X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Escândalo na Previdência: INSS é investigado sobre fraudes em empréstimos

Só no ES, mais de 4 mil consumidores se queixaram desde 2024 por dinheiro não solicitado, e a Federal apura se há elo com descontos indevidos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escândalo na Previdência: INSS é investigado sobre fraudes em empréstimos
Dinheiro na mão: alerta para golpes com falsas promessas de ressarcimento antecipado dos descontos indevidos. |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A liberação de empréstimos consignados — com desconto direto na folha de pagamento — levou mais de 4 mil consumidores a registrarem queixas apenas no Espírito Santo desde o início de 2024.

A situação pode estar relacionada ao escândalo da chamada “Farra dos Descontos” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que está sob investigação da Polícia Federal (PF).

A instituição apura um possível elo entre as cobranças indevidas feitas por associações e a contratação de empréstimos sem autorização dos beneficiários. A estimativa é que, somente em 2023, cerca de R$ 90 bilhões tenham sido liberados nesse tipo de crédito — muitos deles sem o consentimento dos aposentados e pensionistas.

De acordo com o Procon-ES, foram registradas 4.012 reclamações relacionadas a crédito consignado, envolvendo cobranças por serviços, produtos não contratados, não reconhecidos ou não solicitados.

Em 2023, foram 3.111 reclamações, e, até o momento, em 2024, já somam 901.A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, orienta os consumidores — especialmente aposentados e pensionistas — a acompanharem os descontos em seus benefícios.

“Caso identifiquem cobranças indevidas, é fundamental registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência e procurar o Procon-ES, que está disponível para prestar esclarecimentos e auxiliar nas reclamações”, alertou Letícia.

Ela também chamou a atenção para golpes com falsas promessas de ressarcimento antecipado.

“Ainda não há definição oficial sobre como e quando os valores descontados indevidamente serão devolvidos. Por isso, é importante não clicar em links suspeitos, a fim de evitar o roubo de dados e prejuízos financeiros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (27) 3134-8499”, acrescentou.

A advogada Kamilla Ramiro, especialista em Direito Previdenciário, reforça a importância de controle financeiro por parte dos aposentados e pensionistas.

“É fundamental saber quantos empréstimos foram feitos e quanto está sendo descontado. Se encontrar alguma inconsistência, procure um advogado”, aconselhou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: