: essa atividade me proporcionará prazer e permitirá que continue tendo tempo para cuidar da minha saúde e lazer?
O consultor empresarial Kleber Alves destacou que uma boa alternativa é aproveitar as habilidades adquiridas ao longo da vida profissional. “Atividades como consultoria, aulas particulares e pequenos negócios baseados em hobbies são opções viáveis e que podem ser iniciadas com baixo investimento”.
Outra dica importante é estar sempre aberto a aprender e se adaptar. Investir em novos conhecimentos, seja por meio de cursos ou atualizações, pode aumentar as chances de sucesso em novas empreitadas, segundo ele.
“É possível garantir uma renda complementar, de forma segura e satisfatória, sem deixar de aproveitar a aposentadoria”, ressaltou.
De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 23,5% dos aposentados planejam trabalhar em casa ou fora dela, mesmo após a aposentadoria.
Saiba mais
1- Fotografia
Uma das formas de ter uma renda extra trabalhando por aplicativos é vender imagens que são produzidas com o próprio smartphone (Android) ou pelo iPhone (iOS).
Existem aplicativos que armazenam essas imagens e disponibilizam para a venda por um preço já previamente combinado com a plataforma. Um exemplo é o Foap. Com um sistema de gerenciamento, o usuário consegue acompanhar quantas fotos foram vendidas.
2- Cuidado com pets
O aplicativo DogHero reune “heróis” que oferecem serviços para pets, com suporte da plataforma. São eles: hospedagem de animais em casa enquanto os tutores viajam, creche durante a semana e o serviço de ir até a casa dos tutores para cuidar do animal enquanto eles viajam.
3- Desapego
O aplicativo Enjoei possibilita ao usuário montar uma loja virtual, para vender produtos. O cadastro é gratuito. A partir da venda, o usuário paga uma comissão de 18%, mais uma tarifa fixa, de acordo com o valor do produto.
4- Freelas
O marketplace de serviços e tarefas Bikoo conecta freelancers a clientes. Entre as atividades estão: marketing digital, edição de vídeos, aulas. O aplicativo fica com uma comissão e está disponível para Android e IOS.
O aplicativo UpWork faz uma ponte entre freelancers e projetos em diversas áreas, como programação, consultoria, redação, design gráfico, entre outras. Profissionais do mundo todo buscam trabalho remoto por meio da plataforma.
5- Aluguel de imóvelOutra forma de ter renda extra é alugando imóvel ou parte dele. Um dos aplicativos que faz a conexão entre quem deseja alugar e quem procura um lugar para ficar é o Airbnb. O aplicativo oferece garantias e cobra taxa dos anfitriões.
6- Cursos
Os instrutores oferecem aulas por meio da plataforma, ensinando à sua maneira. O instrutor recebe dinheiro a cada inscrição paga. Para aqueles que vão começar, é solicitado um vídeo teste, e há uma equipe de Suporte ao Instrutor para auxiliar tirando dúvidas. Exemplo: Udemy.
7- Visualização de vídeos
A rede social Kwai, concorrente do Tik Tok, disponibiliza vídeos curtos e traz possibilidades de ganhos financeiros para os usuários. É possível ganhar dinheiro convidando amigos para criar uma conta na plataforma, visualizando vídeos de outros perfis, fazendo lives e completando missões. O pagamento pode ser feito por pix.
8- Repondendo pesquisa
A plataforma interativa Toluna permite ao usuário dar a sua opinião, respondendo pesquisas de mercado sobre marcas que utiliza e ganhando dinheiro para isso. A partir do cadastro, o usuário já pode começar a acumular pontos, que podem ser trocados por dinheiro. Os pagamentos são feitos via PayPal.
9- Testar jogos e aplicativos
O aplicativo recompensa os usuários por testarem jogos e novos aplicativos. Após baixá-los e utilizá-los, eles acumulam pontos, que podem ser convertidos em dinheiro via PayPal ou cartão presente em lojas parceiras. Exemplo: AppKarma.
10- Loja virtual
Diversos aplicativos oferecem ao usuário a oportunidade de criar sua própria loja virtual dentro da plataforma. Alguns deles integrando opções que vão desde o pagamento à logística. Exemplo: Nuvemshop, Whatsapp.
11- Missões
O usuário realiza missões virtuais e presenciais, como ir até um estabelecimento e dar sua opinião sobre ele, responder questionário sobre programação ao vivo da TV, contar sua percepção sobre algum produto, ir a um local para tirar foto da fachada e fazer perguntas a um atendente. Exemplo: OpiniON.
12- TransporteOutra forma de ter uma renda extra é oferecendo o serviço de transporte acionado por aplicativos como 99, Uber e InDrive.
De acordo com o Detran-ES, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece validade de habilitação reduzida de acordo com as idades do condutor. Além disso, ressaltou que os médicos peritos do departamento avaliam a capacidade física, motora e mental do condutor para liberar ou não a renovação da habilitação.
Comentários