X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aracruz desbanca a Grande Vitória na geração de empregos

Município do Norte do Estado liderou ranking de empregabilidade e criou o dobro de vagas que a capital Vitória no mês de outubro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aracruz desbanca a Grande Vitória na geração de empregos
Carteiras de trabalho: número de vagas abertas de emprego no Estado superaram as demissões no mês de outubro, como destaque para o comércio |  Foto: - Divulgação

O Espírito Santo criou 4.296 novas vagas com carteira assinada em outubro, sendo o número a diferença entre as oportunidades que foram abertas e as demissões. Desse total, Aracruz, no Norte do Estado, foi o grande destaque na criação de empregos em outubro, com 1.209 novos postos de trabalho.

A indústria da cidade foi responsável por 1.021 contratações, o que corresponde a 84,4% das vagas geradas no município e a 23,8% no Estado durante o mês.

Com isso, Aracruz desbancou os municípios da Grande Vitória e teve o dobro de empregos de Vitória. A capital é a segunda no ranking, com 593 novos empregos com carteira assinada. Outro município de fora da região metropolitana que se destacou foi Itapemirim, tendo mais 537 empregos.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em todo o Estado, os setores que lideram as contratações são comércio (1.851), indústria (1.484) e serviços (1.193). Já os de construção civil e de agropecuária apresentaram saldos negativos, respectivamente, 67 e 167, ou seja, tiveram mais desligamentos que admissões. No mês, houve 28% de aumento nas vagas geradas em relação ao mesmo período do ano passado.

A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que os meses seguintes, de novembro e dezembro, são os mais importantes para o comércio varejista, devido a datas que movimentam fortemente o setor no período, como a Black Friday e o Natal.

No comércio varejista em outubro, os segmentos que mais contrataram foram supermercados (246 profissionais), artigos do vestuário e acessórios (166), produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes (141), produtos farmacêuticos sem manipulação (123) e calçados e artigos de viagem (92).

“Esse segmento desempenha um papel central nas contratações nos meses finais do ano, criando inúmeras oportunidades de emprego, incluindo vagas temporárias, para atender de maneira eficiente à alta demanda durante o período de maior movimentação do ano”, ressaltou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: